O Que é Planejamento? É o processo de estabelecer objetivos ou metas, determinando a melhor maneira de atingi-las. O Planejamento estabelece o alicerce.

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Transcrição da apresentação:

O Que é Planejamento? É o processo de estabelecer objetivos ou metas, determinando a melhor maneira de atingi-las. O Planejamento estabelece o alicerce para as subseqüentes funções de organizar, liderar e controlar, e por isso é considerado função fundamental do Administrador

Prof. Eliseu V Machado Jr, M.Sc. Planejamento Prof. Eliseu V Machado Jr, M.Sc. 3/25/2017 Conceito: Planejamento é a Função Administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos almejados e o que deve ser feito para atingi-los de maneira adequada. O planejamento proporciona a base para a ação efetiva que resulta da capacidade da administração de prever e preparar-se para mudanças. É a base para integrar as funções de administração. SITUAÇÃO DESEJADA (Objetivos) PLANEJAMENTO SITUAÇÃO ATUAL

Tipos de Planejamentos: ESTRATÉGICO Mapeamento Ambiental Avaliação das Forças & Limitações da Empresa Incerteza Tradução & Interpretação das Decisões Estratégicas emm Planos Concretos ao Nível Departamental PLANEJAMENTO TÁTICO Desdobramento dos Planos Táticos de Cada Dept em Planos Operacionais Para Cada Tarefa PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Níveis dos Planejamentos Níveis da Empresa Planejamento Conteúdo Extensão do Tempo Amplitude Institucional Estratégico Genérico e Sintético Longo Prazo Macroorientado. Aborda a empresa como um todo. Intermediário Tático Menos Genérico e mais detalhado Médio Prazo Aborda cada unidade da empresa. Operacional Operacional Detalhado e Analítico Curto Prazo Microorientado. Aborda cada tarefa ou operação.

1.Planejamento Estratégico Tipos de Planejamentos: 1.Planejamento Estratégico É o processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela organização com vistas a obter um nível de otimização na relação da organização com o seu ambiente. É necessário dedicar mais energia à criação do futuro de que à preservação do passado.

Qual a Visão de Futuro da Organização? Formulação Estratégica (ENSAIO) Qual a Visão de Futuro da Organização? (Onde vocês querem chegar?)

Quais Ameaças e Oportunidades você identifica para a sua organização? Formulação Estratégica (ENSAIO) Quais Ameaças e Oportunidades você identifica para a sua organização? (Economia, Política, Sociedade, Tecnologia, etc.)

Quais os Pontos Fortes e Pontos Fracos de sua organização? Formulação Estratégica (ENSAIO) Quais os Pontos Fortes e Pontos Fracos de sua organização? (Recursos, Habilidades, etc.)

Quais os Desafios Estratégicos você tem a realizar? Formulação Estratégica (ENSAIO) Quais os Desafios Estratégicos você tem a realizar? (Cruzamento de Cenário Externo com Interno, considerando missão/visão)

PLANO DE AÇÃO

1.Planejamento Tático Tipos de Planejamentos: Empreendimentos mais Limitados Médio Prazo Áreas menos Amplas (Departamento, Divisão etc) Níveis mais Baixos na Hierarquia da Organização

1.Planejamento Operacional Tipos de Planejamentos: 1.Planejamento Operacional Preocupa-se com “o Que Fazer” & “Como Fazer” Otimização & Operacionalização dos Resultados Detalhamento das Tarefas & Operações Padronizar as Rotinas Curto Prazo Abrangência Local Voltado Para a Eficiência

Teorias Administrativas Planejamento Utilidade Capacidade de Prever Com Exatidão Precisão & Objetividade Planejamento Eficaz Responsabilidade Extensão Eficácia do Custo

Teorias Administrativas Planejamento Eficácia do Planejamento: 1. Utilidade : a) Flexibilidade : Adaptação Rápida & Suave b) Estabilidade : NÃO Modifica com Mudanças no Ambiente Organizacional c) Simplicidade : Sem Complicações 2. Precisão & Objetividade Definidos, Claros, Concisos, & Exatos 3. Extensão a) Amplitude : Cobrir os Atos dos Indivíduos & dos Elementos Organizacionais b) Unidade : Somente um Plano c) Coerência : Relacionamento com as Demais Unidades

