Capítulo 3 Formas de comunicação do processo de CIM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Advertisements

Prof. José Wanderlei de Moraes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Comunicação Integrada de Marketing
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
Marketing Composto de marketing: promoção
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
MIX DA PROMOÇÃO Propaganda: Qualquer forma paga de apresentação impessoal e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Venda.
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
A Evolução da Venda Pessoal
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Marketing Mix Promoção
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING A2
Planejamento de Campanha – A7
Planejamento de Comunicação
Elementos Promocionais
Planejamento de Comunicação
Copyright © 2006 by Pearson Education
Glossário de Marketing
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Estratégias de Comunicação e Plano de ações
MARKETING – PROMOÇÃO – COMUNICAÇÃO
 Objetivo – fim desejado;  Meta – é um objetivo especificado quanto a tempo e à intensidade de seu cumprimento.
PROMOÇÃO.
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Nos media ou Above the Line Fora dos media ou Below the line
Comunicação.
A publicidade face às restantes variáveis do Mix da Comunicação
Prof. Marcelo Bárcia Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.
Apresentação | | +55 (11)
Comunicação de Marketing Administração do Composto Promocional
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Métodos de Promoção e Planejamento Estratégico
Comunicação Mercadológica
Conceitos: Marketing; Marketing eletrônico; Planejamento de marketing;
Capítulo 2 Planejamento da comunicação integrada de marketing
Marketing de Relacionamento Aula: 02 Prof. Júlio Freschi.
Atividades de uma agência de Comunicação
Professora Monalisa Zoldan 2º ano – Administração Administração Mercadológica.
Capítulo 9 Promoção. Capítulo 9 Promoção Promoção O administrador de marketing conta com várias formas de se comunicar com o mercado: propaganda, venda.
PROMOVENDO PRODUTOS. Introdução A decisão de compra é fruto da interação de três fatores: O que o comprador quer? O que ele sabe? Em quem ele acredita?
Marketing Direto como caminho para construção do RELACIONAMENTO
Consultoria Empresarial
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
UNIUV – Campus São Mateus do Sul Administração 8º semestre
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
PROMOÇÃO Introdução. A promoção tem o significado de comunicação. O mercado precisa ser continuamente informado e persuadido a respeito dos produtos e.
CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing
Web Marketing BlueDent CONSULTORIA MARKETING WEB MARKENTING SUPORTE CONSULTORIA MARKETING WEB MARKENTING SUPORTE BLUE DENT Web Marketing O sistema de Web.
Objetivos do Capítulo Identificar as principais categorias e tendências das aplicações de e-commerce. Identificar os processos essenciais de um sistema.
O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível.
Como Divulgar Sua Empresa
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
Comunicação.
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
Estratégias de Comunicação
UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO CADEIRA: GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇAO
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
 “...refere-se ao uso estratégico, coordenado, de elementos promocionais para garantir o máximo de impacto persuasivo sobre os consumidores atuais e.
Estratégia de Promoção
Tema: Comportamento do Shopper (Comprador) no PDV
Comunicação em Marketing Prof. Márcio Camarotto Aula 17/03.
O que é merchandising? >>Trata-se de um conjunto de operações efetuadas no PDV, para colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, na quantidade.
1. A função da comunicação de marketing
Operações de Marketing
Transcrição da apresentação:

Capítulo 3 Formas de comunicação do processo de CIM ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

Mix de comunicação de marketing Figura 3.1 ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

Formas tradicionais de comunicação Propaganda: o benefício-chave da propaganda é a capacidade de comunicar uma mensagem para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. A propaganda é paga e repetitiva, e o patrocinador da mensagem é identificado. Publicidade e relações públicas: a publicidade utiliza a mídia de massa da mesma maneira que a propaganda. O que a diferencia é o fato de não ser paga. O gerenciamento da imagem da empresa é chamado de relações públicas. CRIAÇÃO DE IMAGEM/POSICIONAMENTO ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

Formas tradicionais de comunicação Patrocínio: pode ser considerado uma forma de comunicação cuja essência está relacionada à construção de uma imagem por meio de associação com outra já estabelecida (patrocinado). É necessário a adequação da imagem pretendida com a imagem do patrocinado. IMAGEM NA SOCIEDADE Promoção de vendas: um conjunto de técnicas de incentivo, de prazo determinado, objetivando estimular a compra/venda mais rápida. Visa a agregar benefício extra ao produto. ESTÍMULO DE VENDAS (BENEFÍCIO EXTRA) ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

Formas tradicionais de comunicação Marketing direto: permite a comunicação personalizada. Visa a criar uma resposta imediata e mensurável do mercado. Exemplos de marketing direto: mala direta, telemarketing, venda direta, propaganda de resposta direta e formas que utilizam meios eletrônicos. CONTATO PERSONALIZADO Venda pessoal: é a comunicação individual (por telefone ou pessoal) entre comprador e vendedor. Tem a vantagem da persuasão. Permite apenas a comunicação com um número limitado de indivíduos por contato. MENSAGEM PERSONALIZADA, INTERATIVA E MODULADA ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

Formas tradicionais de comunicação Tabela 3.1 (trecho) ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

Formas complementares de comunicação Product placement: equivocadamente chamado no Brasil de merchandising. Ações cooperadas com o trade: campanhas de comunicação de varejo desenvolvidas conjuntamente pelo fabricante e pelo varejista. Marketing digital: métodos que utilizam computadores ou redes de computadores (exemplo Internet). Eventos: feiras, congressos, seminários, exposições, shows etc. INSERÇÃO DE PRODUTO EM TV OU FILME CAMPANHAS CONJUNTAS COM VAREJISTA FLEXIBILIDADE, RAPIDEZ E BAIXO CUSTO CONTATO COM PÚBLICO ESPECÍFICO. EXPOSIÇÃO E VALORIZAÇÃO DE MARCA ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

Formas complementares de comunicação Merchandising: atividade de exposição de produtos no ponto-de-venda. Folhetos/catálogos: especialmente importante nos casos em que a decisão de compra é mais planejada ou feita em momento posterior à visita ao ponto-de-venda. Marketing de relacionamento: o processo contínuo de identificação e criação de valores e compartilhamento de seus benefícios com clientes individuais durante todo o tempo de vigência da parceria. EXPOSIÇÃO COMPLEMENTO DE INFORMAÇÕES CONTATO COM CLIENTES ATIVOS ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

Formas complementares de comunicação Tabela 3.1 (trecho) ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

Formas inovadoras de comunicação Advertainment: associar uma comunicação mercadológica com entretenimento de tal forma que seja impossível desassociar uma da outra. Marketing viral: boca a boca com o uso da Internet como meio de suporte. Buzzmarketing: semelhante ao marketing viral, mas não necessariamente feito pela Internet. ASSOCIAÇÃO DE MENSAGEM COM ENTRETENIMENTO EVIDÊNCIA/DESTAQUE DE MENSAGEM EVIDÊNCIA/DESTAQUE DE MENSAGEM ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

Formas inovadoras de comunicação Tabela 3.1 (trecho) ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

Comunicação e Internet Internet: oportunidade e ameaça. A situação clássica na qual a empresa era a única emissora da mensagem, e o cliente era o único receptor agora ficou ultrapassada. Figura 3.2 – Fluxo de comunicação na Internet ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.