17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária.

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Transcrição da apresentação:

17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária Conceito na Capes: 6 Início do Curso:  Mestrado: 1974  Doutorado: 1997 Apresentadora: Sonia Terezinha dos Anjos Lopes Centro de Ciências Rurais MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

UFSM Pontos fortes do Programa  Quadro docente consolidado e qualificado.  Alta disposição dos docentes para ensino, pesquisa e extensão.  Preocupação em aumentar a qualidade da produção científica.  Entrada de novos docentes com produção de alto nível para estimular a produção/ensino no programa.  Adequado número de docentes  Reconhecimento nacional e internacional dos grupos de pesquisa.

UFSM Pontos fracos do Programa  Heterogeneidade na produção.  Regimento interno do PPGMV desatualizado.  Política de credenciamento que não credencia docente ex-egresso

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Expandir a internacionalização com países Europeus e do CONESUL MédiaIdiomaDivulgação e Recursos 3 Fomento ao Doutorado (crescimento de 100% até o final do triênio) MédiaResistência de alguns professores Falta de bolsas 1 Fomento ao pós- doutorado-Senior MédiaAcomodação de alguns professores Contratação de substituto 3

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Incentivo a participação de Docentes altamente qualificados, do Brasil e do Exterior, em Bancas de Mestrado e Doutorado, utilizando recursos de teleconferência. AltaAceitação cultural Disponibilidade da infra- estrutura na Universidade 1 Renovação do corpo docente, na busca de professores mais produtivos MédiaFalta de consenso entre os docentes Falta de incentivo da instituição 3 Inovação e patentesAltaConscientizaçãoNenhuma2

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Renovação qualificada (Docentes Permanentes mais competitivos com EQA1> 1,4/ano) indicador reavaliado anualmente após conclusão do relatório MédiaResistência a contratação de docentes permanentes não produtivos Política de contratação Institucional que não leva em conta a Pós- Graduação 1 Fomento ao pós- doutorado Seniors (≥ 3/triênio) AltaDesinteresse dos docentes Política institucional de contratação de substituto 3 DP

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Fomentar estágios pós-doutorais (1/área/ano)triênio MédiaFalta de interesse Instituição ainda jovem em pesquisa 3 DP

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Interação entre os grupos de pesquisa MédiaGrupos conservadores Dificuldade de implementação da infra-estrutura 2 Atualização das linhas de pesquisa conforme a reestruturação do programa (dez 2012) AltaPolítica interna do programa Nenhuma Número de projetos de pesquisa

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Sugerir a reclassificação dos periódicos (Qualis) de acordo com as áreas AltaFalta de interesse de algumas áreas Resistência da Capes 5 Publicação em periódicos internacionais (em inglês) AltaProfessores sem motivação em algumas áreas Nenhuma5 Inserção de patentes no compto do ID Divergência de opiniões Nenhuma Trabalhos completos em periódicos

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar em 100% a relação T/D (até o final do triênio) AltaPolítica interna do programa Perda do conceito 61 Aumento sustentável da Migração de M/D AltaFalta de recursos para implementação das bolsas Liberação de recursos insuficientes pelos órgãos financiadores 3

UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos48283 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 1872 Porcentual de egressos que participam em Programas de PG ? 44 Demais destinos relevantes dos egressos Órgãos Federais, Estaduais privada e Autônomas. Privadas Americanas, Canadá e Municipais, Economia Instituições públicas e da Ásia (Qatar)

UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Quadro de disciplinas necessita renovação: qualificação de projeto para mestrado, novas disciplinas em determinadas áreas.  Bolsas e recursos são satisfatórios.  Melhor utilização da estrutura e equipamentos.  Baixa colaboração entre docentes dentro PPGMV. Há poucos projetos realizados em conjunto entre as áreas.

UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Disponibilizar aos alunos do PPGMV mais palestras sobre o tema: publicação científica, qualidade da publicação científica, futuro da pesquisa científica como a que ocorreu recentemente.  Adequação da disciplina “seminários” do Mestrado. Convocação de banca externa para avaliação do trabalho e da apresentação.

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Estimular os grupos de pesquisa a encaminhar projetos institucionais MédiaProfessores sem experiência na elaboração de projetos Disponibilidade de recursos 4 Grupos de pesquisa consolidados apoiando os grupos novos AltaFalta de interesse de alguns docentes Nenhuma4

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Discentes em programas sanduíche Panorama atual:25% Panorama futuro:60% AltaProficiência em língua inglesa Falta de bolsas3 Expansão das atividades de prestação de serviços a comunidade com a participação de Pgs AltaFalta de incentivo dos docentes Não aprovação de projetos pela instituição 3

UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Fomento ao Doutorado (crescimento de 100% até o final do triênio).  Aumentar em 100% a relação T/D (até o final do triênio).  Equilíbrio entre docentes no ensino, pesquisa e extensão.  Interação entre os grupos de pesquisa.  Inserção de patentes no compto do ID.  Expandir a internacionalização com países Europeus e o MERCOSUL.  Fomentar estágios pós-doutorais (1/área/ano)triênio. PRINCIPAIS METAS

UFSM  Atualização das linhas de pesquisa conforme a reestruturação do programa (dez 2012).  Discentes em programas sanduíche Panorama atual:25% Panorama futuro:60%  Estimular os grupos de pesquisa a encaminhar projetos institucionais.  Grupos de pesquisa consolidados apoiando os grupos novos.  Publicação em periódicos internacionais (em inglês).  Mais interação com programas de pós-graduação não consolidados. CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS PRINCIPAIS METAS

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