Projecto de Publicação de Informação Educativa Vitor Manuel Barrigão Gonçalves Bragança, 2003 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Engenharia de Software
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Planificação do Projecto de SW
Sítio dos miúdos
Adriano Teixeira João Vide Luís Silva Maria Pedroto
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Site de uma disciplina: um espaço de aprendizagem
Conhecimento e Inovação com as TIC.
Centro de Competências TIC da ESE de Santarém
Web: criação de páginas
Desenvolvimento de Websites
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Plataforma de Ensino a Distância
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
Investigação Operacional 2010/2011 Manuel Pina Marques Maria Antónia Carravilla Vera Lúcia Oliveira.
1 Estado actual de progresso do projecto PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Estágio escolar no âmbito do ICR Estagiários :
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Departamento do Ensino Secundário
Prof2000 Formação contínua de professores à distância
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Generalidades sobre e-learning
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
A autoria - II.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
0 MGI - Sistema de Informação Baseado numa Intranet Sistema de Informação Baseado numa Intranet para a Gestão Pedagógica de uma Escola do Ensino Secundário.
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
Apresentação do Trabalho Final Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Curso de Educação e Formação Tipo 5
Conteúdos para Banda Larga Casos em Estudo Conteúdos para banda larga Vitor Manuel Barrigão Gonçalves Bragança, 2003.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Professor: André Moraes NOME: Felipe Pereira Curso: Analise e desenvolvimento de sistemas Disciplina: Sistemas de Informação Faculdade de Tecnologia do.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000 Formação contínua de professores à distância.
Ferramentas CASE Aula 22.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Gonçalves Abril, 2002 Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Projecto.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Maio, 2001 Escola Superior.
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Maio, 2002 Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Projecto de Informação sobre.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Transcrição da apresentação:

Projecto de Publicação de Informação Educativa Vitor Manuel Barrigão Gonçalves Bragança, 2003 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web Escola Superior de Educação de Bragança

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 2 2 Sumário Contexto Objectivos Modelo Tecnológico e Modelo de Desenvolvimento Desenvolvimento de Sistemas de Informação para a Web Modelação e Especificação Estrutura e Qualidade dos Websites Desenvolvimento do Portal dos Catraios Conclusões Visita guiada ao Portal dos Catraios:

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 3 3 Contexto Contínua e rápida mutação social, política, económica e tecnológica (redução do período de vida das TICs); Recurso crescente a Redes Digitais de Informação (exigência crescente de informação); Novo conceito de Educação: Educação ao longo da vida; Alteração dos papéis e atitudes do aluno e do professor; Internet - instrumento indispensável ao desenvolvimento da sociedade da informação (desenvolvimento de novas TIC); Pais ou encarregados de educação cada vez mais investem em materiais ou instrumentos educativos. Exigência crescente de: Conteúdos  Websites  Sistemas de Informação para a Web Vivemos numa sociedade caracterizada por:

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 4 4 Contexto Estabelecimentos de Ensino Queriam mostrar o trabalho desenvolvido à sua comunidade educativa. ESE-IPB Queria estreitar a ligação aos Estabelecimentos de Ensino. CAE-Bragança Queria ver fácil e rapidamente veiculadas informações entre as escolas. Alunos e Professores Exigiam novas formas de comunicação e de obtenção de informação. Prefiguravam-se vários cenários para esta Comunidade Educativa: Redes Telemáticas, Directórios Educativos, Portais Educativos, Websites Lúdico-didácticos, Sistemas de Ensino à Distância, Centros de Recursos on-line, entre outros sistemas baseados na Web.  Portal para Jardins e Escolas do 1º Ciclo Ensino Básico

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 5 5 Objectivos Objectivo do projecto:  Desenvolver um SIW que favoreça a comunicação entre as Escolas do 1.º Ciclo e Jardins de Infância e, destas com a comunidade em geral e com as crianças, seus pais e professores em particular. Este Sistema de Informação Educativo para a Web designou-se por Portal dos Catraios – O Portal dos Miúdos e Graúdos A construção de um portal ou outro Sistema de Informação para a Web (SIW) poderia não ser uma meta prioritária de cada escola... Mas, poderia constituir um objectivo comum de todas elas. Estou aqui…

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 6 6 Modelo Distribuído Modelo Cliente-Servidor Qual o Modelo Tecnológico? O mesmo já não podíamos dizer do Modelo de Desenvolvimento! Modelos centrados no Servidor: - Modelo baseado em CGI; - Modelo baseado em SSI; - Modelo baseado em API. Modelos centrados no Cliente: - Código previamente instalado; - Código móvel. Modelos Híbridos. Não levantava grandes dúvidas…

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 7 7  Tecnologias de suporte: Servidores e Sistemas Operativos (Windows, Linux...) Servidores e clientes aplicacionais (Servidor Web e Browser Web...) Protocolos de Comunicação (IP, TCP, UDP...) Tecnologias e Protocolos de Segurança (rede e aplicações) Sistemas de Gestão de Base de Dados (Oracle, SQL-Server...) e respectivos mecanismos de conexão (CGI, ASP, PHP...) As tecnologias, por si só, não serão suficientes a menos que sejam acompanhadas de estratégias eficientes de planeamento, desenvolvimento e exploração de conteúdos. Por conseguinte, Estudar os Modelos de Desenvolvimento E seleccionar o mais adequado... Qual o Modelo Tecnológico?