Teorias Administrativas Planejamento Eficácia do Planejamento: 4. Eficácia de Custo : Resultados Proporcionalmente Maior que os Custo Total do Planejamento 5. Responsabilidade : a) Resp. de Fazer o Planejamento b) Resp. de Implementar os Planos 6. Oportunidade : A Capacidade dos Planejadores Preverem com Precisão Quando Ocorrerão os Eventos Futuros

Teorias Administrativas Planejamento Barreiras do Planejamento: 1. Impossibilidade de se Prever com Eficácia 2. Dificuldade de Planejar Para Operações Não-Repetitivas (Planos Estáveis)

Teorias Administrativas Planejamento Barreiras do Planejamento: 3. Tendência à Inflexibilidade 4. Custo 5. Inibição da Iniciativa (Longo Alcance & Detalhado - Incorporação de Sugestões)

Teorias Administrativas Planejamento Etapas Básicas do Planejamento: 1. Estabelecer Objetivos ou Metas 2. Identificar e Avaliar as Condições Atuais e Futuras que Afetam esse Objetivo 3. Desenvolver uma Abordagem Sistemática para Atingir esse Objetivo 4. Implementar o Plano 5. Controlar a Eficácia do Plano

Planejamento Estratégico (suas 6 etapas) MISSÃO Planejamento Estratégico (suas 6 etapas) 1. Determinação dos Objetivos Empresa- riais. (Qual o caminho?) Oportunidades e Ameaças 2. Análise Ambiental Externa (O que há no ambiente?) Pontos Fortes e Pontos Fracos 3. Análise Organizacional Interna (O que temos na empresa?) 4. Formulação das Alternativas e Escolha da Estratégia Empresarial (O que fazer?) Retroação 5. Elaboração do Planejamento (Como fazer?) Retroação 6. Implementação do Planejamento Estratégico através dos Planos Táticos e Operacionais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO E VISÃO Missão & Visão Missão : Envolve Objetivos Essenciais do Negócio Significa a Própria Razão de ser e de Existir da Organização e Qual é o seu Papel na Sociedade Visão : É a Imagem que a Organização Define a Respeito do seu Futuro, i.e., do que ela Pretende ser

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO E VISÃO EMPRESAS DE GÁS LIQUEFEITO Negócio: Qualidade de Vida e Energia Missão: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida através do desenvolvimento ou aquisição de tecnologias energéticas de uso doméstico seguras, não poluentes e de menor custo relativo para o usuário.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO E VISÃO        ESTÂNCIAS HIDROMINERAIS Negócio: Lazer Missão:Proporcionar lazer individual e coletivo através de hospedagem, eventos e atividades que gerem alegria e descontração a pessoas que viajem com objetivos turísticos

Negócio: Informação, Cultura, Entretenimento e Educação PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO E VISÃO       EDITORA ABRIL Negócio: Informação, Cultura, Entretenimento e Educação Missão: Contribuir para a difusão da informação, cultura, entretenimento, para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO E VISÃO      FORD MOTOR COMPANY Negócio: Transporte Missão: A Ford Motor Company é uma líder mundial em produtos e serviços automotivos e relacionados, e também modalidades industriais, tais como aeroespacial, comunicações e serviços financeiros. Nossa missão é melhorar continuamente nossos produtos e serviços para satisfazer às necessidades de nossos clientes, permitindo-nos prosperar como negócio e proporcionar um retorno razoável para os nossos acionistas, que são proprietários de nossos negócios.

EMPRESA DE MEDICAMENTOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO E VISÃO     EMPRESA DE MEDICAMENTOS Negócio: Saúde Missão: Atender às necessidades de bem-estar da população infantil com medicamentos seguros, eficazes e de baixo custo voltados prioritariamente para o mercado ético.

INFORMAÇÕES QUE PODEM APARECER NA MISSÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO E VISÃO      INFORMAÇÕES QUE PODEM APARECER NA MISSÃO Negócio           Mercado ·  Tecnologia           Filosofia da companhia ·  Autoconceito da companhia           Imagem Pública EVITE ESTES ÍTENS EM SUA MISSÃO: Quantificar qualquer assunto; Especificar lugares; Especificar objetivos, só diga o que você acha que realmente é a razão de ser da empresa   SEJA GENERALISTA, VEJA O GLOBAL DA EMPRESA E DIGA EM SUA MISSÃO O QUE SERIA PRIORIDADE, A RAZÃO DE SER DELA.

