JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Proposta para formação continuada
Formação Sala de Leitura e Filosofia
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
DRE-IQ e Unidades de Educação Infantil
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Rotina na Alfabetização:
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Currículo oficial de São Paulo
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
PAIC 2013.
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Planejamento da Rotina Semanal
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Uma Escola do Tamanho do Brasil
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Revisita ao PPP.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Projetos e Sequências Didáticas
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA DEVOLUTIVA JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA

GESTÃO DE RECURSOS - EMEI GESTÃO DE RECURSOS – CEI Equipe Gestora: Aquisição de materiais (2); Ampliação do repertório de gêneros literários (2); Reorganizar o acervo de livros. Equipe Docente: Manutenção dos equipamentos; Reposição de materiais (2); Aquisição de materiais para uso nos cantinhos (3); Otimizar espaços (3) e sua manutenção; Ampliação do jardim dos sentidos; Oferecer subsídios materiais e pedagógicos para sustentação dos projetos. GESTÃO DE RECURSOS – CEI Equipe Gestora: *Aquisição de Novos Materiais (3). Equipe Docente: *Aquisição de Novos Materiais Pedagógicos (4); *Conservação dos Espaços Internos e Externos (2); *Manutenção do Prédio (3).

Priorizar a aquisição de materiais e reformar espaços físicos garantem a aprendizagem?

Ampliar Discussão De Como Trabalhar Com Cantos FORMAÇÃO -EMEI Equipe Gestora: Formação para o uso da sala de informática (2); Conceituar jogos na educação infantil (2); Trocas de vivências; Formação do quadro de apoio. Equipe Docente: Ampliar conhecimento sobre brincadeiras populares dirigidas e livres; Formação dos professores para trabalhar (3); Adequação do currículo para crianças com necessidades educacionais especiais; Aprimorar as experiências (2). FORMAÇÃO - CEI Equipe Gestora: Ampliar Discussão De Como Trabalhar Com Cantos Construção De Princípios Comuns Que Norteiem A Ação Pedagógica Aprimorar As Práticas De Leitura Atrelado Ao Projeto Entorno (2) Equipe Docente:

-Dentre as prioridades elencadas quais conteúdos/temas foram apontados?

MONITORAMENTO- EMEI Equipe Gestora: Cumprir a linha de tempo garantindo o desenvolvimento das aprendizagens nos campos de experiências (3). Equipe Docente: REGISTROS Equipe Gestora: Registro das observações, avanços alcançados e replanejamento (5); Observação e registro das brincadeiras; Potencializar os registros (3). Equipe Docente: Organização e sistematização dos registros Melhorar os registros das avaliações

Como monitorar, acompanhar e registrar os avanços e as dificuldades nas aprendizagens? - O acompanhamento está articulado às necessidades e a Equipe Gestora dá devolutivas?

VÍNCULO FAMÍLIA-U.E. CEI VÍNCULO UE-FAMÍLIA- EMEI Equipe Gestora: Equipe Docente: Participação dos Pais no Acompanhamento da Criança. VÍNCULO UE-FAMÍLIA- EMEI Equipe Gestora: Empréstimo do livros e participação dos pais no relato destas histórias (2); Parceria com a família nas ações desenvolvidas. Equipe Docente: Melhorar o vínculo família-escola; Empréstimo de livros para pais (3); Projeto do Leitura com a participação de alunos e pais; Aumentar a participação dos pais ou responsáveis na vida escolar de seus filhos.

COMO É A TRANSPARÊNCIA NA UNIDADE? COMO ACONTECE O ACOLHIMENTO E RECEPÇÃO DAS CRIANÇAS E FAMÍLIAS ? COMO SÃO PLANEJADAS AS ATIVIDADES QUE ENVOLVEM AS FAMÍLIAS ? HÁ UM DIÁLOGO PERMANENTE U.E/FAMILIA? A UNIDADE ESTABELE PARCERIAS ( CEFAI CONSELHO TUTELAR, CAPS, UBS, REDE DE PROTEÇÃO E OUTROS) ?

PLANEJAMENTO - CEI Equipe Gestora: Organização do Espaço Externo (4); Intensificar as Rodas de Conversas; Incluir na Rotina Atividade Permanente; Otimizar a Utilização de Todos os Espaços do CEI (4); Elaboração de Protocolos de Conduta; Desenvolvimento da Linguagem Corporal e Oral Com Foco no BI e BII (2); Organização de Oficinas de Musicalidade; Qualificar as Brincadeiras (2); Ênfase na Linguagem Artística; Articulação Entre os Professores dos Dois Turnos; Promover Situações de Convivência Onde as Relações Interpessoais Possam ser Exploradas; Teatro e Música; Intensificar a Exploração da Linguagem Verbal – Ler e Contar Histórias; Fortalecer o Trabalho com as Crianças no Campo de Experiências do Brincar e Imaginar.

PLANEJAMENTO- CEI Equipe Docente: Diversificar o Uso de Materiais Pedagógicos; Facilitar o Acesso ao Acervo de Livros, Cd e DVD; Melhorar a Comunicação; Organizar O Acolhimento No Espaço De Convívio; Ampliar As Interações Entre Os Agrupamentos (3); Trabalhar A Diversidade Cultural; Ampliar A Identidade E Autonomia; Sistematizar As Sessões Simultâneas De Leitura; Explorar A Linguagem Corporal (2) I– Privilegiar A Área Externa; Promover A Apropriação Do Conhecimento Matemático E Das Linguagens Artísticas (3): Exploração Do Espaço Externo (3); Brincar, Imaginar /Faz De Contas (3); Organizar O Cronograma Da Semana Cultural; Organização Dos Espaços; Adequação Da Linha De Tempo; Promoção Da Autonomia, Criatividade E Construção Do Conhecimento; Equilibrar Os Campos De Experiências (2); Trabalhar As Linguagens Verbal E Corporal; Organização da Rotina; Trabalhar com Música; Jogos de Regras; Trabalhar atividades que Contemplem a Socialização e a Integração entre as Crianças.

