Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM 2012.2 – NOITE Aula - 02.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
REGULAMENTO DA GRADUAÇÃO RES. 103/06 - CONSEPE
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
Arquitetura e Urbanismo Biologia Ciências Sociais Computação Engenharia Filosofia Física Geografia História Letras Matemática Pedagogia CST em Construção.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
Orientações para encerramento do ano letivo
O valor total do semestre é referente a 6 parcelas.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
ORIENTAÇÕES SOBRE A COLETA NO SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
ENCONTRO COM CALOUROS – 2014/1
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
CAA / DER LESTE 1 REUNIÃO DE 04/07/2011
PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES
Aproveitamento de Estudos
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Orientações disponíveis do sistema
I ENCONTRO PEC-G e PEC-PG na UFG
Colégio Sete de Setembro Faculdade Sete de Setembro
Desempenho Acadêmico Graduação
Enade UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
ENADE Redes e ADS.
REUNIÃO BOLSISTAS CIDADÃ E ARTIGO 170. Localização: em frente à Biblioteca Contatos: (49) /1089/1049/1038
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Universidade de Passo Fundo Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Enade.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Universidade Federal de Santa Catarina
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Educação de Jovens e Adultos - EJA
ENADE 2010 : Cursos de Saúde ENADE 2010 : Cursos de Saúde Salvador, 23 de Fevereiro de 2010 Profª Rose Lacerda Diretora Acadêmica Profª Rose Lacerda Diretora.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2º semestre de 2014 Matricula Obrigatória 02 e 03 de junho de 2014 Local: Seção Técnica de Graduação Obs: Realizar a.

PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Serviço de Psicologia e Orientação
Conhecimentos bancários FIES. Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
B O A S V I N D A S Ano Letivo 01/2016
Orientações para a Renovação da Matrícula 1. Obrigatoriedade da Renovação da Matrícula 2. Etapas da Matrícula 3. Calendário 4. Critérios para o “Ranking”
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
DIREITOS NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM CEULP/ULBRA LIPE -Curso de Direito Profs. Josué Amorim e Aline Salles.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
C OORDENAÇÃO G ERAL DE E DUCAÇÃO B ÁSICA A TUALIZAÇÃO DOS PPCS PARA 2016 Pedagoga Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Departamento de Orientação e Apoio (DOA) Programa de Adaptação aos Instrutores.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02

Profº André Maia Normas Institucionais REGIME ACADÊMICO A FG adota o Regime de Seriado Semestral, em que as disciplinas dos cursos de graduação são ofertadas por semestre letivo, cabendo ao aluno cursar todas as disciplinas regulares previstas para a sua série de vínculo; igualmente as avaliações da aprendizagem e da freqüência também realizadas dentro do período do semestre

Profº André Maia O aluno deve renovar sua matrícula a cada semestre letivo, na forma e nas datas definidas pela Faculdade; A renovação de matrícula é o ato formal e indispensável para se considerar o aluno regularmente matriculado e para a manutenção de seu vínculo com a Faculdade; A não renovação da matrícula suspende o vínculo do aluno com a Faculdade. Normas Institucionais

Profº André Maia A matrícula é o ato formal de vinculação do aluno à Faculdade e ao Curso. E, como a FG adota o regime seriado semestral, a renovação da matrícula é feita por semestre. Matrícula

Profº André Maia Matrícula Inicial na Série A matrícula inicial ocorre: -Por ingresso do aluno através de processo seletivo promovido pela própria Faculdade; -Por transferência de aluno proveniente de outra Instituição de Ensino Superior; -Por ingresso de portadores de diploma de graduação.

Profº André Maia O aluno deve comprovar: - A conclusão do curso de ensino médio ou equivalente; - A classificação satisfatória no respectivo processo seletivo e - A apresentação da documentação exigida para a matrícula.

Profº André Maia Retorno ao Curso O aluno que houver interrompido seu curso, por trancamento de matrícula ou abandono, pode retornar à Faculdade, existindo vaga, devendo, obrigatoriamente, adequar-se ao projeto pedagógico e, consequentemente, à estrutura curricular em vigor e às demais exigências acadêmicas e administrativas. Autorizado o retorno, o aluno deve procurar o Diretor do Curso para iniciar o processo de renovação da matrícula, com a definição de sua situação acadêmica.