OBJETIVOS EMPRESARIAIS OBJEITVOS 1º ETAPA OBJETIVOS EMPRESARIAIS AÇÕES OBJETIVOS DEPARTAMENTAIS CATEGORIAS: LUCRO EXPANSÃO SEGURANÇA AUTONOMIA OU INDEPENDÊNCIA

Hierarquia dos Objetivos a partir de um Objetivo Empresarial Melhor Retorno sobre os Investimentos Empresariais OBJETIVOS EMPRESARIAIS Aumento do Retorno Redução do Investimento Aumento do Faturamento Redução dos Custos OBJETIVOS DEPARTAMENTAIS Utilização intensiva do recurso existente Aquisição de recursos adicionais Melhoria dos programas de utilização de equipa- mentos Aplicação eficiente dos recursos financeiros Treinamento dos empregados Aquisição de novos equipamentos Captação de recursos financeiros Recrutamento e Seleção de novos empregados Planejamento 1ª. Etapa

A Análise SWOT Oportunidades: Ameaças: Pontos Fortes: Pontos Fracos: Planejamento 2ª Etapa Oportunidades: Fatos oriundos do ambiente externo que poderão auxiliar ou contribuir para o alcance dos objetivos. Ameaças: Fatos oriundos do ambiente externo que poderão prejudicar ou dificultar o alcance dos objetivos. Pontos Fortes: Características internas da organização que contribuem ao alcance dos objetivos propostos. Pontos Fracos: Características internas da organização que atrapalham o alcance dos objetivos almejados.

ANÁLISE ORGANIZACIONAL INTERNA Planejamento 3ª. Etapa ANÁLISE DAS CONDIÇÕES INTERNAS DA EMPRESA DIAGNÓSTICO EXAMINAR RECURSOS FINANCEIROS, CONTÁBEIS, MERCADOLÓGICOS, PRODUTIVOS E HUMANOS, AVALIANDO: FORÇAS E FRAQUEZAS

Formulação das Alternativas e Escolha da Estratégia Empresarial: Planejamento 4ª Etapa Passo 1: Após a Identificação de Oportunidades Estratégicas e Ameaças - “O Que Podemos Fazer e Que Precisa ser Feito?” Passo 2: Determinação do Grau de Mudança Estratégica Necessária - “Continuar o Que Estamos Fazendo Agora vai nos Levar Aonde Queremos ir?” Identificar Hiatos de Desempenho : Diferença Entre as Metas Estabelecidas e os Resultados Prováveis Passo 3 : Tomada de Decisão Estratégica - “Isso é o Que Faremos Para Obter o Que Queremos?” 1. Identificação de Alternativas Estratégicas 2. Avaliação de Alternativas Estratégicas 3. Seleção de Alternativas Estratégicas

Níveis de Estratégia: Estratégia de Nivel Corporate Estratégia de Corporation Com Múltiplos Negócios Unidade Estratégica de negócios Unidade Estratégica de negócios Unidade Estratégica de negócios Pesquisa & De- senvolvimento Fabricação Marketing Vendas Finanças Estratégia de Nivel Corporate Estratégia de Unidade de Negócios Estratégia de Nivel Funcional

Estratégia de Nível Corporate Planejamento estratégico Estratégia de Nível Corporate É Formulada Pela Administração de Topo da Corporation Para Supervisionar Interesses e Operações de Organizações Compostas Por Mais de Uma Linha de Negócios Questões : (1) Em Que Ramos de Negócios a Companhia Deve se Engajar ? (2) Quais São os Objetivos e as Expectativas P/ Cada Negócio ? (3) Como Devem ser Alocados os Recursos Para Alcançar Esses Objetivos ? Oito Áreas : Mercado Existente, Inovação, Produtividade, Recursos Físicos e Financeiros, Lucratividade, Desempenho e Desenvolvimento da Administração, Desempenho e Atitudes dos Trabalhadores & Responsabilidade Pública

