Padrão Técnico de Controle Interno – PTCISP - Função Corregedoria 1ª etapa: 03 e 04 de novembro de 2009 PE – DF e PR Grupo de Trabalho CONACI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IX ENCONTRO NACIONAL DO CONACI
Advertisements

Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
AS CORREGEDORIAS DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL
CORREGEDORIA-GERAL DA POLÍCIA FEDERAL
INSTRUÇÃO NORMATIVA CGU nº 04/2009
Padrão Técnico de Controle Interno – PTCISP - Função Ouvidoria
Macro Função Auditoria Governamental
1ª etapa: 03 e 04 de novembro de 2009
Controladoria, Auditoria Governamental, Corregedoria e Ouvidoria 1ª etapa: 03 e 04 de novembro de 2009 MT – SC – RJ – PE – PI – SE – DF Grupos de Trabalho.
Audiência Pública Hospitais Federais Rio de Janeiro
Levantamento de Auditoria no Processo de Licenciamento Ambiental Federal de Obras Brasília, novembro de Fernando Antonio Dorna Magalhães 8 ª Secretaria.
Direito Processual Penal I
Inventário e migração para o SIGA
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
COORDENAÇÃO DE ANÁLISE DO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO
PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL - CANADÁ
PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva.
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
Ouvidorias e mediação de conflitos
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
Janeiro/2011 Apresentação aos Defensores Públicos Aprovados no IV Concurso.
COORDENADORIA DE OUVIDORIA / CGE
SISTEMA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. A Lei de 30 de outubro de 2013 que criou a Controladoria Geral do Estado foi regulamentada pelo Decreto.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Exposição de suporte Biênio Raimundo de Mendonça Ribeiro Alves Corregedor-Geral.
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
Corrupção consome R$1,1 mil em média de cada brasileiro. São R$ 200 bilhões por ano perdidos para a corrupção no Brasil. ISTO É FATO.
Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 A U D I T O R I A I N T E R N A.
Aprovação das Contas do Inmetro
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Avaliação de Desempenho Comissões de Avaliação de Desempenho CAD - CADU Coordenação de Desenvolvimento.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Avaliação de Desempenho Individual
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
Coordenadoria de Auditoria de Pessoal Municipal – CPM/SUP
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Controladoria-Geral da União CGU São Paulo - Novembro/2014 Responsabilização de PJs por Corrupção e Lei /2013 Waldir João Ferreira da Silva Júnior.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 3ª aula 22/04/15.
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Governança cooperativa
1 Corregedoria-Geral do Tesouro do Estado CG. 2 A ÉTICA, E A NECESSIDADE DAS CORREGEDORIAS, NUM PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO FAZENDÁRIA. 28ª Reunião.
Grupo de Trabalho Parceria com o Banco Mundial Estruturas de Controle Interno Estaduais.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
ORLANDO ALVES DA SILVA Conselheiro Substituto GESTÃO E CONTROLE PATRIMONIAL PROCEDIMENTOS PARA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Controle Interno Preventivo CONTROLE INTERNO PREVENTIVO O QUE É? POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?
AGROTÓXICOS Roteiro de Atuação CAO CONSUMIDOR. Resumo  O uso excessivo ou indevido de agrotóxicos nos produtos agrícolas produzidos no Brasil, em especial.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
NORMAS GERAIS DO CONTROLE INTERNO PROJETO DE LEI NACIONAL DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO.
NÚCLEO IV Luiz Henrique Bonatelli Julho de ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
PROJETO DE AÇÕES DE DEFESA DA PROBIDADE ADMINISTRATIVA CORREGEDORIA-GERAL DA ADVOCACIA DA UNIÃO Coordenação Jurídica e Estratégica da Corregedoria-Geral.
Coordenadoria de Acompanhamento da Gestão. Acompanhamento da Gestão Áreas de Atuação: Acompanhamento das Contas de Governo; Gestão do Sistema de Ética.
Transcrição da apresentação:

Padrão Técnico de Controle Interno – PTCISP - Função Corregedoria 1ª etapa: 03 e 04 de novembro de 2009 PE – DF e PR Grupo de Trabalho CONACI

001.A corregedoria é uma função do controle interno que realiza o controle hierárquico próprio sobre os órgãos e agentes públicos. Assim sendo, a corregedoria tem o poder-dever de vigilância, orientação e correção das atividades funcionais e da conduta dos seus agentes, a fim de garantir a qualidade e probidade dos atos por eles praticados, através da produção de informações para subsidiar os gestores nos esforços de mitigar o risco da gestão e promover seu constante aperfeiçoamento, identificando as carências dos agentes públicos e envidando esforços para que sejam suprimidas.

002.A corregedoria deve ser pensada como um agente de produção de informações para sustentar análises de riscos, com o objetivo de instrumentalizar com dados qualitativos e quantitativos os setores da administração responsáveis por capacitação e educação continuada;

003.A corregedoria deverá atuar junto aos órgãos para garantir a publicidade de manuais de atuação dos agentes públicos para subsidiar o controle social; 004.Faz-se necessário o repasse dos relatórios de auditoria para o órgão responsável pelas correições, independentemente de haver ou não evidência de dano ao erário para a oportuna averiguação da ocorrência de infração disciplinar;

005. O responsável pela corregedoria deve apresentar periódica e sistematicamente extratos que evidenciem os diferentes ilícitos funcionais ocorridos, na perspectiva de alertar os servidores para as faltas mais comuns, prestar contas à sociedade e produzir informações para o gestor; 006. A corregedoria deve sugerir ao órgão executivo, objeto da correição, a adequação dos procedimentos vigentes e da legislação a fim atuar preventivamente evitando desvios funcionais;

007. As comissões processantes devem ser compostas, preferencialmente, por comissões mistas, formadas por um corregedor ou um servidor com atribuição correicional mais dois servidores que conheçam as atividades e procedimentos objeto do respectivo processo; 008.Os relatórios resultantes dos processos disciplinares instituídos nas unidades administrativas devem obrigatoriamente serem avaliados formal e materialmente pela corregedoria a fim de subsidiar a decisão da autoridade julgadora;

c 009. A função corregedoria deve possuir um sistema informatizado de acompanhamento de todos os processos correicionais, garantindo relatórios que permitam obter informação sobre tipos, prazos, responsáveis pelos processos; 010. Os corregedores devem ser avaliados por indicadores de desempenho qualitativos e quantitativos; 011.A função de corregedoria não deve sobrepor à finalidade da função de auditoria governamental;

012. Nos casos em que haja denúncia contra agentes públicos oriunda da ouvidoria cabe à corregedoria apurar, com o suporte das demais funções do controle interno no setor público, do ministério público, do órgão de segurança pública, a materialidade e a autoria do fato denunciado para instauração dos procedimentos disciplinares correspondentes; 013. Aos corregedores devem ser garantidas as condições de segurança pessoal adequadas ao exercício das suas atividades;

014. Os servidores que atuam na função de correição devem: - Ter reputação ilibada; - Ser da carreira específica do sistema de controle interno (caso não haja servidores da carreira específica que tenham cumprido o estágio probatório, a unidade de correição poderá utilizar extraordinariamente servidores efetivos de outra carreira para suas atividades).

As contribuições dos Membros e Colaboradores do CONACI, relativas a Função Corregedoria deverão ser encaminhadas para Relatora do GT Corregedoria