Conformidade e a função do gerente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sempre que alguém da sua
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
CRITÉRIO DAS ESTRELINHAS94º º A NOSSA 2ª MUDANÇA (LIDERANÇA BASEADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Administração e segurança de redes
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Gestão Integrada de Negócios
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
Gerenciamento da Integração
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Código de Prática para a Gestão de Segurança de Informação.
Referencial Rumo à Excelência
Aplicação de computação gráfica
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
Às vezes, nos perguntamos por que nossos amigos encaminham " s" sem escrever uma só palavra de ordem pessoal, só dão "replay". 
O Gestor como comunicador
Mónica Martins Luis Marçal
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Funções e Atribuições do Diretor
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Segurança e auditoria de sistemas
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Normas de Gestão na CARE
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
Análise de Dados Para Tomada de Decisão
Caracterização dos Princípios da Qualidade Isabel Saraiva - José Martins – Vera Godinho Módulo D2 Novembro 2006.
Seminário sobre o Papel dos Órgãos Sociais das Empresas Participadas pelo Estado Interação dos Gestores Públicos e Representantes do Estado com o IGEPE.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
A Governança Corporativa
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Política de Admissão Esta política visa estabelecer Normas e Procedimentos para admissões nas empresas Condor Tecnologias não letais e Welser Itage. Aplicabilidade:
Gerenciamento de Projetos de Forma Simples Mentorear Assessoria Empresarial Ltda Gestão de Projetos Paulo Espindola TV.3.0 Integração & PMO.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Nome da Empresa Plano Comercial.
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Avaliação Institucional Sistemas de Informação. Avaliação Institucional - Equipe Andrea Menezes José Francisco Maíra Nascimento Raphael Barros.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Fluxograma Juliana Borges
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
ESTÁGIOS DE DESEMPENHO DE GRUPO
PCN no Ensino Médio Têm como fundamentos filosóficos a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Qualidade e a ISO 9001.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS
Escritório de Projetos Professor Eduardo Silvestri
Estância Turística de Santa Fé do Sul
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico.
TAREFA MAIS IMPORTANTE
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Criando uma Cultura de Doação em sua Região. Plano Estratégico da SIA “Encorajar uma cultura de doação em todos os níveis da organização”
1 GERENCIAMENTO DA FARMÁCIA HOMEOPÁTICA Dra.Valéria Ota de Amorim ne.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema da Qualidade NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
Múltiplos Papéis de RH operacional para estratégico
Transcrição da apresentação:

Conformidade e a função do gerente 1

Agenda Expectativas dos gerentes para a promoção da conformidade Recursos para gerentes Técnica Negócios Pessoas Passos de conformidade para os gerentes Na apresentação de hoje, iremos debater as expectativas da função do gerente. O que deverão os gerentes fazer para promover a conformidade? Descreveremos os recursos que os gerentes poderão usar para desenvolver e demonstrar as suas aptidões e conhecimento em cada área de aptidões: técnica, negócios e pessoas. E, finalmente, tentaremos dar aos gerentes uma lista de passos-chave para que os sigam e ajudem a CARE a manter a conformidade, de acordo com a política da CARE, regulamentos de doadores e outros requisitos de conformidade.

O Gerente Completo Aptidões de Negócio Gestão de Pessoas Aptidões Técnicas No geral, um gerente completo tem de exercer as suas competências em três áreas abrangentes – área empresarial, área técnica e gestão de pessoas. Os fóruns foram concebidos para prestar apoio e recursos de forma a desenvolver estas três áreas de aptidão. Esta apresentação indica de que modo cada área de aptidão ajuda a CARE a atingir as metas de conformidade. 2

Normas de Gestão da CARE A sua função Definir a Direcção Promover o Bem-Estar e a Segurança da Equipa Orientar e Desenvolver Praticar e Promover o Cumprimento de Normas Servir de Modelo para a Igualdade de Género e Diversidade Comunicar Normas de Gestão da CARE Estas são as normas de gestão da CARE. Como pode ver através deste slide, a comunicação é a fundação de todas as normas de gestão da CARE. A sessão de hoje irá cobrir directamente a prática e a promoção da conformidade e também abordará o fortalecimento da comunicação. Precisamos de ter uma comunicação eficaz, independentemente dos padrões ou aptidões de gestão que desenvolvemos enquanto gerentes. 4

