SOCIEDADE DO CONHECIMENTO ECONOMIA DIGITAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação e difusão tecnológica
Advertisements

Gestão da Produção Just in Time (JIT).
FESP – Faculdade de Estudos Superiores do PR
Evolução da Sociedade Humana Fonte: TOFLER, Alvin. A Terceira Onda Ed
Evolução da Sociedade Humana Fonte: TOFLER, Alvin. A Terceira Onda Ed
Prof. Ernesto Rodrigues, PhD c. Prof. Érico Oda, MSc
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Estratégias da Produção
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Cadeia logística integrada supply chain
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
Objetivos: Atributos Qualificadores Nível mínimo para ser competidor
Evolução da Sociedade Humana Fonte: TOFLER, Alvin. A Terceira Onda Ed
EVOLUÇÃO HISTÓRICA PRÉ-HISTÓRIA: caça, agricultura, pastoreio
Sistemas Empresariais Básicos
Objetivos: Atributos Qualificadores Nível mínimo para ser competidor
Objetivos: Atributos Qualificadores Nível mínimo para ser competidor
GESTÃO DE PROJETOS 1 Conceitos Básicos.
FESP – Fundação de Estudos Sociais do PR. MBA – Gestão de Projetos
FESP – Fundação de Estudos Sociais do PR. MBA – Gestão de Projetos
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Os consumidores usam o preço e evidências físicas como as maiores.
Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO SALES VIDAL
3. Sistemas de Informação e a Produção
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização
Evolução da Sociedade Humana Fonte: TOFLER, Alvin. A Terceira Onda Ed
Logística e Gerenciamento da
Aula 2 Ambiente de Marketing.
OPERAÇÃO/VALOR ADICIONADO
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Repensando a Logística
Novos conceitos para logística
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade Aula 2.
Profª. Selma Maria da Silva
FATORES DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
Estratégia de Operações
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
Administração da Produção
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
Implementação de Inovações no Empreendimento
Administração da Qualidade
Guilherme Clementino 09/09955 Jefferson López Coelho 09/10759.
Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura
Iniciando na logística empresarial
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
QUALIDADE.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
Logística Integrada Engenharia de Produção
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Logística e Gerenciamento da
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização Quadro Ambiental Planejamento Estratégico dos Sistemas de Informações Fatores Críticos.
Logística Empresarial
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
GESTÃO EMPRESARIAL.
O Futuro do Profissional das Análises Clínicas no Brasil
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Transcrição da apresentação:

SOCIEDADE DO CONHECIMENTO ECONOMIA DIGITAL Faculdade de Educação Superior do Paraná Pós graduação em Gestão de Pessoas Gestão do Conhecimento 2011

Evolução da Sociedade Humana Sociedade Primitiva – Pré-história Início: Armas e ferramentas primitivas e domínio do fogo Foco: Sobrevivência e predomínio Físico Atividades Central : Extrativismo vegetal e animal da natureza Base de ações: Força física, intuição e pragmatismo, (força/habilidade física, instinto e experiência) Recurso principal : Humanos – Capacidade e Habilidades Físicas Sociedade Agrícola – Antiguidade – Revolução Industrial Início: Fixação do homen à terra Foco: Dominio da Natureza – Vegetais, Animais, Solo, Clima Atividade: Agricultura , Pecuária e extração mineral Base de ações: Artesanato, misticismo e experimentação, (habiildades, crenças e testes práticos) Recurso principal: Natural – extensão territorial Sociedade Industrial – Revolução Industrial a 2a.Guerra Mundial Início: Revolução Industrial Foco: Produção de bens e serviços em massa Atividade Central: Transformação industrial de recursos naturais em produtos Base de ações: Ciências, conhecimento estruturado (pesquisas e desenvolvimentos de máquinas, produtos e processos) Recurso principal: Capital financeiro Sociedade do Conhecimento – Atual Início: Evolução e uso de TI’s – Tecnologias de Informação (Computadores e Telefonia) Foco: Informações e conhecimentos Atividade Central: Pesquisa, obtenção, tratamento, armazenamento, transmissão e utilização de dados e informações Base de ações: Geração de novos conhecimentos, por pesquisas, relacionamentos e integrações dinâmicas Recurso principal: Informação e Conhecimento (Inteligência)

Quadro Ambiental Globalização Disponibilização de Tecnologias Mercados, Finanças, Informações, Logísticas Disponibilização de Tecnologias Informática, Telecomunicações, Internet, Multimídia, Qualidade, Produtividade, Agilidade e Flexibilidade Competitividade, Consumidor Exigente, Redução de Custos

