Sobre o ITS O Instituto de Tecnologia de Software é uma entidade sem fins lucrativos, cuja missão é : Contribuir para a Excelência em desenvolvimento.

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Transcrição da apresentação:

Sobre o ITS O Instituto de Tecnologia de Software é uma entidade sem fins lucrativos, cuja missão é : Contribuir para a Excelência em desenvolvimento e comercialização de software como agente SOFTEX de São Paulo. Objetivos Fomentar a indústria de software brasileiro; Condicionar empresas para entrada no competitivo mercado global; Promover o Empreendedorismo no domínio da Tecnologia da Informação;

Fundadores

Áreas de Atuação Incubadora P&D Serviços TI Aceleradora de Negócios Incubadora de Empresas de Software Programa de pré incubação Incubadora de Aplicações iASP P&D Desenvolvimento de projetos visando a efetiva transferência de tecnologia aos nossos clientes. Serviços TI Avaliações, testes e homologação de software Suporte para desenvolvimento de software Orientação na criação e organização de equipes de desenvolvimento

Áreas de Atuação Eventos Empresarial Articulação do ITS com os setores públicos Palestras e apresentações especiais Feiras, exposições, missões comerciais e rodas de negócios Empresarial Atendimento aos associados Apoio à Capitalização de Empresas Consultoria estratégica Plano de negócios

Programa Cooperativo CMMI ITS - Instituto de Tecnologia de Software

O Programa Cooperativo CMMI Programa elaborado e gerenciado pelo ITS, com apoio do CenPRA, suporte do SOFTEX e Fundo Verde Amarelo/FINEP. Capacita empresas brasileiras a alcançar, em 12 meses, o nível 2 do modelo estagiado do CMMI nos seus processos de desenvolvimento e produção de software.

O Programa Cooperativo CMMI Avaliação CMMI Sucesso !! Pré dos Processos Implantar adequados Plano de adequação Como está o Processo? Equipe capacitada (própria e consultoria) Tempo = 15 meses max Treinamento compartilhado e Consultoria por empresa O que é requerido ?

Desenvolvimento O programa é desenvolvido por profissionais brasileiros, conhecedores dos modelos de maturidade e vivência em implantação de processos de desenvolvimento e produção de software. São identificadas entidades e profissionais avaliadores para realização da avaliação de todas as empresas do grupo.

Escopo O Programa abrange as seguintes atividades: Capacitação de coordenadores Avaliação dos processos correntes nas empresas Planejamento das Melhorias Desenvolvimento e Implantação dos processos e procedimentos previstos Consolidação dos processos Avaliação Preliminar

Meios O Programa é desenvolvido através de: Treinamento com cerca de 90 horas Assessoramento técnico: 200 horas por empresa Workshops Reuniões com Dirigentes Avaliações Periódicas e Gerais Gerenciamento Global do Projeto

Cronograma Assessoramento - Planejamento do Projeto Workshop 4 - Gestão de Requisitos - Planejamento do Projeto - Monitoramento e Controle do Projeto Workshop 3 - Gestão de Configuração - Gestão da Qualidade - Medições e Análises - Gestão de Acordos com Fornecedores Workshop 1 - Praticas Comuns Nível 2 - Auto Avaliação - Introdução ao CMMI - Planejamento e SEPG - PGI e Métricas Workshop 2 Assessoramento Workshop 5 Avaliação Oficial

Metodologia Programa focaliza a implementação de processos adequados, buscando: Dinamismo em todas etapas: Atividades junto à empresa desde o treinamento conceitual; Participação pró-ativa de coordenadores Nos treinamentos, na diagnose e no planejamento; Comprometimento de dirigentes com resultado Reuniões bimensais de revisão Agregar vantagens ao processo existente, à medida que plano é implementado. Cuidados para não instabilizar o processo existente

Metodologia Atividades de Diagnóstico e Planejamento Coordenadores recebem treinamento e material para auto diagnose e planejamento; Realizam o diagnóstico em suas empresas; Análise, revisão e confirmação in loco por consultores Coordenadores realizam o planejamento inicial Consultores analisam e revisam com coordenadores Plano inicial consolidado é submetido à direção da empresa