Os gerentes ajudam a atingir a conformidade Missão e valores Acordo Conhecimento Comunicação Trabalho de equipa Conformidade As necessidades de conformidade da CARE estão em primeiro lugar no alcance da nossa Missão. Esforçamo-nos para eliminar a pobreza, ao mesmo tempo que demonstramos os nossos valores fundamentais de respeito, integridade, empenho e excelência. Manter os nossos valores fundamentais é o primeiro passo para demonstrar conformidade. A seguir, precisamos de entender os nossos acordos, como subsídios e contratos. Os acordos definem requisitos de conformidade mais detalhados e ajudam-nos a compreender o que é importante para os nossos doadores. Em alguns casos, os gerentes na CARE não trabalham directamente nos projectos e programas. Para essas funções, e para todas as outras funções, a política da CARE é a indicação final para compreender o que devemos fazer para demonstrar conformidade. Se compreendermos a nossa missão, acordos e política, então, como gerentes, precisamos de pegar neste conhecimento e comunicá-lo ao pessoal e outros que trabalhem connosco. Normalmente, a conformidade envolve trabalho de equipa. Trabalhar no programa com a área financeira, trabalhar na área financeira com o apoio do programa, ou simplesmente trabalhar em equipa dentro de um projecto ou programa. Todos temos de cumprir o nosso papel para demonstrar conformidade. Os gerentes, contudo, desempenham uma função chave, porque têm a responsabilidade de compreender a nossa missão, o acordo e a política da CARE e a seguir ajudando os outros a compreender as medidas que precisamos de efectuar para atingir a missão e demonstrar conformidade. Gerentes Argúcia técnica Argúcia empresarial Gestão de pessoas Política da CARE

Recursos de conformidade de negócio. Os nossos valores fundamentais Visão e missão da CARE Princípios de programação Abordagem do programa Outras melhores práticas e o seu conhecimento a respeito do nosso trabalho Negócios Gestão de pessoas Técnica A área de aptidões de "negócio" é apenas conhecimento dos valores, missão e visão da CARE. Se tomarmos esses como ponto de partida, junta-se o conhecimento dos princípios de programação e a abordagem de programa que estabelece a base para saber quando precisamos de demonstrar conformidade. Outro aspecto das aptidões de negócio é o papel funcional que desempenha. É um gerente técnico com conhecimento de um tipo particular de programa? É um gerente de apoio a programas com uma função no RH, na área de tecnologias da informação ou finanças? É importante que todos vejamos que, independentemente das nossas funções na organização, precisamos de atingir os nossos valores fundamentais de respeito, integridade, empenho e excelência. Por exemplo, se considerarmos a integridade, como é que a demonstramos diariamente na CARE? A seguir, teremos uma pergunta de opinião.

Pergunta de opinião Concorda que a conformidade inclui o cumprimento dos nossos valores fundamentais de respeito, integridade, empenho e excelência? Sim Talvez, não pensei bem em como estão relacionados Não Esta pergunta de opinião é Concorda que a conformidade inclui o cumprimento dos nossos valores fundamentais de respeito, integridade, empenho e excelência? Sim Talvez, não pensei bem em como estão relacionados Não Seleccione a sua resposta. Em seguida, apresentamos os resultados que discutiremos dentro de alguns minutos. Em seguinte, vamos debater o modo como o conhecimento técnico do seu trabalho se aplica.

