Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Ir. Vicente Falqueto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão de Assistência Social – COAS
Advertisements

CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DO DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CONVIVÊNCIA.
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Representação e Representatividade Rosangela D. O
Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão
Conferência de Assistência Social – ano 2013
A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Ação das entidades que promovem integração ao mercado de trabalho
Profª Maria Cecilia Ziliotto
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Entidades de Assistência Social – Decreto 6308/2007
Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social “Resolução CNAS nº. 16/2010”
“Entidades e organizações de assistência social”
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
O Processo eleitoral da Sociedade Civil e a questão da representatividade Segmento Usuários.
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Decreto 6308/2007 e PL 3021/2008 Entidades de Assistência.
METAS PARA O ESTADO E A UNIÃO
Projeto de Lei n.º 3077/2008 “PL SUAS”.
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Proteção Social Básica
Sistema Único de Assistência Social
Prof. Drª Carla Rosane Bressan
O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
“Os usuários e o seu lugar político no SUAS: desafios e possibilidades”
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
GESTÃO E POLÍTICAS SOCIAIS
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
A Politica de Assistência Social
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
A prática do psicologo no CRAS
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Como fazer a análise do SUAS que temos
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECIAS “Missão Institucional” “Garantir a promoção e defesa dos direitos e a assistência.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
LEGISLAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
SEGUNDA FASE DO PROCESSO SELETIVO DE CONSELHEIROS TUTELARES DE CAMPO GRANDE 24 a 28 de janeiro de 2011 Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993 – Lei Orgânica.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Oficina sobre Vínculo SUAS – 09/06/2009 VÍNCULO SUAS.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma política pública.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
Transcrição da apresentação:

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Ir. Vicente Falqueto

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Regulamentação do Artigo 3º da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS: Entidades e organizações de assistência social, Lei 8.742/93

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Com a Constituição de 1988 e a LOAS em 1993 é que surgem duas outras lógicas: a da gestão e do controle social ao afirmar novos paradigmas para a política de assistência social: garantia de cidadania, proteção social, caráter não contributivo, necessária integração entre o econômico e o social, primazia da responsabilidade do Estado na universalização de direitos e de acessos aos serviços.

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Passa a ser necessário avançar na construção do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. A Política Nacional de Assistência Social - PNAS, aprovada em 2004, consolida princípios, diretrizes, objetivos e ações da assistência social, em particular a Proteção Social Básica e Especial

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS A leitura da LOAS e da PNAS nos remete ao reconhecimento do alargamento da noção de prestação de serviços públicos, ao incluir o atendimento, o assessoramento aos beneficiários e a defesa de direitos, e ao estabelecer como campos de ação da assistência social a proteção social, vigilância social e a defesa de direitos sócio-assistenciais.

A RESOLUÇÃO N.º 191, DE 10 DE NOVEMBRO 2005 DOU 17/11/2005: Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS A RESOLUÇÃO N.º 191, DE 10 DE NOVEMBRO 2005 DOU 17/11/2005: Institui orientação para regulamentação do art. 3º da Lei Federal nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993 – LOAS, acerca das entidades e organizações de assistência social mediante a indicação das suas características essenciais

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS A definição de Entidades e Organizações de Assistência Social, através da regulamentação do artigo 3º da LOAS, é fundamental para a implementação do SUAS e para o controle social, pois, reconhece o caráter público não estatal das ações prestadas pelas Entidades Sociais, possibilitando sua inserção na rede socioassistencial do SUAS, a qualificação dos serviços de acordo com os objetivos gerais da PNAS e os procedimentos de controle social.

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Entidades e Organizações de Assistência Social que prestam assessoramento e atuam na defesa e garantia de direitos aos beneficiários da PNAS.

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS As Entidades e Organizações de Assistência Social que prestam, prioritariamente, assessoramento e atuam na defesa e garantia de direitos no Brasil integram um universo amplo de organizações da sociedade civil e tem como marco de sua trajetória a luta pelo direito e pelo processo de democratização da sociedade brasileira.

