Disciplina:Comércio Eletrônico Curso: Administração Disciplina:Comércio Eletrônico Profª. Kátia Helena de Oliveira Lima
Comércio Eletrônico (e-commerce) Definição Processo de compra, venda e troca de produtos, serviços e informações por redes de computadores ou pela Internet.
e-commerce Definições: Perspectiva on-line Provê a capacidade de comprar e vender produtos e informações na internet e em outros serviços on-line
e-commerce Definições: Pespectiva da comunicação É a entrega de informações, produtos e serviços ou pagamentos por meios de linhas de telefone, redes de computadores ou qualquer outro meio eletrônico;
E-business Compra, venda de produtos e serviços, mas também a prestação de serviços a clientes, a cooperação entre parceiros comerciais e a realização de negócios dentro de uma organização O termo utilizado originalmente por executivos da IBM – 1996
e-Business (negócios eletrônicos) Fazes da utilização da internet pelas organizações 1994-1997 – presença na internet 1997-2000 – compra e venda pela internet 2000-?-aplicações e processos do negócio eletrônico
E-Business (negócios eletrônicos) E-busines X e-comerce
e-Business (negócios eletrônicos) Benefícios: Alcance de novos mercados Atuação 24/7 Melhor conhecimento dos clientes Rapidez para atingir mercados Mix de produtos e serviços Melhor gestão da cadeia de suprimentos Trabalho colaborativo Mobilidade Melhor Comunicação interna e externa Redução de custos Visibilidade
Estrutura do comércio Eletrônico O CE apoia-se: Pessoas (compardores, vendedores, intermediários, serviço, pessoal de SI e gestão); Política Pública (impostos, direitos legais, aspectos de privacidade, leis e padròes técnicos) Marketing e propaganda (pesquisa de mercado, promoçào e conteúdo web) Serviços de apoio (logística, pagamentos, conteúdo, desenvolvimento de sistemas de segurança); Parceiros de negócios (programas de afiliação, joint venture, permuta, e-marketplaces, consórcios)
Gestão do CE Estrutura de serviços comuns (segurança, autenticação e pagamentos eletrônicos); Infraestrutura de mensagens edistribuição de informações (e-mail, sala de bate-papo); Conteúdo multimídia; Infraestrutura de redes; Infraestrutura de interface (Banco de dados e aplicações para parceiros de negócio)
e-Business (negócios eletrônicos) Classificação dos negócios eletrônicos Depende do tipo de relacionamento entre os agentes que participam da rede. Agentes: Governo; Empresa; Consumidores; Clientes; Cidadãos; Empregados
Business (negócios eletrônicos) Ambiente de negócios eletrônicos Governo Empresa Consumidor ou cidadão Empregado Consumidor G2G E2B B2E G2C C2G C2C B2G G2B B2B B2C C2B
1 – e-Business (negócios eletrônicos) B2C (Business-to-consumer) Empresa-Consumidor/cliente
1 – e-Business (negócios eletrônicos) C2B (Consumer-to-Business) Consumidor-Empresa
1 – e-Business (negócios eletrônicos) B2B – Business-to-Business Empresa-Empresa
1 – e-Business (negócios eletrônicos) B2G-Business-to-Government Empresa-Governo
1 – e-Business (negócios eletrônicos) G2B – government-to-Business Governo-Empresa
1 – e-Business (negócios eletrônicos) C2G – Citzen-to-Government Cidadão-Governo Audiência pública
1 – e-Business (negócios eletrônicos) G2C -Government-to-citizen Governo-cidadão
1 – e-Business (negócios eletrônicos) G2G – Governement-to-Government Governo-governo Acesso a liberação de verbas Tramitação de documentos
1 – e-Business (negócios eletrônicos) C2C – Consumer-to-consumer Consumidor-Consumidor
1 – e-Business (negócios eletrônicos) B2E – Business-to-employee Empresa-Empregado
1 – e-Business (negócios eletrônicos) E2B – Employee-to-Business Empregado-Empresa
Exercícios utilizando a internet 1 - Descreva os serviços oferecidos pela casasbahia.com.br os benefícios de efetuar compras no site. 2 – Visite tjap.jus.br descreva os serviços oferecidos. De qual tipo de CE se trata? 3 – Visite a fiat.com.br e simule a montagem do seu carro 4 – Visite tecnisa.com.br e analise seus aspectos de navegaçao, facilidade, tempo de resposta.