Metodologia Atividades de Motivação para o Projeto Preparar coordenadores para a gestão das mudanças e pessoal chave para facilitar/suportar a implementação de novos processos Planejamento define papéis dos participantes e pessoas chaves

Metodologia Atividades de Implementação Condução na Empresa: Coordenadores e Sponsor Tratamento como projeto Acompanhamento e Consultoria: Verificação de progresso Orientação à solução de problemas de implementação Workshops e reuniões de grupo de coordenadores: Casos de sucessos e dificuldades Análise e recomendação das melhores práticas Encontros de Dirigentes e Comitê Consultivo Avaliação do desenvolvimento

Metodologia Consolidação dos Processos e Avaliação Gestão do Projeto Grupo de avaliadores Apresentação de processos por representantes da empresa Análise e recomendações de ações complementares Relatório Final Gestão do Projeto Gestão Geral e suporte à gestão do projeto de cada empresa Verificação dos ganhos obtidos na implementação das melhorias de processo

Compromisso das Empresas Recursos Humanos Necessários Dois coordenadores por empresa Dirigente Responsável (Sponsor) Contratos ITS-Empresas Acordo de Não Divulgação de Informações Sigilosas Participação efetiva Projeto de empresa

Benefícios do Programa Operando em Grupo, obtém-se: Redução de custos para as atividades de capacitação, consultoria para implantação e, avaliação dos processos; Compartilhamento de experiências nas atividades relacionadas à melhoria do processo de software e, à solução de problemas para implementação e gestão dos processos;

Organização Equipes das Empresas Consultores Suporte Técnico Administrativo Gestão do Programa Comitê de Coordenação Técnica ITS Márcia Berti Roberto Gavioli CenPRA Clenio Salviano ITS David Yoshida

Avaliação Oficial A SEI Partner Liveware Inc, com sede em Austin, USA, é a parceira do ITS e do Riosoft para a realização de cursos e avaliações oficiais Atividades conduzidas pelos Lead Appraisers Jorge Boria e Viviana Rubinstein Os preços para cursos e avaliações são os mais competitivos do mercado Programação conjunta de avaliações permite redução adicional de custos

Logotipo do Programa Cooperativo CMMI

Resultados, Lições Aprendidas e Práticas Recomendadas

Grupo 1 Início em Abril de 2004, encontra-se na etapa de finalização da consolidação dos processos

Grupo 1

Grupo 2 Início em Outubro de 2004, encontra-se na finalização da etapa de implantação dos processos

Grupo 3 Início em Junho de 2005, encontra-se no início da fase de implementação

Resultados Projeto aprovado pelo Softex/Finep Duas empresas com avaliação oficial planejada para início de 2006 Duas empresas com estratégia de alcançar Nível 3 Ganhos relatados pelas empresas relativos à melhoria na gestão de projetos 33 Cursos realizados, correspondentes a 264 horas de curso técnicos de Engenharia de Software 5 cursos a serem realizados no Grupo 3 até Fevereiro de 2006 43 coordenadores de empresas capacitados em CMMI e em Melhoria de processos Planejamento iniciado para 4o. Grupo de Empresas, com mais de 30 solicitações

Lições Aprendidas Implementação deve ocorre sob forma de um PROJETO DA EMPRESA; não de algumas pessoas ou de setor isolado O sucesso depende da REAL ADOÇÃO dessa forma de gestão, pelos principais stakeholders, líderes e dirigentes. O desafio reside em quebrar a resistência à mudança e a rejeição ao seguimento de processos. Sem COMPROMETIMENTO dos participantes da empresa e, sem a sensível COMPETÊNCIA dos consultores e da FORTE ATUAÇÃO da gerência do projeto, não se quebra essa resistência. Alinhamento do objetivo do programa entre Gestores, Consultores e Empresas

Práticas Recomendadas Programa deve ser tratado rigorosamente como Projeto dentro da empresa, com objetivos claros e bem entendidos Alinhamento constante do compromisso da alta direção da empresa com o projeto de melhoria Planejamento detalhado, gestão e controle apurado das atividades e dos recursos do programa em todos os níveis Contato estreito entre Gestor, Empresa e Equipe Técnica

Perguntas?

David Yoshida david.yoshida@its.org.br 11-2166-4000 ITS - Instituto de Tecnologia de Software Obrigado! David Yoshida david.yoshida@its.org.br 11-2166-4000