CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mudança Organizacional
Advertisements

GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
Cultura e Mudança! Caroline G. Fernandes Claudinei dos Santos
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Gestão Integrada de Negócios
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Endomarketing. O que veremos por aqui
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
Comportamento Organizacional
LIDERANÇA Capacidade de inspirar, motivar e movimentar pessoas a atingir e superar metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. Transformar.
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
BANCO DE TALENTOS.
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Modelo de Excelência em Gestão
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
- Minister (subordinação ou obediência)
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
Teorias Modernas de Gestão
Planejamento estratégico
Introdução O dia da mentira na Intel
Arquitetura do marketing
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
“Cultura Organizacional e Comunicação Interna“
O PROCESSO ESTRATÉGICO
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
APLICANDO PESSOAS.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Administração de Recursos Humanos II
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Empreendedorismo.
Unidade VIII Arquitetura Organizacional
Instituição de Ensino São Francisco
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
Teoria Geral da Administração
RECURSOS HUMANOS E O DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS/EQUIPES DE TRABALHO
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
Gestão do Conhecimento
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
Os novos papéis da GESTÃO DE recursos humanos
Avaliação de Desempenho
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
Cultura Organizacional
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
A mudança nas organizações
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Comportamento Organizacional
Sejam bem vindos.
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Transcrição da apresentação:

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS

ATRAVÉS DO EXERCÍCIO DO OFÍCIO A ORGANIZAÇÃO TORNA-SE TRANSPARENTE, NÃO APENAS PELO SEU LAYOUT, INSTALAÇÕES OU SEUS PROCESSOS, MAS ACIMA DE TUDO PELAS SUAS DETERMINAÇÕES SOBRE AS PESSOAS, INTERADAS ENTRE SI, ATRAVÉS DO EXERCÍCIO DO OFÍCIO

CULTURA ORGANIZACIONAL - CONCEITOS “PRODUTO DO APRENDIZADO DA EXPERIÊNCIA COMUM, TRADUZIDO NUM PADRÃO DE PRESUPOSTOS BÁSICOS, DESENVOLVIDOS POR UM GRUPO DOMINANTE E REPASSADO AOS SEUS MEMBROS COMO A FORMA CORRETA DE PERCEBER, PENSAR E SENTIR A ORGANIZAÇÃO” (SCHEIN, 19987; apud FERNANDES, 2001)

CULTURA ORGANIZACIONAL - CONCEITOS “CONJUNTO DE CRENÇAS E PERCEPÇÕES QUE DEFINEM AS RELAÇÕES ENTRE GRUPOS DE UMA ORGANIZAÇÃO DE FORMA EXPLÍCITA E IMPLÍCITA” (FERNANDES, 2001) VISÃO DE MUNDO PERCEPÇÃO DE MUNDO VALORES RELAÇÕES COM O PODER

CULTURA ORGANIZACIONAL LUZ SOMBRA INSUMOS ASPECTOS APARENTES ASPECTOS SUBJACENTES EMOÇÕES SENTIMENTOS C O O M R P G O A R N T I A Z M A E C N I T O O N A L “SOMBRA” OBJETIVOS/MISSÃO ESTRUTURA TECNOLOGIA REGRAS/ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAIS RECURSOS HUMANOS COMUNICAÇÃO NORMAS EXPLÍCITAS VALORES DECLARADOS ATITUDES MECANISMOS DE DEFESA ARQUÉTIPOS SÍMBOLOS NORMAS GRUPAIS (“SUPOSTO BÁSICO”) INCONSCIÊNCIA COLETIVA COMPONENTES DESCONHECIDOS

CULTURA ORGANIZACIONAL LUZ SOMBRA INSUMOS ASPECTOS APARENTES ASPECTOS SUBJACENTES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL INTERAÇÕES DESEMPENHO GLOBAL RESULTADOS

CULTURA ORGANIZACIONAL - CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

CULTURA ORGANIZACIONAL DOMINADA POR NORMÓTICOS “DEIXA ESTAR PARA VER COMO É QUE FICA.” Baixos níveis de comprometimento, foco e objetivo O tempo caminha de presente para o passado “fazer” ou “não fazer” são palavras sinônimas (fazer de conta) O normal é o fracasso; o sucesso é o fracasso que não deu certo ANTÍDOTO: PARTICIPAÇÃO, ENGAJAMENTO E ACEITAÇÃO DO DESAFIO PARA A REALIZAÇÃO

DOMINADA POR NORMÓTICOS ? Quais as ações podem ser tomadas pelo RH para mudar a Cultura de um Organização DOMINADA POR NORMÓTICOS ? 1. 2. 3. 4. 5.

