Prof. Dirce Stein Backes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Escola pode resgatar a Cidadania?
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
Prof(a): Patrícia Braz
Regina Célia Baptista Belluzzo
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Saúde Bucal na esfera pública
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
Empreendedorismo.
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
Secretaria de Administração
GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
SÉCULO XX.
O campo da Psicologia no CRAS
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Missão “Qualificar e Habilitar cidadãos na área da saúde, assumindo uma conduta dinâmica, crítica, ética e autônoma, tornando-os agentes transformadores.
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
I ENCONTRO FLUMINENSE DE TURISMO
EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
Ministério da Cultura.
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Práticas de Apoio à Gestão
Gestão Estratégica FINEP
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Trabalhando com Grupos
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O SERVIÇO SOCIAL COMO PROFISSÃO INTERVENTIVA NA REALIDADE SOCIAL: ASPECTOS CENTRAIS.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.

Palavra de origem francesa, "entreprende" ou "entrepreneur" =
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
A prática do psicologo no CRAS
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Introdução ao Serviço Social
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
O ser Administrador Tópicos Atuais Profissionais T A P Aula II.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Transcrição da apresentação:

Prof. Dirce Stein Backes Empreendedorismo Social Prof. Dirce Stein Backes

Empreendedorismo Empreendedorismo Empreendedorismo privado – geração de riquezas Empreendedorismo social – Missão social Concebe a riqueza como meio para alcançar determinado fim.

Empreendedorismo privado Modelo de gestão com mais de 80 anos, originalmente relacionado à atividade intermediária e concretizado por meio de pessoas que ficam entre o fornecedor e o mercado e que facilitam o processo de troca.

Enfrentamento dos problemas sociais Associado à lógica da economia Filantropia Caridade empresarial Assistencialismo

Empreendedorismo social Processo alternativo dinâmico e estratégico, dotado de mecanismos mutáveis capazes de tornar sustentáveis os produtos, serviços, organizações e, principalmente, a gestão de pessoas. Para tanto, combina a paixão por uma missão social com a imagem de disciplina, inovação e determinação alicerçadas nos valores da cidadania além de “assumir uma atitude de inconformismo e crítica face às injustiças sociais existentes”.

Empreendedorismo social Tendência organizacional e relacional de expandir redes/sistemas/arranjos de compromisso social, como alternativa para abordar questões sociais complexas e aparentemente inatingíveis, quando tratadas isoladamente.

Empreendedorismo social Paradigma emergente de um novo modelo de desenvolvimento em redes e parcerias, com foco na dimensão humana, social e sustentável. É o processo de fazer algo novo (criação) ou algo diferente (inovação) com o propósito de agregar valor social.., 2005).

Empreendedorismo social Reside na habilidade de criar e protagonizar alguma coisa a partir de praticamente nada e atribui o significado à ação humana, isto é, à postura, ao comportamento ou às atitudes humanas que qualificam e potencializam as possibilidades de atingir resultados esperados e desejados socialmente.

Empreendedores sociais São definidos como pessoas que têm: Visão estratégica Habilidades interativas Determinação Inovação Criatividade Ousadia Atitude ética e transparente Responsabilidade social

Estratégias empreendedoras Apoio ao desenvolvimento da comunidade local Preservação do meio ambiente Investimento no bem-estar de todos os atores sociais Comunicação transparente Projetos estratégicos de inserção social Sinergia com os parceiros Valores pessoais e profissionais alicerçados na cidadania

Empreendedorismo social O empreendedorismo social é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX... esta revolução está dentro da Universidade também. (Timmons)  

O papel social do enfermeiro Por muito tempo a enfermagem não exerceu ações transformadoras na sociedade, e sim reproduziu de maneira eficiente e eficaz o que era determinado pelas políticas, programas e instituições governamentais. O enfermeiro parece não ter percebido a dimensão da esfera do poder conquistado ao longo do tempo em que se buscava sua visibilidade. Adquiriu competência técnica e descuidou-se de aprimorar a sua competência político-social em prol da sua organização profissional e de seu papel como agente transformador (COSTA et al., 2006, p. 413).

O papel social do enfermeiro Tudo o que tem a ver com o processo de viver humano tem a ver com a prática do enfermeiro. Quer seja no turismo, quer seja na área do lazer, quer seja na área do conforto, na manutenção das necessidades humanas básicas, isto é, na alimentação, nutrição, oxigenação, higiene, quer seja nas atividades psicológicas na escola... em todos os espaços onde há vida humana a enfermagem pode atuar. Quer seja nos bairros, nas escolas, ou seja, onde tem vida humana. Só que muitas vezes o enfermeiro não ousa... (Enfermeiro).

O papel social do enfermeiro A enfermagem tem um campo de atuação muito grande e complexo. O enfermeiro pode atuar num campo mais científico, mais técnico e nas questões mais amplas de consciência. O enfermeiro tem um potencial muito grande, muito amplo. É uma profissão que está sendo valorizada. Mas é o enfermeiro que precisa se valorizar. O enfermeiro precisa aprender a se valorizar. Eu acredito que a enfermagem tem um potencial, tem um campo muito amplo de atuação, no campo político, social, econômico, na educação, na assistência, na humanização (Enfermeira). 

O papel social do enfermeiro Existe um mercado muito, muito grande e pouco explorado pelos enfermeiros. A enfermagem tem todo um espaço a ser explorado a qualquer hora. Eu tenho uma experiência de cuidado domiciliar com idosos... Existe um espaço infinito de empreendedorismo para a enfermagem. Por isto nós temos que começar a mostrar aos nossos alunos da graduação que existem outras fronteiras a serem exploradas e não só preparar o aluno para concursos (Enfermeira).

O papel social do enfermeiro A enfermagem tem um olhar, isto é, próprio da enfermagem e todos os que trabalham na saúde coletiva percebem isto... ela tem um olhar amplo. Quem majoritariamente coordena os serviços de saúde são os enfermeiros. Eles têm uma formação específica, um pouco diferente dos médicos, dos dentistas... o próprio vínculo de trabalho faz com que a enfermagem seja mais comprometida com o sistema... Eu vejo a gestão, a participação e o trabalho em equipe como características importantes da profissão (Médico).

Questionamentos Questionamentos De que forma a enfermagem, enquanto profissão iminentemente social pode estar se inserindo de forma mais efetiva nas questões políticas e sociais? De que forma a interação pró-ativa dos enfermeiros pode estar contribuindo na promoção e proteção da saúde? De que forma a enfermagem pode estar implementando políticas sociais e de saúde com vistas à transformação social?