SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Oficina Brincando com sucata
O Início da Comunicação
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
Máscaras Africanas.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Programas sociais para a infância
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Parâmetros Curriculares Nacionais
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Profa. Cristina Araújo de Farias
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
Relatório de Proposta de Projeto
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Dr. Jorge H. Guimarães CRM-SP
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Construindo a cultura educacional inclusiva
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DRE PIRITUBA PROJETO PEDAGÓGICO EMEI SANTOS DUMONT

Consideramos as crianças de três a seis anos (a faixa etária atendida pelas Escolas de Educação Infantil) como seres humanos com especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas. CONCEPÇÃO

Para oferecer a elas uma educação que respeite essas especificidades e oferecer experiências de ensino/aprendizagem que possam contribuir para o exercício da cidadania e para o seu bem estar, devemos observar: O respeito à dignidade e aos direitos da criança. O direito das crianças a brincar, como forma particular de se expressar, raciocinar, conhecer e se comunicar.

O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis. A socialização das crianças , inserindo-as nas mais diversas práticas sociais.

Os cuidados com a saúde; Os cuidados com o desenvolvimento de sua identidade.

É preciso também levar em consideração a sociedade em que vivemos e por isso, propor uma educação com princípios democráticos, respeitando a pluralidade e a diversidade desse tipo de organização social e oferecendo um currículo aberto em construção contínua, contando sempre com a participação de todos os envolvidos no processo educativo: a comunidade, a equipe escolar e as próprias crianças.

OBJETIVOS GERAIS DA EMEI SANTOS DUMONT Assegurar a criança uma educação que favoreça um desenvolvimento saudável e de forma a atender as suas múltiplas necessidades. Promover a socialização, oferecendo oportunidades para que a criança aprenda a conviver consigo mesma e com outros numa atitude de respeito e aceitação.

Trabalhar na formação da criança, preparando-a para viver em uma sociedade plural, democrática e em constantes mudanças. Intervir com intencionalidade, visando possibilitar uma aprendizagem significativa.

Fornecer meios estimulantes para o desenvolvimento de capacidades que possibilitem a ampliação do acesso ao patrimônio cultural da sociedade. Possibilitar uma vida coletiva social diferente e complementar ao contexto familiar, assegurando experiências em um novo meio baseado em relações estáveis e afetivas com adultos e outras crianças.

Proporcionar à criança ambiente seguro, tranquilo e alegre. Oferecer ambiente estimulante para aprendizagem ativa, na interação com outras crianças, com adultos e diferentes materiais. Criar oportunidades para o desenvolvimento das capacidades de ouvir, observar e aprender.

Servir de apoio efetivo à criança, buscando responder às suas demandas e necessidades. Favorecer à criança o desenvolvimento de uma imagem positiva de si, para atuar de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de seus limites.

Favorecer à criança a descoberta progressiva de seu próprio corpo, suas potencialidades e limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar. Proporcionar oportunidades para o estabelecimento e a ampliação das relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os dos demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

Conhecer as manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas, valorizando a diversidade. Representar e evocar aspectos diversos da realidade, vividos, conhecidos ou imaginados por meio de brincadeiras e demais formas de expressão.

Ajudar a criança a situar-se no universo letrado, demonstrando interesse e empenho na construção do conhecimento.

Criar oportunidades para a atualização, pela criança, das diferentes linguagens (verbal, gráfica, plástica, corporal, musical e matemática) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos para avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

Incentivar a criança a utilizar a linguagem oral para a expressão de seus pensamentos, sentimentos, desejos e necessidades e o exercício de seu pensamento utilizando os recursos e meios que possibilitem a explicitação de suas hipóteses. Pensar na criança como produtora das culturas infantis.

AÇÕES IMPLEMENTADORAS DO PROJETO PEDAGÓGICO EM 2.010 Em 2010 a escola como um todo trabalhará com o desenvolvimento do projeto “Criança: cidadã do mundo “. Trata-se da proposição de uma série de atividades que pretendem desenvolver as noções de identidade e cidadania nas crianças, partindo de seu próprio universo ( o cuidado de si, a inserção na família ) e expandindo para espaços mais amplos: a comunidade em que vive, o bairro, a cidade, o país e o mundo.

O projeto pretende aproveitar o evento da Copa do Mundo e proporcionar o desenvolvimento de uma consciência mais ampla de pertencimento nas crianças, apontando para uma necessária e possível cultura de paz entre as nações e para o surgimento de um sentimento de que todos os habitantes do planeta são obrigatoriamente cidadãos do mundo.

Juntamente com o projeto acima relatado que será desenvolvido por todas as classes da escola, dos primeiros ao terceiros estágios, serão implementados projetos que serão coordenados pelos professores de módulo e que ainda estão em fase de articulação e organização. São eles: um projeto de música, um projeto de contação de histórias e um terceiro, envolvendo as atividades da Brinquedoteca.

Além disso, a escola matem um projeto de informática coordenado por uma ex-professora, que como “ amiga da escola” colabora e torna viável uma das mais nossas importantes parcerias. Parcerias que estabelecemos com os pais e membros da comunidade em geral mantendo em funcionamento ativo o Conselho de Escola e a APM, visando uma gestão co-participativa e democrática.

Este ano também haverá um novo projeto coordenado por uma de nossas professoras readaptadas. Trata-se de empréstimos de livros do acervo da Sala de Leitura, projeto que já se encontra em andamento.