Passados 60 (sessenta) dias de nossa gestão, a frente da Diretoria

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Transcrição da apresentação:

Passados 60 (sessenta) dias de nossa gestão, a frente da Diretoria A Todos (as) os (as) Profissionais da Educação da Diretoria Regional de Educação Itaquera Passados 60 (sessenta) dias de nossa gestão, a frente da Diretoria Regional de Educação Itaquera, temos a certeza do nosso compromisso com as metas estabelecidas por SME, consolidadas no Programa de Governo Um Tempo Novo Para São Paulo que, em 2012, foi escolhido nas urnas pela maioria da população paulistana e que destacamos: Programa Educação Integral - Mais Educação; Retomada da Rede CEU; Educação Infantil; Alfabetização na Idade Certa; Interação Família-Escola; Rever os Ciclos de Aprendizagem; Realizar Reorientação Curricular; Valorização e Formação dos Profissionais da Educação; Gestão Democrática; Educação Especial; Rede de Proteção Social; Educação Indígena e Educação Digital.. Ressaltamos a importância de organizar o Projeto Político Pedagógico da Diretoria Regional de Educação - DRE IQ com foco numa gestão democrática e participativa, formação permanente e qualidade social da Educação/ Direito a aprendizagem. Nosso pedido a todos (as) os (as) Profissionais de Educação de nossas Unidades Educacionais que, nos horários coletivos da semana de 01 a 05 de abril de 2013, discutam as demandas formativas para garantia da melhoria da qualidade da Educação e as necessidades da Unidade. Agendaremos uma reunião na qual um representante de cada Unidade Educacional e o Coordenador Pedagógico estarão conosco debatendo sobre os resultados das discussões. Aproveitamos também para informarmos que a partir do mês de abril iniciaremos nossas visitas às Unidades Educacionais. Valter de Almeida Costa Diretor Regional de Educação Diretoria Regional de Educação Itaquera

Objetivo do Encontro Levantamento das necessidades formativas e de outras demandas das unidades para construção do Projeto Político Pedagógico da DRE

PAUTA Escola pública de qualidade Discussão em grupo e socialização Avaliação

Envolvidos CEI, EMEI, EMEF, CIEJA e Gestão/CEUs

De quem estamos falando Bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos Professores, Diretores, Supervisores, Coordenadores Pedagógicos, Equipes dos CEUS, ATE’s, Agentes Escolares e de Apoio, Equipes da DRE

O que significa participar ? Fazer parte tomar parte ter parte - Constitui um direito das pessoas. Criação de fluxos de comunicação e decisão. - Pode resolver conflitos mas também pode gerá-los.

PARTICIPAÇÃO: PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO. PARTICIPAÇÃO É UNIVERSAL. PARTICIPAÇÃO ATIVA

PRINCÍPIOS DA PARTICIPAÇÃO NECESSIDADE HUMANA; DIREITO; DESCENTRALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PODER; APROPRIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO; É APRENDIDA E APERFEIÇOADA; PODE SER PROVOCADA E ORGANIZADA; REQUER MEIOS DE EXPRESSÃO E TROCA; APROVEITAMENTO DA DIVERSIDADE DE CARISMAS; PODE RESOLVER OU GERAR CONFLITOS; INSTRUMENTO DE REFORÇO DOS CANAIS DEMOCRÁTICOS.

Função Social da Escola A escola tem um papel muito importante no pensar e construir uma sociedade mais justa. Compreender o currículo numa perspectiva progressista e emancipadora e portanto transformadora da sociedade. Garantir o direito de todos à aprendizagem, cumprindo sua função sociopolítica e pedagógica. Exercer nosso papel social como sujeitos desta história, contribuindo para a construção de uma cultura inclusiva que exige novas formas de pensar, intervir e produzir conhecimentos, promovendo a aprendizagem a todos os sujeitos envolvidos.

Abordagem Metodológica Dialogicidade: o diálogo é a atividade pedagógica por excelência; a ação dialógica se faz presente na investigação temática, na tematização da prática, na problematização, sistematização e apreensão crítica da realidade. Ação-reflexão-ação: a reflexão sobre a prática como elemento transformador do cotidiano educativo. Busca superar práticas descontextualizadas, para atribuir sentido e significado na construção do conhecimento. Trabalho Coletivo: a organização e efetivação do trabalho se dá a partir da tomada de decisões e ações realizadas pelos vários segmentos de cada unidade. Interdisciplinaridade: parte do princípio que os projetos das unidades se articulem com todas as áreas de conhecimento.

A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate, a análise da realidade, não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.” “Como aprender a discutir e a debater com uma educação que se impõe? Ditamos idéias. Não trocamos idéias. Discursamos aulas. Não debatemos ou discutimos temas. Trabalhamos sobre o educando. Não trabalhamos com ele. Impomos-lhe

uma ordem a que ele não adere, mas se acomoda  uma ordem a que ele não adere, mas se acomoda. Não lhe proporcionamos meios para o pensar autêntico, porque, recebendo as fórmulas que lhe damos, simplesmente as guarda. Não as incorpora, porque a incorporação é o resultado de busca de algo que exige, de quem o tenta, esforço de recriação e de procura. Exige reinvenção.” FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio, Paz e Terra, 1978, 8. ed., p. 96-7.

Grupos de Trabalho Em grupos CEI, EMEI, EMEF Compartilhar quais foram as demandas formativas para garantir a melhoria de qualidade da Educação e as necessidades da Unidade. Registrar pontos comuns e especificidades: Socializar a discussão

Leitura compartilhada simplesmente a ele me adaptar, mas “Daí, então, que a nossa presença no mundo, implicando escolha e decisão, não seja uma presença neutra. (...)Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”. Paulo Freire & HORTON, Myles. Nós fazemos o caminho caminhando. Petrópolis, Vozes, 2000

Escultor e Pintor: Joan Miró i Ferrà