Planejamento de Negócios, Casos e modelos de e-commerce Plano de Negócio Documento que identifica os objetivos de negócios de uma empresa e define estratégias para que eles sejam atingidos. Propósitos: Obter capital de investidores; Reestrutuar uma organização.
Planejamento de Negócios, Casos e modelos de e-commerce Casos de negócios Documento utilizado por gerentes para arrecadar fundos destinados a plicações ou projetos específicos; enfatiza a justificativa de determinados investimentos São utilizados em novos projetos Serve de base para decisões táticas e para a administração de riscos de tecnologia.
Planejamento de Negócios, Casos e modelos de e-commerce Modelo de Negócio Método que permite à empresa gerar renda para se manter Especifica a posição que a empresa se encontra na cadeia de valores.
Exemplos de Modelo de negócios NOKIA Fabrica telenones celulares, vende-os e gera lucro.
Exemplos de Modelo de negócios Estação de TV Oferece radiodifusão gratuita; sua subsistência depende de um complexo modelo que envolve anunciantes e pessoas para desenvolver o conteúdo da programação
Exemplos de Modelo de negócios Portal do Yahoo Publicidade online, links patrocinados, hospedagem de sites, formação de banco de dados para pesquisa em corporações, pesquisas de opinião online e o sistema de localização de frotas por GPS.
Plano de negócio para uma empresa ponto.com (sugestão) Descrição da organização. Equipe de gerenciamento: quem são os membros, qual sua experiência etc. O mercado e seus consumidores. O setor e a concorrência: quais empresas e produtos o negócio mira competir? Qual é a vantagem competitiva desse projeto? Quais são as características do produto e/ou serviços a serem oferecidos e como eles serão desenvolvidos?
Plano de negócio para uma empresa ponto.com (sugestão) Plano de Marketing e vendas: como as ações de marketing e vendas serão executadas? Quais são os planos de propaganda e promoção? Como será prestado o serviço de atendimento ao cliente? Será preciso pesquisa de mercado? Em caso positivo como realizá-la? Operações: Como os negócios serão conduzidos? Quais as operações serão levadas a cabo internamente e quais serão terceirizadas?
Atividade em grupo Avaliação Parcial 3; Metodologia: Seminário de apresentação de plano de negócio; Período: a definir
Modelos de renda no CE Atividade 1 (em grupo): Pesquise na internet o funcionamento de cada modelo através da visita a sites; Descreva seu funcionamento; Indique pelo menos 2 sites pesquisados.
Atividade 2 (individual) Visite o site www.manager.com.br e analise seus possíveis modelos de renda
Modelos de renda no CE 1 – Taxas de transação Quando uma empresa recebe comissão sobre o volume de transações efetuadas. Por exemplo o que se paga na compra ou venda de uma casa é chamado de “taxa de transação”
Modelos de renda no CE 2 – Taxas de Assinatura Quando clientes pagam um valor fixo, geralmente mensal, para obter determinados serviços. Ex.: Taxa de acesso cobrada pela AOL
Modelos de renda no CE 3 – Taxas de divulgação Quando empresas cobram de outras para exibir propagandas em seus sites
Modelos de renda no CE 4 - Taxas de afiliação Quando empresas recebem comissão para indicar clientes a outros sites.
Modelos de renda no CE 5 - Vendas Quando empresas geram rendas pela venda de produtos ou serviços em seus sites
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALBERTIN, Alberto. L. Comércio Eletrônico - Modelo, Aspectos e Contribuições de sua aplicação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2005 TURBAM, Efraim e KING, David. Comércio Eletrônico – Estratégia e Gestão. São Paulo: prentice Hall, 2004