Planejamento e Controle e obras

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Transcrição da apresentação:

Planejamento e Controle e obras PUC – Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil – Construção Civil II Planejamento e Controle e obras Conceito de orçamento Procedimentos para orçamentos Tipos de orçamentos _____________________________________________________ Prof. Eng. Civil Priscilla Borges

Planejamento e Controle de obras Orçamento é o resultado do montante dos serviços previstos e planejados, necessários a execução de uma obra, relacionado aos seus respectivos custos. É uma previsão de custos e/ou estabelecimento de preços dos serviços a serem realizados. Um orçamento pode se referir ao todo de um empreendimento, ou se referir apenas a alguns itens (serviços) de uma obra.

Planejamento e Controle de obras Orçamento Relação entre prazo e custo Recursos disponíveis – define um prazo mínimo Prazo da obra implica em custos fixos mensais

Planejamento e Controle de obras Orçamento Deve ser formalizado, constituindo-se um documento fundamental para o gerenciamento da obra.

Planejamento e Controle de obras Orçar É quantificar insumos, mão de obra ou equipamentos necessários à realização de uma obra ou serviço, bem como os respectivos custos e o tempo de duração dos mesmos. Orçar é prever o custo de uma obra antes da sua execução.

Planejamento e Controle de obras A realização do orçamento basicamente pode seguir dois procedimentos básicos: Por avaliação e estimativa; Por composição de custos unitários.

Planejamento e Controle de obras Definições: 1) Avaliações – constituem-se na valoração de empreendimentos através de parâmetros genéricos. Relacionando área equivalente de construção com o custo unitário do metro quadrado.

Planejamento e Controle de obras 2) Estimativas de custos – determinam o valor das obras a partir de projetos incompletos, cujas deficiências são supridas com adoção de parâmetros particulares. Leva-se em conta os principais itens, relacionando com dados históricos e atuais da empresa.

Planejamento e Controle de obras 3) composição de custo unitário – é a expressão quantitativa em unidades físicas e valores monetários dos serviços, sendo necessário todas as informações do projeto e produtividade de cada serviço.

Planejamento e Controle de obras

Planejamento e Controle de obras O grau de precisão obtido pelo orçamentista é função direta do grau de detalhamento do projeto e das informações disponíveis. - Avaliações – margem de erro de 30 a 20%; - Estimativas – margem de erro de 20 a 15%; - Orçamentos – menos de 15% dependendo do grau de detalhamento a margem de erro aceitável diminui.

Planejamento e Controle de obras Tipos de orçamento Existem vários tipos de orçamento e o padrão escolhido depende da finalidade e da disponibilidade de dados. -orçamento paramétrico (ou sintético); -orçamento para registro da incorporação em condomínios e - orçamento discriminado (ou analítico ou detalhado).

Planejamento e Controle de obras Orçamento paramétrico É aproximado; Adequado as verificações iniciais como estudo de viabilidade ou consulta rápidas a clientes; Custo da obra pode ser determinado por área ou volume construído; Estimativa rápida ou baseada apenas na concepção inicial da obra.

Planejamento e Controle de obras Orçamento paramétrico continuação Os valores unitários são obtidos de obras anteriores ou de organismo que calculam indicadores. Por ex. : cub – definido pela NBR 12721 e calculado pelo sinduscon de cada estado; SINAPI – caixa; Indicadores fundação Getúlio Vargas; Custos médios publicados pela editora PINI ( revista construção e mercado).

Planejamento e Controle de obras Orçamento paramétrico cont. Logo esse orçamento dá um valor estimativo, e é indicado para a análise inicial de viabilidade, ou seja permite ao proprietário ou interessado a verificação da ordem de grandeza, se deve ou não prosseguir na análise, já que as etapas seguintes necessitarão de dispêndios financeiros (confecção de ante projeto, taxas, novos orçamentos etc.).

Planejamento e Controle de obras Orçamento para registro da incorporação em condomínio (NBR 12721) NBR 12721 – Avaliação de custos de construção para incorporação de construção de edifícios – define critérios para orçamentos de obras em condomínio.