O amadurecimento do mercado e as exigências competitivas Fonte: BOWIJN P.T., KUMPE T. Manufacturing in the 1990’s – productivity, flexibility and innovation. Long Range Planning, v.23, n.4, p.44-57, Aug.1990

Novas Exigências Empresariais Paradigmas: Qualidade – Mais Valor - Fazer certo e bem feito Produtividade – Mais barato - Fazer mais com menos Agilidade – Mais rápido - Fazer e entregar com velocidade Flexibilidade – Produtos e Serviços Personalizados - Fazer diversos e diferentes

Objetivos das Organizações Nível Estratégico Efetividade – atingir objetivos: ter competitividade, vantagem, diferencial Tático/Gerencial Eficácia – atingir metas – desempenho conjunto, informação, decisão, ação, resultados Operacional Eficiência – melhorias permanentes desempenho individual, qualidade, agilidade, volume, segurança, conforto

Diversos Produtos Diferentes ADMINISTRAR = TOMAR DECISÕES Resolver Conflitos/Escolha/Equilíbrio de Atributos Excludentes = TRADE- OFFS Informações+Inteligencia=Mais Conhecimento => Decisões mais corretas => Maiores Resultados Positivos => MAIS SUCESSO TRADE OFFS TRADICIONAIS Produção: Produtividade – Qualidade - Custos Aplicação Financeira: Rentabilidade – Liquidez – Segurança Vendedor: Markup (Margem) – Escala(Quantidade) – Giro (Velocidade) Comprador: Bom (qualidade) – Bonito (estética) – Barato (preço) Casamento: Bonito(a) – Rico(a) – Inteligente PRAZO/TEMPO Diversos Produtos Diferentes QUALIDADE CUSTO

Dimensões da Qualidade e Produtividade Especificações de Produtos/Serviços - Principais, diferenciadoras, secundárias Conformidade de Produtos e Processos - Obediência à especificação, padrão Confiabilidade de Processos- Probabilidade de mau funcionamento ou falha Durabilidade - Prazo de deterioração (física) ou obsolescência (funcional) Estética - atributos subjetivos, aparência, som, sabor, cheiro Qualidade Percebida – reputação, status, valor intrínseco Desempenho – Output / Input - Performance operacional Produção Enxuta – sem desperdicio, perdas nem ociosidades Minimização de tempo de ciclo de produção

Dimensões da Agilidade e Flexibilidade Atendimento - Tempo de resposta, prazo, competência e cortesia Mobilização– Time to market, Conceito=>Produto, Rede de operações Capacidade Instalada e Utilizada – Reserva de Capacidade Personalização – Variabilidade, Grades, Expectativas individuais Atualização – Modernização, Pesquisa e Inovação Capacitação – Evolução permanente, Aprendizagem Organizacional

Evolução da Sociedade Humana Fonte: TOFLER, Alvin. A Terceira Onda Ed Evolução da Sociedade Humana Fonte: TOFLER, Alvin . A Terceira Onda Ed.Record.SP, 1987 Sociedade Início, Onda Atividade Principal Distribuição Geográfica Fonte de Riquezas Centro do Poder Poder subjacente Cultura, Informação Fator Predominante Primitiva Fogo e Armas primitivas Coletar alimentos Tribos Nomades Dominio Físico Força Bruta, Maior Tribo Curandeiros, pajés Oral, Figurativa Mão de Obra Agrícola Fixação à terra, agricultura Produção agrícola, comércio População rural, dispersa Descobrimentos posses, terras Armas, extensão territorial Igreja, religiões Oral , Manuscritos Recursos Naturais Industrial Revolução Industrial Produção em série Concentração em cidades Processos industriais Armas, Capital, máquina Mercado, política Imprensa, livros, rádio Capital Conhecimento Tecnologias da informação Gerar conhecimento Espaço virtual Anywhere Informações e Tecnologias Know How, Softwares, hardwares Parcerias, interações Relacionamentos Internet, realidade virtual Informação

Fatores de Produção X Disciplinas da Administração Recursos Humanos Filosofia, Sociologia, Psicologia, Direito Administração de Recursos Humanos Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento, Treinamento, Controles Aprendizagem Organizacional Matéria Prima Administração de Materiais, Compras e Suprimentos Administração de Produção e Operação Logística, Cadeia Produtiva de Valor Capital Administração Financeira Contabilidade, Custos, Controladoria Informação Tecnologias da Informação Engenharia da Informação e de Processos Sistemas de Informação Gerencial Ferramentas de Gestão do Conhecimento