Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Advertisements

Unidades de Ensino da Microsoft
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Sérgio Elias Vieira Cury
Fale Bem em Público.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
A comunicação oral Falar e Escutar
DISSERTAÇÃO.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Como preparar um seminário?
Formas de Expressão Expressão Oral
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Leitura e Produção de Textos
Entendendo a linguagem corporal
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
FALAR EM PÚBLICO.
Profa. Cristina Araújo de Farias
Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
Dicas para Apresentações
Atividade_3.8_MarciaCessel
Gêneros Orais A fala é uma atividade muito mais central do que a escrita, nas atividades diárias da maioria das pessoas . Certos gêneros, em sua constituição.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Zuleika de Felice Murrie
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Metodologia e Redação Científica
Estrutura do documento:
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Novos Programas de Português do Ensino Básico NPPEB Didatização 1Madalena Relvão & Graça Trindade.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
Etapas de uma sequência didática
COMUNICAÇÃO PESSOAL - II
Algoritmos e Programação I
111 NOVOS PROGRAMAS DO E.B. Horta, 18 e 19 de Fevereiro - 1 e 2 de Março 2010.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
OFICINA DE ESCRITA Por acreditarmos que tudo e qualquer indivíduo possa ser um leitor e escritor efetivo é que construímos uma resposta voltada para.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Técnicas de Apresentação
Didática da Alfabetização
 A Filosofia é fundamentalmente uma disciplina onde argumentas e debates ideias…..  Como participar num debate?
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Política, ética e sociedade.  Tema 1 – Direitos humanos Tema 2 – A Política Normativa Tema 3 – Autonomia Política Tema 4 – Liberalismo e Democracia Tema.
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.
Seminários Seminários Introdução a atividade acadêmica Profa. Ms. Vera Lúcia Teixeira da Silva UNIPIAGET-BRASIL.
1 HISTÓRICO DO ECLE CAP.2 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
EXPRESSÃO ORAL (Metas Curriculares – 10.º ano): 1de out. Síntese Apreciação crítica (de reportagem, de documentário, de entrevista, de livro, de filme,
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
ORIENTAÇÕES PARA OS SEMINÁRIOS
Transcrição da apresentação:

Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais

COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l Gêneros Orais  A fala é uma atividade muito mais central do que a escrita, nas atividades diárias da maioria das pessoas (1). (1)  Certos gêneros, em sua constituição tipológica (narrativa, argumentativa, explicativa, declarativa e injuntiva), apresentam especificidades que os caracterizam como pertencentes ao domínio da oralidade, como no caso, por exemplo, das conversações telefônicas, da entrevista, do debate, do seminário, associando-os, assim, a diferentes usos.  Veremos a seguir algumas dessas características.

COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l Os componentes orais da língua  A Entoação – é a maneira de emitir o som, a modulação da fala. Por ela é possível distinguir se um enunciado é assertivo, interrogativo ou exclamativo. Ela também nos ajuda a expressarmos nossos sentimentos, emoções, opiniões, desejos etc.  O acento – é a energia com que pronunciamos grupos de fonemas ou enunciados inteiros.  O ritmo – é a velocidade com que pronunciamos os enunciados.  Cadência melódica – é a combinação de força acentual, pausas e entoação.

COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l A exposição oral  É uma das maneiras de fazermos relatos orais em situações de comunicação pública.  Há, nesse tipo de interação, uma platéia e um expositor.  Uma das formas de uso desse gênero é o seminário, que segue alguns critérios, tais como:  posicionamento do apresentador – deve ter postura ao falar, domínio do conteúdo, habilidade para uso de recursos audiovisuais;

COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l  fala e voz – falar alto e claro, variando a entoação, as pausas e a cadência melódica;  linguagem – utilizar a variedade padrão da língua, com grau de formalidade adequado ao perfil dos interlocutores;  olhar – para o público uniformemente; caso use roteiro, faça consultas rápidas, sem interromper o pensamento e sem abaixar o tom da voz;  tempo – controlar e organizar o tempo, sendo capaz de ajustes para adequar a exposição ao tempo estipulado.

COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l O debate regrado público  É uma forma de argumentar, expor livremente nosso ponto de vista e conhecer o pensamento dos outros.  Nesse gênero, há um organizador do debate chamado de mediador e os debatedores.  Para a realização de um debate são necessários alguns procedimentos:  Preparação da sala – organizar o espaço dos debatedores, do moderador e da platéia;

COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l  O mediador deverá explicar aos debatedores as regras quanto ao tempo ;  O moderador fará as perguntas para os debatedores que serão sorteadas e, se for necessário, deverá interferir no debate para esclarecer perguntas;  Os debatedores deverão utilizar a variedade padrão da língua e obedecer o tempo recomendado.

COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l  Acessem o Debate eleitoral 2010 exibido pela Rede Globo. Gn--l64f0#t=18s

COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l Atividade 1 Treinando a leitura em voz alta  Escolha um texto, faça uma cópia e leia silenciosamente até ter certeza de tê-lo compreendido.  Caso tenha dúvida quanto à pronúncia de algumas palavras, pesquise em dicionários.  Reúna-se com colegas, forneça a cópia e leia o texto em voz alta para que seus amigos façam anotações.  Analise os problemas de entoação e faça mais uma leitura antes da gravação.  Grave a leitura do texto e ouça enquanto acompanha o texto escrito.  Regrave para fazer as adequações necessárias.  Compare as duas gravações e verifique o seu progresso.

COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l Atividade 2 Exposição oral  Divida a classe em equipes e façam a escolha dos temas para o seminário.  Escolha os apresentadores.  Os alunos deverão gravar as falas para trabalhar a entoação, a cadência melódica e a coesão entre os participantes.  Treine o uso de recursos audiovisuais.  No dia da apresentação, organizem a sala ou usem o auditório da escola para proporcionar uma atividade mais próxima do real.  Grave a apresentação para analisarem o desempenho de cada um.

COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l Atividade 3 Debate  Escolha os debatedores e o mediador.  Elabore as perguntas para o debate.  Treinem o fala, gravando-a.  No dia do debate, organizem a sala ou usem o auditório da escola.  Grave o debate e elejam um vencedor.