Estratégia de Unidade de Negócios Estratégia de Nível Funcional : Planejamento estratégico Estratégia de Unidade de Negócios É Adm. Dos Interesses e das Operações de um Negócio Específico Questões : (1) Como o Negócio irá Competir Dentro de Seu Mercado ? (2) Que Prod/Serv Deve Oferecer ? (3) A Que Consumidores Deseja Servir ? (4) Como os Recursos Serão Distribuídos Dentro do Negócio ? Estratégia de Nível Funcional : Cria Uma Estrutura Para a Adm. De Funções Para Apoiar a Estrat. De Un. De Negócios

ESTRATÉGIAS AO NÍVEL CORPORATE O Modelo de Porter: Firmas em Outras Indústrias Ofere- cendo Produtos Substitutos Poder de Barganha dos Fornecedores Indústria Rivalidade Entre os Competidores Atuais Poder de Barganha dos Consumidores Potencial de Entrada de Novos Rivais

Elaboração do Planejamento 5ª Etapa “Uma vez determinadas os objetivos estratégicos, táticos e operacionais, e a estratégia a ser adotada, os gerentes devem selecionar uma abordagem de planejamento mais adequada à situação.” (DAFT) Modelos de Planejamento: Administração por objetivos; Planos de uso único; Planos permanentes; ou Planos de contingências.

Planos de uso único e planos permanentes. São desenvolvidos para atingir um conjunto de metas que não serão repetidas no futuro. Seus princípios típicos são: Criação de programas; Elaboração de projetos.

Planos de uso único e planos permanentes. São planos contínuos que são usados com o objetivo de orientar a realização de tarefas repetidas dentro da organização. Seus princípios típicos são: Elaboração de políticas; Criação de regras; e Criação de procedimentos.

Planos de Contingências “Os planos de contingências, algumas vezes denominado cenários, definem as respostas da empresa a serem adotadas em caso de emergências ou contratempos. Este plano visa: realizar projeções para poder melhor conhecer ou compreender as mudanças possíveis.

Avaliação da Implementação Planejamento 6ª Etapa Implementação da Estratégica - “Fazê-lo” Planos Operacionais Apropriados Avaliação da Implementação Medida e Controle de Progresso - “Checar Freqüentemente para ter Certeza de que Estamos Fazendo o Certo” 1. A Estratégia está Sendo Implementada como Planejado? 2. A Estratégia está Alcançando os Resultados Pretendidos?

Planejamento Tático É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões. Características: Processo permanente e contínuo; Voltado para o futuro; Preocupa-se com a racionalidade da tomada de decisão;

Planejamento Tático Visa selecionar entre as várias alternativas disponíveis um determinado curso de ação em função de suas conseqüências futuras e das possibilidades de execução e realização. O planejamento é sistêmico e uma técnica cíclica; O planejamento é uma técnica de alocação de recursos de forma antecipada estudada e decidida;

Planejamento Tático É uma função administrativa que interage com os demais. É uma técnica de coordenação; É uma técnica de mudança e inovação

A Tomada de Decisão para o PLANEJAMENTO Prof. Eliseu V Machado Jr, M.Sc. 3/25/2017 A função principal do Administrador é decidir onde se deseja chegar, tomando sempre, decisões estratégicas.

O Processo de Tomada de Decisão DECIDIR significa escolher, optar ou selecionar UMA dentre várias possibilidades ou alternativas existentes.

Processo de Tomada de Decisões: Teorias Administrativas Planejamento Processo de Tomada de Decisões: Tomada de Decisão: (1) Identificação de um Problema Específico e (2) Escolha Consciente de uma Linha de Ação para Resolvê-lo ou Aproveitar uma Oportunidade O Problema Existe Quando uma Situação Existente Difere da Situação Desejada O Processo de Identificação é Informal & Intuitivo

Processo de Tomada de Decisões: Teorias Administrativas Planejamento Processo de Tomada de Decisões: Situações que Alertam para a Existência de Problemas: 1. Desvio em Relação à Experiência do Passado 2. Desvio em Relação ao Plano

Processo de Tomada de Decisões: Teorias Administrativas Planejamento Processo de Tomada de Decisões: 3. Outras Pessoas 4. Desempenho dos Competidores Problema : Algo que põe em Perigo a Capacidade da Org. em Alcançar suas Metas Oportunidade : Algo que Oferece a Chance de Superar as Metas

Processo de Tomada de Decisões: Teorias Administrativas Planejamento Processo de Tomada de Decisões: Estabelecendo Prioridades: 1. É um Problema Fácil de ser Enfrentado? 2. O Problema Poderia se Resolver Sozinho? 3. Essa Decisão Deve ser Tomada por Mim?

