FORMAÇÃO CONTINUADA CIÊNCIAS 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
Programa de Ética e Cidadania
A Psicologia Sócio-Histórica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
BEM-VINDO À DISCIPLINA
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
EDUCAÇÃO e seus sentidos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO DIFERENTES OLHARES.
A atitude e a experiência filosófica
Gestão da Educação Infantil
Práxis pedagógica segundo Paulo Freire.
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)

SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Conceitos de aprendizagem
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
Ponto de partida Capítulo 3
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
O aparecimento da consciência humana
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
As Concepções Pedagógicas.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A pré história da linguagem escrita
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO CONTINUADA CIÊNCIAS 2009 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFESSORA A NACESSIDADE DE COMUNICACÃO, A LI ANA RITA CIMAROSTTI

PAUTA APRESENTAÇÕES; IMAGENS ESCOLA 1960 2009 (DISCUSSÃO) TRABALHO PRÁTICO, CONHECIMENTO PRÉVIO; 1-DESENHE NOSSO PLANETA. 2- CITE ALGUMAS EVIDÊNCIAS DE QUE A TERRA É REDONDA. 3-DESENHE QUATRO PESSOAS NA TERRA,UMA EM CADA PÓLO, UMA A LESTE E UMA A OESTE NA DIREÇÃO DA LINHA DO EQUADOR; QUANTOS MOVIMENTOS DA TERRA VOCE CONHECE? TENTE EXPLICAR ATRAVÉS DE DESENHOS,COMO ACONTECE AS ESTAÇÕES DO ANO; DISCUSSÃO; USO DO GEÓDROMO; PRÁTICA BOLA DE ISOPOR-INCLINAÇÃO DO EIXO TERRESTRE SOLTÍCIO, EQUINÓCIO.

VÍDEO PLANETA TERRA; GRUPOS PARA DISCUTIR OS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS,PSICÓLÓGICOS,PEDAGO-GICOS. DISCUSSÃO COM O GRANDE GRUPO. SLID DOS PRESSUPOSTOS PSICOLÓGICOS; CONTEÚDOS – TERRÁRIO-ESTUDO COM AS EXPERIÊNCIAS; VÍDEO –EDUCAÇÃO INFANTIL PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL; “REVISTA PÁTIO” DISCUSSÃO MODELO DE SEMENTÁRIO

COMO PODEMOS PRODUZIR UM HERBÁRIO CADEIA ALIMENTAR-BRINCADEIRA; OBSERVAÇÕES DE PEQUENOS ANIMAIS; USO DA LUPA MANUAL; OBSERVAÇÕES DE BOLORES COM LUPA E MICROSCÓPIO; ATIVIDADE – AS FARMÁCIAS COMO INDICADOREAS DA QUALIDADE AMBIENTAL; ATIVIDADE SENTINDO A TERRA; ANÁLISE DE UMA PROPAGANDA- ANTÁRTICA; VÍDEO DENGUE;

TEORIA DA EVOLUÇÃO – DARWIN...E OUTROS TEÓRICOS. EVOLUÇÃO BIOLÓGICA DO SER HUMANA“HIREDITARIEDADE”. NO DECORRER DE MILHARES DE ANOS O CONHECIMENTO É PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO EM GERAÇÃO.

A NECESSIDADE DE COMUNICAÇÃO, INTRUMENTOS, TRABALHO, PROVOCARAM ALTERAÇÕES ANATÔMICAS NO CÉREBRO, NAS MÃOS E NOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS.

A PARTIR DESSAS ALTERAÇÕES O SUJEITO SE LIBERTA DA TRANSFERÊNCIA HEREDITÁRIA PRIMITIVA, SE CONSTITUINDO ENQUANDO HOMEM.

SE COMPREENDEMOS QUE O HOMEM É SOMENTE PRODUTO DA EVOLUÇÃO, NÃO VEREMOS OUTRA SAÍDA A NÃO SER O MELHORAMENTO GENÉTICO.

PARTIR DA CRENÇA QUE O SER HUMANO É ESPIRITUAL E FAZ PARTE DA CRIAÇÃO DIVINA, É NOS COLOCARMOS FORA DA CIÊNCIAS E ENTENDER QUE A ESCOLA NÃO DEVE LIDAR COM QUESTÕES METAFÍSICAS.

SEGUNDO LIONTIEV (1954) AS CONCEPÇÕES BIOLÓGICAS, NÃO ACEITAM MODIFICAÇÕES OCORRIDAS COM O MEIO (RELAÇÕES SOCIAIS) SENDO ASSIM É NECESSÁRIO ATRAVÉS DO MELHORAMENTO GENÉTICO FORMAR UMA RAÇA SUPERIOR. (CLASSES DOMINANTES ,EXTERMINIO, SERES SUPERIORES, RACISMO)

(RACIONALISMO INATISTA) DEFENDE A IDÉIA, QUE DEVIDO AOS FATORES BIOLÓGICOS HERDADOS”INATOS” TEMOS ALGUNS “ESTALO,CLICK” ENTÃO PODEMOS EXPLICAR A NÃO APRENDIZAGEM. COM ESSA TEORIA MASSACRAMOS MUITAS CRIANÇAS.

EMPIRISMO POSITIVISTA DEFENDE A IDÉIA ‘‘QUE A CRIANÇA É UMA TÁBULA RASA’’. O PROFESSOR SABE, OS SABERES SÃO FRAGMENTADOS , PARCELADO TÉCNICO...

O CONSTRUTIVISMO POR SUA VEZ CONTRIBUI SOBRE MANEIRA PARA O ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO ENTRE O SUJEITO QUE APRENDE E O OBJETO DO CONHECIMENTO,MAS APRESENTA LIMITAÇÕES A MEDIDA QUE FUNDAMENTA-SE EM ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO, DESCONSEDIRANDO A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DOS SABERES ACUMULADOS.

“SOCIO INTERACIONISMO” A NATUREZA NÃO DÁ AO SER HUMANO O SUFICIENTE PARA VIVER EM SOCIEDADE. SE FAZ NECESSÁRIO ESTABELECER RELAÇÕES COM OS OUTROS E COM O MEIO QUE O CERCA ,OU SEJA, A HOMINIZAÇÃO. ESSA HOMINIZAÇÃO SÓ ACONTECE COM O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES SUPERIORES, SENDO ASSIM É PRECISO AÇÕES CONSCIENTES E INTENCIONAIS PARA QUE A AÇÃO EDUCATIVA CONTRIBUA PARA EMANCIPAÇÃO HUMANA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CURRÍCULO BÁSICO DIAS, GENIBALDO FREIRE,ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ;SÃO PAULO : GAIA ,2006 CIÊNCIAS PARA VOCÊ;CONHECER E GOSTAR; 3º SÉRIE O GRANDE ATLAS DE CIÊNCIAS; ED. DIDÁTICA PAULISTA LTDA