Psicologia da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dr. Thomé E. Tavares Filho
Advertisements

Patologia da aprendizagem ou dificuldade de aprendizagem?
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
É TEMPO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
Matemática para todos Educação Básica
Epistemologia genética – Jean Piaget
PIAGET.
Educação profissional:
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Prof. Fernando Guridi Izquierdo Universidad Agraria de la Habana
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Encostas da Serra Geral
SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA
INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
Fundamentos da Psicopedagogia Fundamentos da Psicopedagogia
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
História da educação Tendência Liberal renovada
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Teoria Psicogenética de Piaget
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
O Desenvolvimento Psicomotor
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Está sujeita a três elementos fundamentais:
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Tradicional O ensino como transmissão cultural
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Os quatro pilares da educação.
1.Contribuições de Piaget para a educação.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Educação Especial Aula 9
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
Desenvolvimento psicológico – construtivismo: Piaget (parte 1)
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
O desenvolvimento do adulto
Psicologia da Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Psicologia da Educação Campos da Psicologia Educação – Aprendizagem – Processo de Ensino-aprendizagem Objeto: Promoção do desenvolvimento do sujeito e de seu processo educacional; das instituições em diferentes segmentos ampliando as capacidades e/ou recursos a nível de saúde mental, através do trabalho com a psique. Campo: avaliar e desenvolver uma análise prévia da demanda, diferenciá-la das necessidades e detectar o contexto onde se desenvolverá a intervenção.

Aprendizagem e educação Sara Paín Aprendizagem e educação Sara Paín. Diagnóstico y tratamiento de los problemas de aprendizaje. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1973. Educação transmissão da cultura funções: Conservadora (normativa, continuísta) Socializante (converte o indivíduo em sujeito) Repressiva (sobrevivência do sistema, relações de poder-saber) Transformadora (contradições do sistema)

Três tipos de conhecimento: Das formas hereditárias programadas definitivamente de antemão junto ao conteúdo informativo do meio em que o indivíduo atuará Das formas lógico-matemáticas que se constróem progressivamente segundo os estágios de equilibração e coordenação Das formas adquiridas em função da experiência que provêm ao sujeito de informação sobre o objeto e suas propriedades

Processo de aprendizagem Momento histórico Organismo Etapa genética da inteligência Sujeito Dimensão biológica: funções comuns à vida e ao conhecimento – conservação da informação e antecipação Dimensão social Funções do ego

Dimensão cognitiva: O sujeito adquire uma conduta nova, adaptada a uma situação desconhecida com anterioridade e surgida das sanções aportadas pela experiência aos ensaios mais ou menos arbitrários do sujeito Legalidade que rege as transformações dos objetos e suas relações mútuas (feedback) Estrutural, vinculada ao aparecimento das estruturas lógicas do pensamento (condição da aprendizagem – relação com a experiência)

Aprendizagem é um processo que permite a transmissão do conhecimento de um outro que sabe (um outro do conhecimento) a um sujeito que vai chegar a ser sujeito através da aprendizagem Enseña: ensinar – insígnia - Emblema, marca/sinais do conhecimento Confiança e direito de ensinar Organismo, corpo, inteligência e desejo do aprendente e do ensinante envolvidos numa relação que se denomina aprendizagem