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS A regulamentação sobre o que são Entidades e Organizações que prestam Assessoramento e atuam na defesa e garantia de direitos tem um caráter inédito ao reconhecer o assessoramento e a defesa de direitos como dimensões públicas e relevantes para a Política Nacional de Assistência Social.

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS De acordo com a NOB–SUAS, a proteção social deve propiciar “a conquista de condições de autonomia, resiliência e sustentabilidade, protagonismo, acesso a oportunidades, capacitações, serviços, condições de convívio e socialização, de acordo com sua capacidade, dignidade e projeto pessoal e social” (NOB/2005).

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Ainda de acordo com a NOB–SUAS, a dinâmica da rede socioassistencial, em defesa dos direitos de cidadania, deve considerar a cidadã, o cidadão e a família como sujeito protagonista da rede de serviços/projetos, abrindo espaços e oportunidades para o exercício da cidadania ativa no campo social e atuando sob o princípio da reciprocidade baseada na identidade e reconhecimento concreto.

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Referenciado na NOB–SUAS, o CNAS compreende que a função de Vigilância Socioassistencial da PNAS estende-se à rede que atua no assessoramento e defesa e garantia de direitos, a medida que:

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS “produz, sistematiza informações, constrói indicadores e índices territorializados das situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social que incidem sobre famílias/pessoas nos diferentes ciclos de vida (crianças, adolescentes, jovens, adultos/as e idosos/as);

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS 2 . identifica pessoas com redução da capacidade pessoal, com deficiência ou em abandono;

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS exerce vigilância sobre os padrões de serviços de assistência social em especial aqueles que operam na forma de albergues, abrigos, residências, semi-residências, moradias provisórias para os diversos segmentos etários” (NOB/2005).

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Assim, entendemos que entidades e organizações de assistência social de assessoramento, defesa e garantia de direitos são aquelas sem fins lucrativos, constituídas formal e autonomamente, com finalidade pública não estatal, voltadas, prioritariamente para a defesa, efetivação e universalização dos direitos estabelecidos e a construção de novos direitos, ...

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS ... continuando, entidades e organizações de assistência social de assessoramento, defesa e garantia de direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, fortalecimento dos movimentos sociais, formação e capacitação de lideranças, dirigidos ao público da Política de Assistência Social, conforme definido na LOAS, PNAS e NOB–SUAS.

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Serviços da assistência social de assessoramento, defesa e garantia de direitos:

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Assessoria política e técnica a movimentos sociais, organizações e grupos populares (de usuários/as) no fortalecimento de seu protagonismo e na capacitação para a intervenção nas esferas políticas, em particular na Política de Assistência Social;

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Promoção da defesa de direitos já estabelecidos através de distintas formas de ação e pressão na esfera política e no contexto da sociedade;

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Formação política-cidadã de grupos populares, cidadãs e cidadãos, nela incluindo capacitação de conselheiros/as e lideranças populares;

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Reivindicação da construção de novos direitos fundados em novos conhecimentos e padrões de atuação reconhecidos nacional e internacionalmente;

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Sistematização e difusão de projetos inovadores de inclusão cidadã que possam apresentar soluções alternativas a serem incorporadas nas políticas públicas;

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Estímulo ao desenvolvimento integral sustentável das comunidades e à geração de renda;

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Produção e socialização de estudos e pesquisas que ampliem o conhecimento da sociedade e dos cidadãos/ãs sobre os seus direitos de cidadania, bem como dos gestores públicos subsidiando-os na formulação e avaliação de impactos da Política de Assistência Social;

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Monitoramento e avaliação da Política de Assistência Social e do orçamento e execução orçamentária.

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Alguns exemplos de entidades que atuam assessoramento e defesa de direitos no âmbito da Assistência Social: CNBB. www.cnbb.org.br INESC. www.inesc.org.br INST. POLIS. www.polis.org.br IEE/PUCSP. www.pucsp.br/iee MARISTAS. www.umbrasil.org.br Central de Projetos. www.centraldeprojetos.org.br

Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS vicente@marista.edu.br