Processo de Tomada de Decisões: Teorias Administrativas Planejamento Processo de Tomada de Decisões: Decisões Programadas : São Tomadas de Acordo com Políticas, Procedimentos, ou Regras, Escritas ou não, que Simplificam a Tomada de Decisão em Situações Repetitivas, Limitando ou Excluindo Alternativas Decisões Não-Programadas : Destinam-se a Problemas Incomuns ou Excepcionais

Situações de Tomada de Decisão: Teorias Administrativas Planejamento Situações de Tomada de Decisão: 1. Certeza: Conhecemos Nossas Metas e Temos Informações Precisas, Mensuráveis e Confiáveis Sobre o Resultado de Cada Alternativa que Estamos Considerando 2. Risco: Ocorre Quando não Podemos Prever com Certeza o Resultado de uma Alternativa, mas Temos Informação Suficiente Para Prever a Probabilidade

Situações de Tomada de Decisão: Teorias Administrativas Planejamento Situações de Tomada de Decisão: 3. Incerteza: Pouco se Sabe Sobre as Alternativas ou Seus Resultados 4. Turbulência: O Objetivo Final não é Claro.

O Continuum das Condições Para Tomada de Decisão: Teorias Administrativas Planejamento O Continuum das Condições Para Tomada de Decisão: Certeza risco Incerteza Turbulência Controle Pelos Adm Grande Pequeno

Processo Racional de Tomada de Decisão: ALTERNATIVAS E SELECIONAR Teorias Administrativas Planejamento Processo Racional de Tomada de Decisão: 1. EXAMINAR A SITUAÇÃO -Definir o Problema - Identificar os Objetivos da Decisão - Diagnosticar as causas 4. IMPLEM. & MONITORAR A DECISÃO - Planejar a Implementação - Implementar o Plano - Monitorar a & Fazer os Ajustes Necessários 2. CRIAR ALTERNATIVAS -Buscar Alternativas Criativas - Não Avaliar Ainda 3. AVALIAR AS ALTERNATIVAS E SELECIONAR A MELHOR - Avaliar as Alternativas - Escolher a Melhor Alt.

A Distribuição do PODER na Tomada de Decisão CENTRALIZADAS DELEGADAS COMPARTILHADAS OU NEGOCIADAS DESCENTRALIZADAS TRANSFERIDAS

Prof. Eliseu V Machado Jr, M.Sc. 3/25/2017 Etapas da Tomada de Decisão Reconheça o problema ou oportunidade Elabore alternativas de ação Avalie as alternativas Escolha e implemente a alternativa perfeita Avalie os resultados da decisão Recomece o processo se a decisão não foi adequada PARA MAIS INFORMAÇÕES... MEGGINSON, Leon C. “Administração, Conceitos e Aplicações”, Ed. Harbra; KOONTZ & O’DONNELL. “Fundamentos da Administração”, Ed. Pioneira; STONER, James A. F. “Administração”, Ed. PHB.

Avaliando as Alternativas Abandonar a Alternativa N A Alternativa é Exequível? Abandonar a Alternativa N Abandonar a Alternativa A Alternativa é Satisfatória? S N S A Alternativa Terá Conseq. ‘+’s ou ‘0’s? Realize Outras Avaliações S

Prof. Eliseu V Machado Jr, M.Sc. 3/25/2017 NATUREZA QUANTO À FORMA DE AÇÃO AUTOMÁTICA PROBLEMAS E OPORTU- NIDADES PRESENTES REATIVA ADAPTAR-SE RACIONAL DECISÃO PROBLEMAS E OPORTU- NIDADES FUTURAS RACIONAL PROATIVA ANTECIPAR-SE HEURÍSTICA

Prof. Eliseu V Machado Jr, M.Sc. 3/25/2017 Natureza da Tomada de Decisão TEMPO: Programadas; Não Programadas. CONDIÇÕES: Certeza; Risco; Incerteza Certeza Risco Incerteza Turbulência GRANDE Controle pelos Administradores PEQUENO