Ambiente tecnológico e Estratégias de inovação
Dinâmica da Inovação sob diferentes Regimes tecnológicos Tipos de Regimes Tecnológicos Regime Empreendedor Associado à pequena ou média empresa emergente, e assim, à figura do empresário- empreendedor; Descreve o funcionamento de um ambiente tecnológico no qual esse tipo de empresa exerce papel determinante na introdução de inovações
Dinâmica da Inovação sob diferentes Regimes tecnológicos Tipos de Regimes Tecnológicos Regime Tradicional ou Rotineiro Associado à grande empresa tipicamente oligopolista, que introduz inovações a partir do desenvolvimento rotineiro de atividades de P&D; Descreve o funcionamento de um ambiente tecnológico onde as grandes empresas estabelecidas na indústria são as principais responsáveis pela introdução de inovações.
Dinâmica da Inovação e Regimes Tecnológicos Volume ou ritmo da Inovação Impacto sistêmico da inovação Velocidade da difusão Crescimento da produtividade Rotineiro Empreendedor Grande Pequeno Fraco Forte
Modelos de Inovação 1) Modelos Neoclássicos A inovação é entendida como ocorrendo de forma linear e sequencial 2) Modelos Heterodoxos O modelo Kline- Rosenberg O modelo de M. Aoki
Modelos de Inovação O modelo Kline- Rosenberg (1986) Enfatiza as ligações existentes entre as diferentes atividades de pesquisa e as atividades industriais e comerciais Classificação das atividades de pesquisa: Básica - Aplicada – Experimental
Modelos de Inovação O modelo Kline- Rosenberg pode ser utilizado para representar a atividade de inovação de uma única empresa, que desenvolve desde a pesquisa básica até a comercialização final dos produtos; Ou de um conjunto de empresas que se inte-relacionam como clientes e fornecedores; Ou de uma rede de cooperação para inovação, envolvendo, por exemplo, empresas e instituições de pesquisa.
Representação visual do modelo Kline- Rosenberg Pesquisa Conhecimento Mercado potencial Invenção E/ou Projeto analítico Projeto De Detalhamento e teste Redesign e Produção Produção e mercado
Descrevendo o modelo Kline-Rosenberg Especifica os fluxos de informação entre as várias fases da atividade inovativa, permitindo a troca de informações entre os diferentes agentes envolvidos, p.ex., entre os departamentos de produção e de P&D, para a identificação de novas oportunidades e/ou necessidade de aprimoramentos; Especifica que a interatividade entre ciência e inovação não se restringe ao dept. de P&D.
Modelo de AOKI (1988) O modelo procura mostrar que as estratégias de inovação são também condicionadas por diferenças de natureza sócio-cultural, relacionadas ao ambiente mais geral no qual as empresas se acham inseridas. O modelo de Aoki recorre à descrição de dois tipos idealizados de empresas: A e J (A) empresa americana (– representando o paradigma fordista de organização da produção (J) empresa japonesa – representando o paradigma pós-fordista, ou seja, da produção flexível ou enxuta.
Modelo de AOKI Empresa A – padrão americano Características da estrutura organizacional: - Estrutura vertical de circulação de informações - Aprendizado muito concentrado nos altos escalões ou hierarquias Implicações para a empresa: Menor flexibilidade e maior dificuldade de adaptação quando mudanças frequentes no ambiente competitivo pedem respostas rápidas nos planos de produção, vendas, etc
Modelo de AOKI Empresa J – padrão Japonês Características da estrutura organizacional: - Baseia-se em uma comunicação horizontal entre as várias unidades funcionais ou departamentos da empresa, valorizando a busca de soluções autônomas para os problemas surgidos em cada uma dessas esferas; - Estimula que o Aprendizado seja compartilhado entre os diversos escalões ou hierarquias da empresa Implicações para a empresa: A estrutura descentralizada favorece adaptações mais rápidas e eficazes a um ambiente tecnológico em evolução constante.