PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

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Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO Orientador: Prof. Dr. Francisco Antonio Pereira Fialho Nair Lobo Pacheco Florianópolis, 15 de junho de 2001.

A PRÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA SOB O ENFOQUE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-PR

1. Justificativa “Como o passado é apenas preparatório e o presente apenas um ponto de partida,é o futuro que deve ser o alvo de nossos pensamentos e de nossa energia” HOCK

1. Justificativa “[...] é o amor que dá origem à sociedade; a sociedade existe porque existe o amor e não ao contrário, como convencionalmente se acredita” BOFF

1. Justificativa “”o que é especialmente humano no amor não é o amor, mas o que fazemos no amor enquanto humanos ..; é a nossa maneira particular de viver juntos como seres sociais na linguagem . ..; sem amor nós não somos seres sociais” MATURANA

“Sentir é a forma mais sábia do saber”

Problema O abraço de amor do universo Frida Kahlo(1949)

Qual a imagem mental dos alunos de Engenharia do Cefet-Pr sobre as questões ambientais, que possa nortear a construção de uma nova proposta pedagógica na disciplina de Ciências do Ambiente e que favoreça uma aprendizagem crítica?

Objetivo Geral Apresentar subsídios para melhor adaptar o conteúdo de Biologia na disciplina de Ciências do Ambiente nas diversas áreas do curso de Engenharia do CEFET-Pr.

Objetivo Específicos 1. Inteirar-se das necessidades de conteúdos para cada área específica da engenharia, 2. Aplicar técnicas metodológicas associadas à Educação Ambiental, 3. Confeccionar material didático apropriado e específico.

Hipótese Geral Os fatores relevantes geradores da conscientização ambiental dos alunos do curso de Engenharia do Cefet-Pr de Curitiba são identificáveis.

Fundamentação Conhecendo o Meio Ambiente Cognição Ambiental Aprendendo sobre o Meio Ambiente Educação Ambiental Compartilhando o Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável

2. Conhecendo o Meio Ambiente Cognição Ambiental GAIA

Meio Ambiente “Deve abranger aspectos sociais,culturais, bem como os físicos e biológicos. Os aspectos físicos e biológicos constituem a base natural do ambiente humano, e as dimensões sócio cultural e econômica definem as linhas de ênfase e os instrumentos técnicos e conceituais que habilitam o homem a compreender e usar os recursos naturais para as suas propriedades.” DIAS

Meio Ambiente “No ambiente coexistem uma infinidade de seres, cada um com seus sistemas complexos, tecendo a teia da vida”. CAPRA

Meio Ambiente “[. . .] os sistemas vivos são máquinas autopoiéticas: transformam a matéria neles mesmos, de maneiras tal que seu produto é sua própria organização” MATURANA e VARELA

Meio Ambiente CEFET-PR “O novo modelo permite as escolas técnicas profissionalizantes uma ampliação de horizontes para os docentes e profissionais que atuam no ensino técnico com novas possibilidades de prestação de serviço à comunidade” MILITÃO

Meio Ambiente CEFET-PR “A educação tecnológica, em um sentido mais amplo, é uma aprendizagem constante, necessária à compreensão das bases técnicas e das inovações tecnológicas enquanto elemento indispensável para contribuir em prol de desenvolvimento econômico e social do país” BASTOS

Meio Ambiente CEFET-PR 2.1. O cenário da Educação Tecnológica 2.2. Educação Trabalho e Desenvolvimento 2.3. Modificações históricas 2.4. As interferências históricas

3. Aprendendo sobre o meio ambiente ZEUS Educação Ambiental

Educação Ambiental “Produzir conhecimentos de forma a disseminar e implementar novos conceitos que resultem em uma melhor distribuição de poder e bem estar, uma melhora na saúde das pessoas, e uma maior compatibilidade com o espírito humano e a biosfera” HOCK

Educação Ambiental Informação Conhecimento Compreensão Sabedoria HOCK

Educação Ambiental compreensão dos primeiros do mundo contemporâneo, proporcionando-lhe conhecimentos técnicos e as qualidades necessárias para desempenhar uma função produtiva,com vistas a melhorar a vida e proteger o meio ambiente, prestando a devida atenção aos valores éticos” DIAS “devidamente entendida deve preparar o indivíduo mediante a

OBJETIVOS DA EA Conscientização Conhecimento Comportamento Habilidades Participação

PRINCÍPIOS DA EA Considerar o meio ambiente em sua totalidade. Aplicar enfoque interdisciplinar. Concentrar-se nas condições ambientais atuais. Insistir na cooperação. Ajudar nas descobertas dos problemas ambientais. Desenvolver senso crítico. Utilizar a comunicação.

