Assessoria Organizacional e RP

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Transcrição da apresentação:

Assessoria Organizacional e RP Profª. Patrícia Nascimento

RELAÇÕES PÚBLICAS História e Conceito

EUA – primeiras manifestações de RP Guerra de Secessão (1860) Enorme desenvolvimento (especuladores/industriais/Estado controlado/interesses) Condições trabalhadores (salários e jornadas) Willian Henry Vanderbilt – Magnata ferrovias “The public be damned” – Times - Lema p/ industriais sem escrúpulos. Falta de sintonia – empresa / públicos

EUA – primeiras manifestações de RP Reação opinião pública Defesa /correção da atitude dos empresários(estratégia) Divulgar notícias favoráveis às empresas (tática) Mudança percebida pelo jornalista Ivy Ledbetter Lee

IVY LEDBETTER LEE – Pai RP (JOR a RP em New York)

EUA – primeiras manifestações de RP Crise na imagem empresarial: Momento ideal para criar Assessoria. 1º momento Produzia e distribuía notícias em caráter jornalístico (nada pago) Informações reais e de importância para público. Evitava denúncias.

EUA – primeiras manifestações de RP 1º cliente: Pennsylvânia Railroad Várias ferrovias, empresas e setor público também utilizaram RP. Greve Colorado Fuel and Iron CIA. Em dez (1914) consultor pessoal de Johnn Rockefeller Jr. Altera imagem (velho capitalista voraz – bondoso ancião - lenda)

EUA – primeiras manifestações de RP Profissão se estrutura e aperfeiçoa Práticas, técnicas, princípios de RP em ação: Promoção para patriotismo (I e II Guerra) Esforços para esclarecer situação financeira (Grande Depressão) Campanhas de RP eleitoral/político/social (Milhões de $ beneficentes) (período entre guerras) Causou a sofisticação de RP (empresas, governo, sindicatos e instituições sociais).

BRASIL – primeiras manifestações de RP Canadense The San Paulo Tramway and Power Company Limeted (EletroPaulo) 1º Depart. de RP no Brasil 30/01/1914) Objetivo: cuidar das relações com usuários e autoridades (lobby) – ação prematura. Contrata Eduardo Pinheiro Lobo – 1º RP Brasil

EDUARDO PINHEIRO LOBO – Pai RP no BR 02/12/1876 – Data Comemorativa RP no Brasil

BRASIL – RP expansão efetiva RP se firma nos anos 40 com avanço industrial. Chegada da Cia Siderurgia Nacional em Volta Redonda (RJ) Expansão profissional na década de 50. Capital estrangeiro e exigência de competência e preparo profissional.

BRASIL – Décadas de 50 e 60 Anos 50 Curso FGV - Profº Eric Carlson sobre RP na Adm. Pública. Fundação da ABRP. Inclusão da disciplina RP na ESAN. Seminário do Gov. SP para conscientizar redatores sobre os modernos serviços de informação governamental. (Gov. Jânio Quadros)

BRASIL – Décadas de 50 e 60 Anos 60 Reconhecimento da profissão pela Lei nº 5377 – 11/12/67. (privativo p/ bacharéis) Disciplina o exercício e fiscaliza a profissão Decreto nº 63.283 – 26/09/68.

DEFINIÇÕES DE RELAÇÕES PÚBLICAS Não há uma definição precisa que satisfaça. Vários significados atribuídos. Recente surgimento nos países. 1952 catalogaram 987 definições nos EUA. Exame da natureza de suas atividades e funções.

Definição de RP pela ABRP “O esforço deliberado, planificado, coeso e contínuo da alta administração, para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização, pública ou privada, e seu pessoal, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente, entendendo-se por grupos os acionistas, clientes, fornecedores, governo, indústria, escolas, financiadores, etc..”

Definição de RP pela CONRERP “É uma função de caráter permanente, planificada e regular, que partindo do pressuposto de que a boa vontade da opinião pública é fundamentalmente importante para a vida de qualquer empresa, pessoa, entidade ou órgão governamental, trabalha junto aos setores que lhe são mais relevantes ou próximos visando a:

a) conhecer e analisar suas atitudes. b) recomendar à empresa ou entidade meios e modos pelos quais ela possa satisfazer os anseios da opinião pública. c) informar a opinião pública sobre a satisfação de seus anseios, por parte da empresa ou entidade; d)promover a imagem da entidade ou empresa e de seus produtos junto à opinião pública”.

Definição pela Effective Public Relations Uma função da administração distinta, que ajuda a estabelecer e manter linhas mútuas de comunicação, entendimento, aceitação e cooperação entre a organização e os seus públicos; envolve a gestão de problemas ou temas importantes; ajuda a administração a manter-se informada sobre a opinião pública e pronta a responder perante ela; define e sublinha a responsabilidade da administração em servir o interesse do público; ajuda a administração a ficar a par da mudança e a usá-la, serve como um mecanismo de aviso prévio para antecipar modas; usa a pesquisa e uma comunicação racional, sã e ética como ferramentas principais.

Conceito de Relações Públicas Para Pinho (2001, p, 83), “as relações públicas podem ser entendidas como uma função de administração estratégica dos contatos e do relacionamento entre uma organização e os diferentes públicos que a constituem ou que com ela se relacionam e interagem”. Dizem respeito: à informação de caráter institucional entre a entidade e o público através dos meios de comunicação; à coordenação e planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins institucionais; ao planejamento e à supervisão da utilização dos meios audiovisuais, para fins institucionais e ações, como por exemplo, eventos institucionais; ao planejamento e à execução de campanhas de opinião pública (...) (Kunsch, 1986, p. 41).

VÍDEO AULA RP Faz o quê?!

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO… Exercício 5: Analise todas as definições de Relações Públicas fazendo apontamentos pertinentes. Após essa etapa elabore sua própria definição e apresente em sala de aula para seus colegas.