Profº André Maia Aluno com FIES Brasil O aluno inscrito no FIES e/ou PROUNI deve verificar se o cadastro já foi efetuado e fazer a renovação da matrícula seguindo os procedimentos rotineiros. FIES  é um produto do Instituto Educar que oferece uma nova oportunidade de acesso ao Ensino Superior, auxiliando estudantes de todo o Brasil no processo de contratação do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior)

Profº André Maia Aluno com Bolsa O aluno beneficiado com bolsa deve, a cada semestre letivo, no período de renovação de matrícula, procurar o Setor responsável para se certificar de que a bolsa está cadastrada, mantida ou não renovada e se orientar sobre qual providência a ser tomada. OBS: O aluno sempre deverá ficar atento aos comunicados emitidos pela Faculdade e principalmente cumprir os prazos estabelecidos.

Profº André Maia Aluno concluinte O aluno que já cumpriu todas as séries regulares, embora lhe faltando cursar disciplinas para concluir o curso, deve procurar o seu respectivo Diretor do curso para iniciar o processo de renovação da matrícula, com a definição de sua situação acadêmica, mantendo-se o seu vínculo à última série do curso.

Profº André Maia Aprovado(a) ou Reprovado(a) Aluno com disciplina de série regular em situação de aproveitada, aprovada ou reprovada, deve fazer matrícula na série, verificando a proporcionalidade na parcela financeira. Quanto à disciplina reprovada, deverá ser cursada em regime de dependência, no mesmo semestre letivo ou posteriormente.

Profº André Maia Oferta especial Aluno com disciplinas pendentes das séries anteriores poderá cursá-las em regime de adaptação ou de dependência nas turmas de oferta especial programadas para o mês de julho e para o primeiro e segundo semestres conforme aprovação de projeto pela Direção do Curso e Direção Acadêmica.

Profº André Maia AJUSTE DE MATRÍCULA No prazo estabelecido no Calendário Acadêmico e no Edital de Matrícula, pode o aluno promover ajustes na sua matrícula, solicitando mudança de turma e inclusão ou cancelamento de matrícula em disciplina extra (adaptação e dependência) com oferta em turma regular.

Profº André Maia Diferenças da FG O EXAME DE PROFICIÊNCIA é um sistema especial de avaliação das potencialidades, conhecimentos e experiência profissional anteriores do aluno, que lhe possibilita avançar nos estudos, mediante comprovada demonstração do domínio do conteúdo e das habilidades e competências requeridas por disciplina ou grupo de disciplinas do currículo do seu curso.

Profº André Maia Para requerer Exame de Proficiência Estar devidamente matriculado na disciplina; Não ter sido reprovado na disciplina solicitada; Não ter sido reprovado anteriormente em Exame de Proficiência para a mesma disciplina ou disciplina equivalente; Estar em dia com suas obrigações na Faculdade; Atender às exigências estabelecidas no Edital de Exame de Proficiência divulgado No período estabelecido no Calendário Acadêmico.

Profº André Maia APROVEITAMENTO DE ESTUDOS Trata-se do processo em que o aluno aproveita e incorpora ao seu histórico escolar, disciplinas cursadas anteriormente, com aprovação, em nível superior. O aluno interessado deve preencher requerimento na Central de Atendimento.

Profº André Maia ATIVIDADES COMPLEMENTARES Entende-se como Atividades Complementares, na FG, o conjunto de atividades de atualização e complementação de formação profissional que abordem temas correlatos à área de conhecimento de cada curso de graduação. As atividades complementares estão devidamente regulamentadas pelo Conselho Acadêmico (CONAC)

Profº André Maia ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), instituído pela Lei de 14 de abril de 2004, como parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos de Graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares dos Cursos.

Profº André Maia Aluno irregular O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e sua regularidade é condição prévia a conclusão de curso e consequentemente expedição do diploma. Dessa forma, o estudante ingressante ou concluinte que for convocado a participar do Exame e não comparecer a prova, torna-se irregular junto ao Ministério de Educação.