Moraes:“Depende muito do desempenho pessoal” 3.1.Visão Interdisciplinar Conferência de Tbilisi: “Possibilidades de participação ativa e responsabilidade” O’Riordan: “Identificação, definição, interpretação, análise e resolução de problemas ambientais” Moraes:“Depende muito do desempenho pessoal” Dias: “Compromisso de ação, orientado por comportamentos adequados, em busca de melhoria e elevação da qualidade de vida”

Educação Ambiental 3.2. Qualidade de Vida 3.3. A manipulação da Natureza pelo Homem 3.4. A Biodiversidade frente a sua valorização (Lèveque/Boff) 3.5. Terra- Planeta Água 3.6. Fantasiando o futuro

4. Compartilhando o Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável APOLO Desenvolvimento Sustentável

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 4.1. Desenvolvimento decorrente da necessidade e inovar. 4.2. Por que inovar? 4.3. O impacto sobre os sistemas vivos. 4.4. Concepção

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Nosso futuro Comum: “atende às necessidades do presente sem comprometer as das gerações futuras” Cavalcanti: “obediência às leis da natureza” Rampazzo: “cada país sobrevive e prospera desconsiderando os impactos” Valle: “necessidades e limitação” RESPONSABILIDADE

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Almeida: “novo projeto de sociedade” Müller: “é não exceder o limite” Sachs:”satisfação, solidariedade, participação, preservação, sistema social, programas de educação”

4.5. Propondo Soluções Capra: “mudanças no sistema de valores” Alicerces da Teia da Vida Meio Ambiente Tecnologia Humanização Desenvolvimento Sustentabilidade Ética Biodiversidade Educação Ambiental

5. Educação Ambiental no CEFET-PR 5.1 O pensamento Interdisciplinar/1991 5.2. Os grandes marcos da EA

5.1. O Pensamento Interdisciplinar DACEX DAESO DAQBI DAQBI DAMAT DAFIS DAELN DACOC DAFIN DADIN DAMEC DAECA DAELT

5.2. Os grandes marcos da EA no CEFET-PR Treinamento de Professores-Embrapa/1991 Semana de Química, Biologia e Meio Ambiente/1992 Divulgação do Projeto em Eventos Projeto em Programas de Saúde/1993 Laboratórios de Ciências do Ambiente e Biologia/1993.

5.2. Os grandes marcos da EA no CEFET-PR Material Didático/1993 Produção de Filme Técnico e Didático/1993 Destaque do Trabalho de EA - Expotec/1995 Programa de Sensibilização para uma Escola Melhor – PROSEM/1998 Projeto nas Empresas/1998  Curso de Gerenciamento Ambiental para Pequenas e Médias Empresas/2000

Tecnologia em Química Ambiental & Mercado Iniciação Científica 1. Monitoramento da água do rio Belém – Iguaçú. (análise de DBO, nitratos, nitritos, fosfatos e outros) 2. Análise de metais em solo de ferro velho e sua lixiviação. 3. Determinação de nitratos por coluna de cádmio. 4. Estágios Tecpar, Renault e IAP  

Laboratório de Ciências do Ambiente

Projeto nas Empresas

Projeto nas Empresas

Curso de Gerenciamento Ambiental

METODOLOGIA Mapas cognitivos / 2 Etapas Etapa 1: Imagem Emocional Etapa 2: Imagem Cognitiva

Resultado/Gênero

Resultado/Escolaridade

Resultado/Idade

Resultado/Profissão 1ª Etapa

Resultado/Profissão 2ª Etapa

Qualidade de Vida (Saúde) Resultados Obtidos  Qualidade de Vida (Saúde) Belo Verdadeiro Bom

ConservaçãoPreservação Resultados Obtidos  Verdadeiro Belo Bom Verdadeiro, Belo e Bom Ambiente Geográfico Devoção Ética Qualidade de Vida Recursos Naturais Ecologia / Biodiversidade Poluição Ambiental Estética ConservaçãoPreservação Gestão Ambiental Educação / Cultura Economia

Resultado/Categoria

Sensibilização & Conscientização Conclusão  Sensibilização & Conscientização   É possível dar ênfase a Educação Ambiental no ensino de Biologia nos cursos de Engenharia. Minimizar a tendência de conhecimento racional do meio ambiente. Propiciar a prática de dinâmicas que o conduza ao “aprender a sentir”.

CEFET-PR Cursos de Engenharia Ciências do Ambiente Meio Ambiente Belo Tecnologia Humanização CEFET-PR Cursos de Engenharia Ciências do Ambiente Desenvolvimento Sustentabilidade Ética Biodiversidade Educação Ambiental

“Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará uma máquina indestrutível, mas não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento; um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é BELO, do que é moralmente correto.” (Albert Einstein) É necessário que adquira um sentimento; um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é BELO, do que é moralmente correto.” (Albert Einstein) “Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará uma máquina indestrutível, mas não uma personalidade.