Planejamento e Controle de obras Orçamento para registro da incorporação em condomínio cont. Emprega o CUB custo unitário básico para determinar o custo da obra, através de ponderações de acordo com as características do prédio. A finalidade do método proposto na norma é o detalhamento do prédio para registro em cartório.

Planejamento e Controle de obras Orçamento discriminado Ou detalhado é aquele composto por uma relação extensiva dos serviços ou atividades a serem executados na obra; Os preços unitários são obtidos por composições de custo que relaciona as quantidades e custos unitários dos materiais dos equipamentos e da mão de obra necessária para executar uma unidade de cada serviço a ser executado.

Planejamento e Controle de obras Orçamento descriminado cont. As quantidades de serviços a serem executados são medidas nos projetos; Os serviços são agrupados por tipo de serviço para facilitar a determinação de custos parciais. É mais preciso, porém exige uma quantidade bem maior de informação (projetos complementares prontos).

Planejamento e Controle de obras Os orçamentos descriminados são executados, muitas vezes, com base em composições genéricas, obtidas em tabelas ou livros, mesmo que sejam embasados na observação da realidade em dado local e momento, não são perfeitamente ajustadas a uma empresa em particular. Portanto deve ser realizado ajuste através da apropriação de custos que nada mais é que a observação in loco.

Planejamento e Controle de obras O orçamento detalhado da obra é sem dúvida, a mais importante ferramenta para o planejamento e acompanhamento dos custos de construção. Para sua elaboração é necessária a seguinte documentação: - Projeto arquitetônico completo; - Projeto de cálculo estrutural; - Projeto de instalações; - Projetos especiais e complementares; - Memorial descritivo das especificações técnicas e de acabamentos da obra.

Planejamento e Controle de obras Com base nessa documentação, o responsável pela elaboração do orçamento poderá iniciar o levantamento dos quantitativos de cada serviço de construção. Essa etapa é muito importante pois nela se definirão praticamente todas as quantidades de materiais que serão comprados na obra e o dimensionamento de equipes de trabalho em função dos prazos preestabelecidos.

Planejamento e Controle de obras Levantamento quantitativo Se resume a levantar de forma técnica as quantidades de serviços informados nas especificações (projetos e memoriais) e estimar os serviços que não foram devidamente especificados, mas que são essenciais e necessários à obra. As unidades mais comuns para os serviços usuais são: metro; metro quadrado; metro cúbico; kilograma; unidades ou peças; verba vb ou global.

Planejamento e Controle de obras Levantamento dos preços O levantamento dos preços ou cotação dos preços deve ser feito preferencialmente junto ao fornecedor do material, equipamento ou serviço na praça (local) onde a obra será edificada. No caso da não existência de determinado insumo na localidade da obra, fazer a cotação junto ao fornecedor mais próximo, tendo de levar em consideração o frete para transporte, ou solicitar a informação do preço do material colocado (posto na obra).

Planejamento e Controle de obras

Planejamento e Controle de obras Cadastro de preços de materiais e serviços Possibilita a construtora: - Reduzir o prazo de execução dos orçamentos e - Facilitar a consulta dos preços de materiais, equipamentos, mão de obra própria e sub- empreitadas, mantendo-se sempre atualizados.

Planejamento e Controle de obras Composição de custos unitários É a união de todos os insumos (materiais, mão de obra, equipamentos e ferramentas) que atuam diretamente em uma determinada atividade.

Planejamento e Controle de obras Composição de custos unitários As quantidades dos materiais, horas de mão-de-obra, horas de equipamentos por unidade de serviço podem ser obtidas conforme segue: Apropriação de serviços feitos pela própria empresa em diversas obras; Utilização de composições de revistas técnicas tradicionais no mercado; Utilização de composições de livros técnicos; Utilização de composições de empresas de consultoria especializada; Utilização de composição de fabricantes ou fornecedores.

Planejamento e Controle de obras Planilha Orçamentária É o documento onde são registradas todas as operações de cálculos e discriminados todos os serviços que serão executados da obra. As planilhas podem ser de vários modelos, dependendo do tipo de obra e/ou contrato firmado entre o construtor e o cliente. As planilhas registram as quantidades de cada serviço e seus custos/preços. Algumas planilhas, mais detalhadas podem separar os custos/preços da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos.

Planejamento e Controle de obras

Planejamento e Controle de obras