Recursos de conformidade técnica Acordo Política da CARE Regulamentos de doadores Wiki de conformidade http://compliance.care.org/ Argúcia empresarial Gestão de pessoas Aptidões técnicas Como gerente, muito do seu trabalho diário é baseado nas aptidões técnicas. Você trabalha na CARE para desempenhar uma função como gerente de programas, gerente de subsídios, gerente financeiro, ou papéis semelhantes. Parte da sua responsabilidade é de organizar o seu trabalho de forma que esteja em conformidade com o acordo, a política da CARE e regulamentos de doadores. Por exemplo, se planear um projecto para atingir um determinado impacto no programa, deverá fazê-lo de acordo com as normas de programação e dentro dos limites do acordo. O acordo poderá descrever limitações ao financiamento, prazos, custos disponíveis ou outros aspectos do programa. Ou por exemplo, se precisar de adquirir equipamento ou materiais para apoiar o seu programa, deverá seguir a política de aprovisionamento. Por isso, enquanto trabalha para alcançar o impacto, também deverá considerar como atingir o impacto no âmbito do acordo, regulamentos dos doadores e CARE. Um recurso adicional no qual pode obter informação é a wiki de Conformidade. http://compliance.care.org/ A seguir iremos abordar outra pergunta de opinião importante sobre este tópico. Os requisitos de conformidade encontram-se definidos com clareza nas nossas políticas e nos acordos de doadores. Siga a política da CARE a não ser quando expandida pelo doador. Faça perguntas se não compreender.

Pergunta de opinião Qual é a sua principal preocupação em relação à conformidade? Compreender os requisitos do doador Compreender a política da CARE Não ter acesso a informação de conformidade Não conhecer nem ser formado na política da CARE Outro Qual é a sua principal preocupação em relação à conformidade? Compreender os requisitos do doador: Compreender a política da CARE Não ter acesso a informação de conformidade Não conhecer nem ser formado na política da CARE Outro Nota: se escolher “outro”, indique a sua pergunta ou comentário no Webex, ou envie um e-mail para Tricia Siaso, tsiaso@care.org

Recursos de conformidade com pessoal Definição de funções Formação Trabalho de equipa Comunicação Gestão de pessoas Negócios Técnica A aptidão final de um gerente é gestão de pessoas. Como é que os gerentes trabalham com o resto do pessoal? Quem desempenha que função? Ou, por vezes, que funções não podem ser desempenhadas? Na política da CARE, trabalhamos para garantir que temos definições explícitas das funções de forma a evitar conflitos de interesse ou problemas de segregação de tarefas. Contudo, num nível mais básico, as funções e responsabilidades ajudam a definir a forma como trabalhamos dentro da organização. Como é que o aprovisionamento apoia o programa? Quando é que a área financeira se envolve? Outra forma de aprender mais sobre as funções e responsabilidades é pela formação. Garanta que tirará partido da formação quando estiver disponível, já que isso o irá ajudar a compreender melhor a sua função. Finalmente, a gestão do nosso pessoal é uma componente crítica da gestão da conformidade. Algumas das outras apresentações do fórum da gestão demonstraram ou demonstrarão modos de se tornar num membro de equipa e comunicador eficaz. Muitas vezes percebemos que, se trabalharmos em conjunto, podemos encontrar soluções para problemas mais facilmente do que se tentarmos resolve-los isoladamente. Além disso, é muito importante escutar, e não apenas dar indicações. Escutar o seu pessoal ajuda muitas vezes a evitar problemas futuros, ao invés de os resolver quando acontecem.

Resumo/debate sobre a sondagem Concorda que a conformidade inclui o cumprimento dos nossos valores fundamentais de respeito, integridade, empenho e excelência? Qual é a sua principal preocupação em relação à conformidade? Discussão aberta sobre os resultados da pergunta de opinião.

Passos de conformidade para um gerente Use o seu conhecimento e aptidões para demonstrar conformidade todos os dias Negócios Técnica Pessoas Use recursos para potenciar a conformidade Comunicar Trabalhar em equipa Faça perguntas quando necessário Encoraje a comunicação bilateral Esperamos dos gerentes na CARE que demonstrem conformidade na actividade diária. Conforme discutimos hoje, os gerentes têm uma função especial que requer que compreendam o negócio da CARE, as suas próprias aptidões técnicas e maneira de trabalhar com outras pessoas. Para o ajudar, esta apresentação identificou recursos, como as políticas da CARE, que poderá utilizar para aprofundar os seus conhecimentos. Acima de tudo, comunique. Podemos atingir a nossa missão ao mesmo tempo que demonstramos conformidade se mantivermos linhas abertas de comunicação.

Obrigado! Obrigado e lembre-se que a reprodução desta apresentação e as traduções estão disponíveis na Academia da CARE dentro de duas semanas.