CULTURA ORGANIZACIONAL - CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

CULTURA ORGANIZACIONAL DOMINADA POR LEGIÃO ESTRANGEIRA “Não, senhor. Talvez, senhor.” Baixos níveis de comprometimento e médios níveis de foco e objetivo Legiões de cumpridores de normas, mas apenas o estritamente necessário para salvaguardar sua cabeças Não há culpados para os erros: “caça ao pato” os indivíduos teme pelo pior e não arriscam o silêncio alimenta as relações tensas; a confiança só existe na ficção ANTÍDOTO: CRIAR GOSTO, PAIXÃO PELO QUE SE FAZ

DOMINADA PELA LEGIÃO ESTRANGEIRA? Quais as ações podem ser tomadas pelo RH para mudar a Cultura de um Organização DOMINADA PELA LEGIÃO ESTRANGEIRA? 1. 2. 3. 4. 5.

CULTURA ORGANIZACIONAL - CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

DOMINADAS POR INOCENTES “De boa intenção, o inferno já tá cheio !” CULTURA ORGANIZACIONAL - CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES DOMINADAS POR INOCENTES “De boa intenção, o inferno já tá cheio !” Altos níveis de comprometimento e baixos níveis de conhecimento do foco e dos objetivo Obedecem cegamente o que o senhor feudal manda; medo Nenhuma mudança é proposta de baixo para cima; o chefe resolve Antídoto: engajamento e motivação, fundamentadas num maior fluxo das informações, para que todos realmente “conheçam o negócio”.

DOMINADA POR INOCENTES ? Quais as ações podem ser tomadas pelo RH para mudar a Cultura de um Organização DOMINADA POR INOCENTES ? 1. 2. 3. 4. 5.

CULTURA ORGANIZACIONAL - CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

CULTURA ORGANIZACIONAL DOMINADAS POR APÓSTOLOS “Mas também, com esse técnico ...” Estão no meio do campo, e estão dependendo do técnico para “escalá-los”; se vão ser atacantes (Realizadores, Equilibristas), laterais (Inocentes), ou zagueiros (Normóticos, Legião Estrangeira). São força motriz para vencer os desafios e obter vantagem competitiva Questionam e devem ser bem esclarecidos; buscam constante apoio da chefia, no sentido do entendimento dos objetivos do negócio e da avaliação de seu desempenho A empresa tem que ser um ambiente que promova o desenvolvimento individual e estimule as pessoas a serem criativas e desafiadoras

DOMINADA POR APÓSTOLOS ? Quais as ações podem ser tomadas pelo RH para mudar a Cultura de um Organização DOMINADA POR APÓSTOLOS ? 1. 2. 3. 4. 5.

CULTURA ORGANIZACIONAL - CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

CULTURA ORGANIZACIONAL DOMINADAS POR EQUILIBRISTAS “Apertem os cintos, o piloto ... (quer fazer).” Baixos níveis de comprometimento e alto foco rumo ao objetivo Movimento para a realização, mas com margens altíssimas de riscos Falta de método; cada um atira para um lado

CULTURA ORGANIZACIONAL DOMINADA POR EQUILIBRISTAS “Apertem os cintos, o piloto ... (quer fazer).” Baixos níveis de comprometimento e alto foco rumo ao objetivo Movimento para a realização, mas com margens altíssimas de riscos Falta de método; cada um atira para um lado Não se sabe o porquê de algo ter dado certo ou errado, nem os papéis de cada um dos componentes da equipe nos processos Antídoto: aliar a vontade de realização com as normas da organização, pensando a médio prazo.

DOMINADA POR EQUILIBRISTAS ? Quais as ações podem ser tomadas pelo RH para otimizar a Cultura de um Organização DOMINADA POR EQUILIBRISTAS ? 1. 2. 3. 4. 5.

CULTURA ORGANIZACIONAL - CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

CULTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÕES DE REALIZADORES “Organizações que Aprendem !” Foco nos resultados e altos níveis de comprometimento, foco e objetivo As pessoas criativas e desafiadoras estão em todas as partes Movimento gera ação Perguntas e respostas certas e objetivas

CULTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÕES DE REALIZADORES “Organizações que Aprendem !” O processo de aprendizado identifica, adapta e substitui valores, normas e métodos ultrapassados, substituindo-os por outros mais competitivos Perguntas: “Por que estamos neste negócio ?” “Como desenvolvemos uma visão crítica do futuro da organização? “Como focalizamos valores e crenças ?”

DOMINADA POR REALIZADORES ? Quais as ações podem ser tomadas pelo RH para otimizar a Cultura de um Organização DOMINADA POR REALIZADORES ? 1. 2. 3. 4. 5.