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 8 8 Varajão, 1998 Qual o modelo de Desenvolvimento?  Enquadramento: Gestão de Sistemas de Informação - Onde estamos? - Para onde queremos ir? - O que fazer para lá chegar? - Analisar (O que fazer?) - Projectar (Como fazer?) - Criar/Adquirir - Instalar - Manter/Actualizar - Formar os utilizadores - Actualizar as TIC - Introdução de dados -Alterações locais

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 9 9 Qual o Modelo de Desenvolvimento?  Modelo Híbrido: Modelo em Espiral

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 10  Modelo em Espiral Adaptado para o Desenvolvimento de SIWs Qual o Modelo de Desenvolvimento? Então e eu? Fico para o fim outra vez?

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 11 Desenvolvimento de Sistemas de Informação Web  Modelo em Espiral Adaptado para o Desenvolvimento de SIWs Primeiros ciclos

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 12 Desenvolvimento de Sistemas de Informação Web  Modelo em Espiral Adaptado para o Desenvolvimento de SIWs Últimos ciclos

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 13 Modelação e Especificação do SIW  Metodologia Metodologias Estruturadas: - Modelos baseados na decomposição funcional; - Modelos na perspectiva do algoritmo. Metodologias orientadas por Objectos: - Modelos baseados na flexibilidade e mutação de requisitos; - Modelos na perspectiva do objecto ou da classe de objectos.

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 14 Estrutura e Qualidade  Estruturas de Websites:

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 15 Estrutura e Qualidade  Classificação dos Websites por estrutura: Podem ser identificadas as seguintes formas de organização da informação nos Websites: por conteúdos Exemplo: Anos > Disciplinas > Temas > Conteúdos; por tarefas Exemplo: publicar/consultar informação, comprar/vender produtos; por utilizador Exemplo: surfistas, esporádicos e novatos ou assíduos e experientes. Vá lá… Fala de mim!

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 16 Estrutura e Qualidade  Navegação: Em suma, os mecanismos de apoio à navegação devem responder às questões: Onde estou? De onde venho? Para onde vou? Profundidade dos menus: até 3.º nível da hierarquia (regra dos três cliques) Amplitude dos menus: até 32 opções por página Posição dos menus: consistência e uniformidade; Lei de Fitts (topo e esquerda) Indicadores de contexto: logotipo e título, tipos de ligações Metáforas Conceito A navegação deve ser fácil e intuitiva. Para tal: ? ? ?

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 17 Estrutura e Qualidade  Qualidade da Informação Autoria: publicação de informações acerca da instituição e do autor do conteúdo. Acuidade: correcção, precisão, fidelidade ou exactidão do conteúdo. Actualidade: indicação da data de criação e/ou actualização do conteúdo. Abrangência: percepção da cobertura inerente à estrutura e organização do conteúdo. Objectividade: identificação clara do objectivo principal e nível de detalhe do conteúdo.

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 18 Estrutura e Qualidade  Usabilidade Contudo, alguns problemas podem ser antecipados através da: - avaliação heurística; - avaliação baseada em revisões; - avaliação baseada em modelos; - entre outros métodos de avaliação da usabilidade.  Independentemente do método, a avaliação será sempre centrada no utilizador

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 19  Análise Actividade de Desenvolvimento do Portal Evolução dos Protótipos

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 20  Projecto Actividade de Desenvolvimento do Portal Protótipo Operacional Crianças Professores Pais Comunidade Colaboradores CHEGA! Agora é a minha vez! Eu não sou uma castanha qualquer! Eu sou o Bilhó…

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 21  Instalação Actividade de Desenvolvimento do Portal Arquitectura do Portal final

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 22  Retrospectiva do trabalho desenvolvido Conclusões Processo de Desenvolvimento deve ser orientado por uma metodologia. A actividade de Desenvolvimento deve ser impulsionada pela actividade de Planeamento e validada pela actividade de Exploração. Modelos Iterativos e Incrementais e os Modelos Híbridos (em particular Modelo em Espiral) são os mais adequados para o Desenvolvimento de Sistemas de Informação para a Web. O Modelo em Espiral adaptado permitiu visualizar e projectar o sistema, centrando-se na análise de riscos e no utilizador, e, evolutivamente, construir e validar o sistema a partir de um conjunto de modelos, especificações e protótipos.

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 23  Retrospectiva do trabalho desenvolvido Conclusões Análise e Projecto Abordagens orientadas ao Objecto – ferramenta Rational Rose Abordagens Estruturadas – ferramenta Easy CASE Construção e Avaliação Ciclos “prototipar – avaliar – prototipar Análise – Projecto – Construção - Instalação Avaliação e Utilização Validação da Estrutura, organização dos conteúdos e funcionalidade dos serviços (In)Formação para a comunidade Algumas curiosidades: 91% das crianças transmontanas conhecem-me 82% já brincaram e aprenderam coisas novas comigo 79% querem mais computadores com Internet

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 24  Perspectiva do trabalho a desenvolver Conclusões Produção e publicação de conteúdos de qualidade científica e pedagógica; Dinamização dos serviços e conteúdos (Fóruns, Chats, Histórias On-line...); Melhoria da acessibilidade do Portal; Actualização face a novas tecnologias (HTML para XML; ASP.NET); Melhoria da segurança das aplicações Web e respectivas transacções (SSL); Integração mais forte com outros projectos Estender ao 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Este projecto não pode ser dado como concluído! Este projecto precisa de si… Sim, estou a falar consigo.

Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 25 Agradeço a atenção dispensada… Vitor Barrigão Gonçalves Escola Superior de Educação de Bragança