PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Área do conhecimento: Biologia
Oficina Brincando com sucata
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Atendimento Educacional Especializado
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Vídeo Educar – Rubem Alves
11º ENCONTRO PARAENSE DE ENSINO DE QUÍMICA
Edna Maria Barbosa Arrebola
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E
Os níveis básicos da leitura
Rotina na Alfabetização:
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Orientação Técnico-Pedagógica
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
ELIANE PEREIRA DE BRITO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ACADÊMICA: SABRINA KELLER ORIENTADORA: CLARA MARIA FURTADO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Uma abordagem curiosa e divertida
Relatório de Proposta de Projeto
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SILVANA BERBEL FERNANDES
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
O Cotidiano da Escola Silvana De Negri. O filme Apresenta situações vividas no decorrer de um ano letivo, numa escola pública francesa.
MEDIAÇÃO.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Jaciara Nunes Kern Regina Helena da Silva Pereira CURIOSIDADE INFANTIL, UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E INTERESSANTE DE TRABALHAR NAS SÉRIES INICIAIS.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Didática da Alfabetização
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Caminhando pelo mundo dos Enigmas
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
I ENCONTRO DE LÍNGUA PORTUGUESA Formadora: Profª Lenís Almeida da Silva Perez Graduada em Letras Vernáculas - UEFS Especialista em Estudos Literários –
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA Aluna: Elizete Esperidião da Silva Local de Trabalho: Escola Municipal Ulisses Guimarães Profissão: Professora Título: Pedagogia

TÍTULO: 1- O LÚDICO NA PRODUÇÃO DE TEXTO

2 - Objetivos Objetivo Geral Descobrir o desempenho que o lúdico na produção de texto proporcionar aos alunos da 2ª série do Ensino Fundamental.

2.1- Objetivos Específicos Retratar a importância da ludicidade na produção de texto; Incentivar os educandos a descobrir o prazer pela leitura através de textos significativos; Proporcionar o prazer pela produção enquanto se divertem.

3- Justificativa Após várias reflexões sobre o aprendizado das crianças e ler vários livros que mostram a importância da produção de texto através do lúdico, escolhi este tema, pois vejo ser necessário que a escola desenvolva atividades lúdicas para tornar as aulas mais atraentes, variadas, dinâmicas e consequentemente mais produtivas, possibilitando ao educando a ocupação do maior espaço possível no processo ensino aprendizagem, desafiando suas criatividades, explorando instrumentos de expressões e ludicidade, onde os educandos possam expressarem-se através de jogos, movimentos ou qualquer manifestação artística.

4- Hipótese Acredito que o lúdico venha contribuir de forma substantiva na produção de texto. Propondo atividades motivadoras e lúdicas de forma que o aluno produza textos coerentes visando o mundo que vive.

5- Problema 6- Fundamentação Teórica Em que medida o lúdico interfere na produção de textos com os alunos da 2ª série do Ensino Fundamental. 6- Fundamentação Teórica 6.1 – O lúdico na produção de texto 6.2 – A produção de texto na escola 6.3 - Linguagem 6.4 – Leitura 6.5 – Escrita 6.6 – Os textos e sua interação com a realidade do aluno

6.7 – As expectativas em torno da escola e a função do Ensino Aprendizagem do aluno. 6.8 – Proposta lúdica de produção de texto 6.8.1.1 – Sugestões de atividades lúdicas para a sala de aula 6.8.1.2 – Contar Sonhos 6.8.1.3 – Jogo da Imagem e Palavra 6.8.1.4 – Produção de texto através do dialogo 6.8.1.5 – Dialogo Imaginário 6.8.1.6 – Leitura de rótulos 6.8.1.7 – Bingo de rótulos 6.8.1.8 – Leitura e produção com figurinhas de dinossauro 6.8.1.9- Leitura e produção de historias

6.8.1.10 - Meu Diário 6.8.1.11 – Continuando História 6.8.1.12 – Leitura Através de Propaganda 6.8.1.13 – Leitura através da Musica 6.8.1.14 – Leitura de panfleto 6.8.1.15 – Leitura e produção de conto de mistério 6.8.1.16 – Criando uma história 6.9 – Relatório da Atividade 6.9.1 – Escrita por prazer da escrita.

Considerações Finais Partindo do principio de que a produção textual para ter efeito positivo e significativo não pode estar desvinculada da ludicidade e das práticas culturais da criança. Desse modo a ludicidade deve estar evidenciada no ato pedagógico no relacionamento prazeroso de alunos e professores em sala de aula com textos variados, no sentido de abrir espaços para o diálogo e a reflexão. Em virtude disso o educador deve ser dinâmico, criativo, capaz e estudioso, ou seja, que esteja em constante busca.

Consciente de que o aprendizado é uma construção gradativa do conhecimento tanto em seu cotidiano, quanto em sala de aula, para trabalhar dentro de uma nova proposta, é imprescindível recuperar o verdadeiro sentido da palavra “escola” como lugar de alegria, prazer intelectual, satisfação, troca de conhecimento e questionamento mutuo numa relação de igualdade e respeito, desse modo professores e alunos vão aguçando sua capacidade de construção e redefinição do cotidiano, tornando-os sujeitos de seu discurso e de sua ação, princípios de uma educação para cidadania.