Prof. Miguel Antonio Pelizan Gestão da Produção Prof. Miguel Antonio Pelizan
6 – JIT Just in Time
JIT – Just in Time Objetivo: Aumentar o retorno sobre o investimento da empresa através do aumento da receita, da redução dos custos e do imobilizado e da participação dos empregados no processo produtivo.
JIT – Just in Time “...propõe-se a fazer um produto em fluxo balanceado e sincronizado segundo as necessidades do consumidor com o mínimo absoluto de recursos”.
JIT – Just in Time “...conjunto integrado de atividades projetado para obter uma produção de alto volume usando um mínimo de estoques de matérias-primas, estoques em processos e produtos acabados”. “...é baseado na lógica de que nada será produzido até que seja necessário”.
Histórico do Just in Time Década de 1960 Japão Fábrica da Toyota Motor Company Taichi Ohno Forma alternativa à produção em massa “produção enxuta”, Gestão dos materiais Trabalho humano nas fábricas.
JIT – Just in Time Preceitos: preparo rápido de máquinas; disposição física celular;
JIT – Just in Time Preceitos: redução de estoques; produção “puxada”;
JIT – Just in Time Preceitos: círculos de controle da qualidade; lotes de produção pequenos; qualidade absoluta; manutenção preventiva, etc.
Excesso de estoques mascaram problemas
JIT diminui estoques e permite detectar e corrigir os problemas
Filosofia das operações JIT Eliminação de desperdícios; Envolvimento dos funcionários na produção; Esforço de aprimoramento contínuo.
Eliminação de desperdícios (Toyota – 7 tipos) Superprodução Tempo de espera Transporte Processo Estoque Movimentação Produtos defeituosos
Envolvimento de todos Cultura organizacional Resolução de problemas por equipes Inclusão de tarefas de manutenção e set-up Rotação de cargos Multi-habilidades Responsabilidade pessoal e engajamento
Aprimoramento contínuo (Kaizen) Desempenho real x ideal Aproximação com o tempo. Critério – medida de desempenho - qualidade - velocidade - confiabilidade - flexibilidade - custo
Técnicas JIT 1 – Práticas básicas de trabalho 1.1 – Disciplina 1.2 – Flexibilidade 1.3 – Igualdade 1.4 – Autonomia (autoridade parar linha, coleta de dados, programação de materiais, resolução de problemas) 1.5 – Desenvolvimento de pessoal 1.6 – Qualidade de vida no trabalho 1.7 - Criatividade
Técnicas JIT 2 – Projeto para a manufatura Projeto determina 70% a 80% dos custos de produção; Redução do número de componentes Redução do número de submontagens Melhor uso de materiais melhor uso de métodos
Técnicas JIT 3 – Foco na operação simplicidade, repetição e experiência trazem competência; Focalizar conjunto limitado e gerenciável de produtos, tecnologias, volumes e mercados; Estabelecer políticas básicas de manufatura estruturadas em uma única missão de manufatura.
Técnicas JIT 4 – Máquinas simples e pequenas usar várias máquinas pequenas em detrimento de uma grande; equipamento barato e feito em casa para modificar máquinas universais; qualificação da engenharia; flexibilidade do arranjo físico; minimização dos riscos de investimento.
Técnicas JIT 5 – Arranjo físico e fluxo fluxo suave de materiais, dados e pessoas; posto de trabalho próximo evita estoque; arranjo para a visibilidade; linhas em forma de U para balancear a capacidade; arranjo físico celular.
Técnicas JIT 6 – Manutenção produtiva total (TPM) elimina a variabilidade em processos; responsabilidade de manutenção e reparos simples; envolvimento de todos os funcionários; planos de manutenção; manutenção entre paradas.
Técnicas JIT 7 – Redução de set-up set-up = tempo decorrido na troca do processo do final da produção de um lote até a produção da primeira peça boa do próximo lote. tempo para busca de ferramentas e equipamentos; pré-preparação de tarefas; prática de rotinas de set-up; auxílios mecânicos simples.
Técnicas JIT 7 – Redução de set-up transformar set-up interno em externo - ferramentas pré-montadas; - montagem de ferramentas ou matrizes em um dispositivo padrão; - dispositivos para carga e descarga de novas ferramentas e matrizes.
8 – Envolvimento total das pessoas Técnicas JIT 8 – Envolvimento total das pessoas seleção de novos funcionários negociação direta com fornecedores sobre programação, qualidade e informações sobre entrega; auto-avaliação de desempenho; orçamento de melhorias; planejamento e a revisão do trabalho diário; negociação direta com o cliente sobre problemas e necessidades.
Técnicas JIT 9 – Visibilidade exibição de medidas de desempenho no local de trabalho; luzes coloridas indicando paradas; exibição de gráficos de controle da qualidade; listas de verificação e técnicas de melhoria visíveis; produtos bons e ruins e produtos concorrentes; controle visual com kanbans; arranjo físico sem divisórias.
Técnicas JIT 10 – Fornecimento JIT parcerias para entrega no momento necessário; problema de JIT forçado.