Otimização da área externa (3); Focar as brincadeiras (9); PLANEJAMENTO - EMEI Equipe Gestora: Otimização da área externa (3); Focar as brincadeiras (9); Utilização de tempos e espaços de forma planejada (6); Exploração de recursos áudio visuais disponíveis na escola; Reorganizar o acervo de livros; Investir no campo de experiência (3) - cuidar de si do outro e do ambiente (3); Plano de trabalho e as questões de gênero; Trabalho com projetos didáticos no campo dos conhecimentos matemáticos; Uso da sala de informática (2); Ações de contação de histórias (3); Elencar seleção de músicas e histórias; Aprimorar a escolha de livros; Jogos de cooperação e rodas cantadas (2); Intensificar o repertório cultural de jogos e brincadeiras (2); Potencializar os registros (3); continua ...

Equipe Gestora: (Cont.) PLANEJAMENTO - EMEI Equipe Gestora: (Cont.) Campo de experiência pouco explorado (não especificado) horta; Focar nas experiências de linguagem corporal (3); Reorganização dos cantos de atividades (3); Elaboração de projetos para otimização da sala de vídeo, leitura e informática; Utilização dos espaços de leitura; Organização da unidade através de cantos; Maior envolvimento da UE no projeto entorno (6); Continuidade nas ações sobre o projeto de educação ambiental (2); Trabalhar com questões de gênero (2) – corpo, sexualidade; Trabalhar com a diversidade; Utilização de DVD e vídeo com objetivo didático; Propostas envolvendo musicalidade.

Equipe Docente: (cont...) Otimizar espaços e sua manutenção (3); PLANEJAMENTO - EMEI Equipe Docente: (cont...) Otimizar espaços e sua manutenção (3); Continuar/otimizar com os cantos de brincadeiras (2); Trabalhar com a contação de histórias e brincadeiras (2); Projeto consciência alimentar; Higiene e alimentação; Projeto meio ambiente, biblioteca volante e horta; Continuidade do trabalho para a autonomia das crianças; Projeto entorno (3); Ampliar o repertório de histórias; Elaboração de sequências de atividades; Retomar o projeto reciclagem; Valores humanos e interações significativas; Roda de conversa como atividade permanente; Exploração natureza e cultura; parcerias com equipamentos do entorno; Trabalhar o reconhecimento do nome; Trabalhar questões de gênero e étnico raciais; Reciclagem; Pesquisa.

O PLANEJAMENTO ESTÁ PAUTADO NAS APRENDIZAGENS?

Como Equilibrar os Campos de Experiências?

DOCUMENTOS CONSTRUIDOS NA U.E. PROJETO PEDAGÓGICO PLANO DE METAS PEA PROJETO DE FORMAÇÃO PLANO SEMANAL LINHA DO TEMPO / ROTINA CRONOGRAMA DOS ESPAÇOS

QUEM CONSTROI ESTES DOCUMENTOS ?

QUEM E COMO ACOMPANHAR ? Plano ( Diário/ Semanal/Quinzenal ...) Registros dos Professores Cronograma dos Espaços Avaliações Produções das crianças / Portifólios Devolutivas

LINHA DE TEMPO ROTINA

“Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário” Délia Lerner Editora Artmed, 2002

Modalidades Organizativas de Atividades Gestão do tempo didático dos campos de experiências Concepção de que a aprendizagem progride através de sucessivas reorganizações de conhecimentos Mudança qualitativa Rompimento da correspondência linear entre: parcelas de conhecimento parcelas de tempo

Atividades Permanentes ou Atividades Habituais na Educação Infantil Oportunidade de aproximar os alunos de diversas experiências Exemplos Repetem-se regularmente Permitem leitura diária pelo professor roda de conversa diária oficina de pintura semanal cantos de brincadeiras hora da música Convivência intensa com experiências significativas Diariamente Semanalmente Mensalmente Capacidade de retomar a atividade. Ex. brincar Oportunidade de experimentar diferentes experiências em todos Durante vários meses, ao longo do ano Desenvolver estratégias

Seqüência de atividades Cada seqüência prevê duração limitada a algumas semanas Exemplo - Leitura Mobiliza: atividades coletivas atividades grupais atividades individuais Exemplos atividades de brincar brincadeiras de cantos brincadeiras de regras resgatar brincadeiras tradicionais Brincadeiras com objetos Permite realizar várias seqüências ao longo do ano Textos de mesmo autor VINICIUS DE MORAES Textos de mesmo tema BRUXAS Textos de mesmo gênero FÁBULAS

Projetos de trabalho Planejar, prever, dividir responsabilidades Tempo flexível Produto final Tempo necessário para alcançar o objetivo Aprender conhecimentos específicos Tarefa coletiva composta de subtarefas Desenvolver capacidades e procedimentos específicos Usar recursos tecnológicos dias Avaliar os resultados em função do plano inicial Aprender a trabalhar em grupo meses ano Controlar o tempo Dividir e redimensionar as tarefas

ISSO TUDO É O COMEÇO, O MEIO, O RECOMEÇO, O MEIO, SEM FIM...