SOCIEDADE DO CONHECIMENTO ECONOMIA DIGITAL Faculdade de Educação Superior do Paraná Pós graduação em Gestão de Pessoas Gestão do Conhecimento 2011
Evolução da Sociedade Humana Sociedade Primitiva – Pré-história Início: Armas e ferramentas primitivas e domínio do fogo Foco: Sobrevivência e predomínio Físico Atividades Central : Extrativismo vegetal e animal da natureza Base de ações: Força física, intuição e pragmatismo, (força/habilidade física, instinto e experiência) Recurso principal : Humanos – Capacidade e Habilidades Físicas Sociedade Agrícola – Antiguidade – Revolução Industrial Início: Fixação do homen à terra Foco: Dominio da Natureza – Vegetais, Animais, Solo, Clima Atividade: Agricultura , Pecuária e extração mineral Base de ações: Artesanato, misticismo e experimentação, (habiildades, crenças e testes práticos) Recurso principal: Natural – extensão territorial Sociedade Industrial – Revolução Industrial a 2a.Guerra Mundial Início: Revolução Industrial Foco: Produção de bens e serviços em massa Atividade Central: Transformação industrial de recursos naturais em produtos Base de ações: Ciências, conhecimento estruturado (pesquisas e desenvolvimentos de máquinas, produtos e processos) Recurso principal: Capital financeiro Sociedade do Conhecimento – Atual Início: Evolução e uso de TI’s – Tecnologias de Informação (Computadores e Telefonia) Foco: Informações e conhecimentos Atividade Central: Pesquisa, obtenção, tratamento, armazenamento, transmissão e utilização de dados e informações Base de ações: Geração de novos conhecimentos, por pesquisas, relacionamentos e integrações dinâmicas Recurso principal: Informação e Conhecimento (Inteligência)
Quadro Ambiental Globalização Disponibilização de Tecnologias Mercados, Finanças, Informações, Logísticas Disponibilização de Tecnologias Informática, Telecomunicações, Internet, Multimídia, Qualidade, Produtividade, Agilidade e Flexibilidade Competitividade, Consumidor Exigente, Redução de Custos
O amadurecimento do mercado e as exigências competitivas Fonte: BOWIJN P.T., KUMPE T. Manufacturing in the 1990’s – productivity, flexibility and innovation. Long Range Planning, v.23, n.4, p.44-57, Aug.1990
Novas Exigências Empresariais Paradigmas: Qualidade – Mais Valor - Fazer certo e bem feito Produtividade – Mais barato - Fazer mais com menos Agilidade – Mais rápido - Fazer e entregar com velocidade Flexibilidade – Produtos e Serviços Personalizados - Fazer diversos e diferentes
Objetivos das Organizações Nível Estratégico Efetividade – atingir objetivos: ter competitividade, vantagem, diferencial Tático/Gerencial Eficácia – atingir metas – desempenho conjunto, informação, decisão, ação, resultados Operacional Eficiência – melhorias permanentes desempenho individual, qualidade, agilidade, volume, segurança, conforto
Diversos Produtos Diferentes ADMINISTRAR = TOMAR DECISÕES Resolver Conflitos/Escolha/Equilíbrio de Atributos Excludentes = TRADE- OFFS Informações+Inteligencia=Mais Conhecimento => Decisões mais corretas => Maiores Resultados Positivos => MAIS SUCESSO TRADE OFFS TRADICIONAIS Produção: Produtividade – Qualidade - Custos Aplicação Financeira: Rentabilidade – Liquidez – Segurança Vendedor: Markup (Margem) – Escala(Quantidade) – Giro (Velocidade) Comprador: Bom (qualidade) – Bonito (estética) – Barato (preço) Casamento: Bonito(a) – Rico(a) – Inteligente PRAZO/TEMPO Diversos Produtos Diferentes QUALIDADE CUSTO
Dimensões da Qualidade e Produtividade Especificações de Produtos/Serviços - Principais, diferenciadoras, secundárias Conformidade de Produtos e Processos - Obediência à especificação, padrão Confiabilidade de Processos- Probabilidade de mau funcionamento ou falha Durabilidade - Prazo de deterioração (física) ou obsolescência (funcional) Estética - atributos subjetivos, aparência, som, sabor, cheiro Qualidade Percebida – reputação, status, valor intrínseco Desempenho – Output / Input - Performance operacional Produção Enxuta – sem desperdicio, perdas nem ociosidades Minimização de tempo de ciclo de produção
Dimensões da Agilidade e Flexibilidade Atendimento - Tempo de resposta, prazo, competência e cortesia Mobilização– Time to market, Conceito=>Produto, Rede de operações Capacidade Instalada e Utilizada – Reserva de Capacidade Personalização – Variabilidade, Grades, Expectativas individuais Atualização – Modernização, Pesquisa e Inovação Capacitação – Evolução permanente, Aprendizagem Organizacional
Evolução da Sociedade Humana Fonte: TOFLER, Alvin. A Terceira Onda Ed Evolução da Sociedade Humana Fonte: TOFLER, Alvin . A Terceira Onda Ed.Record.SP, 1987 Sociedade Início, Onda Atividade Principal Distribuição Geográfica Fonte de Riquezas Centro do Poder Poder subjacente Cultura, Informação Fator Predominante Primitiva Fogo e Armas primitivas Coletar alimentos Tribos Nomades Dominio Físico Força Bruta, Maior Tribo Curandeiros, pajés Oral, Figurativa Mão de Obra Agrícola Fixação à terra, agricultura Produção agrícola, comércio População rural, dispersa Descobrimentos posses, terras Armas, extensão territorial Igreja, religiões Oral , Manuscritos Recursos Naturais Industrial Revolução Industrial Produção em série Concentração em cidades Processos industriais Armas, Capital, máquina Mercado, política Imprensa, livros, rádio Capital Conhecimento Tecnologias da informação Gerar conhecimento Espaço virtual Anywhere Informações e Tecnologias Know How, Softwares, hardwares Parcerias, interações Relacionamentos Internet, realidade virtual Informação
Fatores de Produção X Disciplinas da Administração Recursos Humanos Filosofia, Sociologia, Psicologia, Direito Administração de Recursos Humanos Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento, Treinamento, Controles Aprendizagem Organizacional Matéria Prima Administração de Materiais, Compras e Suprimentos Administração de Produção e Operação Logística, Cadeia Produtiva de Valor Capital Administração Financeira Contabilidade, Custos, Controladoria Informação Tecnologias da Informação Engenharia da Informação e de Processos Sistemas de Informação Gerencial Ferramentas de Gestão do Conhecimento