OS SERVIÇOS E A ECONOMIA

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Transcrição da apresentação:

OS SERVIÇOS E A ECONOMIA Reflexões iniciais: - 03 setores básicos da economia -Descrever onde a sociedade esteve, sua situação atual e seu futuro mais provável - A atividade econômica de uma sociedade determina como vive sua população e como é mensurado seu padrão de vida - Como a mudanças no padrão de emprego afetam a economia de serviços

OS SERVIÇOS E A ECONOMIA A mais importante característica das operações de serviços é a presença do cliente no sistema de atendimento. Atender as expectativas do cliente é uma das maiores preocupações dos prestadores de serviços. Uma tendência é que hoje as próprias empresas de manufatura contratem outras empresas para prestar serviços de forma mais eficiente e barata. Ex: publicidade, manutenção, consultoria. Serviços como educação pública, saúde, conservação de estradas, abastecimento de água e segurança pública são fundamentais para que a população prospere. Isso demonstra que os serviços são parte integrante da sociedade e não apenas uma atividade periférica.

OS SERVIÇOS E A ECONOMIA Exceto quando as atividades domésticas são auto-suficientes, os serviços são absolutamente indispensáveis para que uma economia possa funcionar e melhorar a qualidade de vida. Basta imaginarmos a importância de um sistema bancário para transferir fundos, a indústria de transportes para levar alimentos a regiões que não os produzem. Além disso temos uma série de serviços dirigidos a área pessoal e social: restaurantes, hotéis, limpeza, creches. Estes foram criados para inserir na economia funções antes domésticas.

ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Sociedade pré-industrial: disputa contra a natureza (subsistência); ritmo de vida comandado pela natureza; baixa produtividade; vida social limitada a família Sociedade industrial: um mundo de cidades, fábricas e construções; padrão de vida medido pela quantidade de bens materiais. Sociedade pós-industrial: busca pela qualidade de vida medida por serviços como saúde, educação e lazer. A automação desenvolveu os serviços de manutenção e consertos. A educação superior passa a ser condição para entrar na sociedade pós-industrial

ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

REFLEXÃO Nos momentos de recessão econômica continuamos pagando utilizando os serviços de seguradoras, hospitais, escolas, transporte, telefonia Onde iniciamos o corte dos nossos gastos?

REFLEXÃO As indústrias de serviços são a fonte de liderança econômica. Nos USA por exemplo, contabilizam 70% da renda nacional. Se considerarmos por exemplo que há um limite para quantos carros um consumidor pode usar e para quanto alguém pode comer e beber, isso não deveria ser surpreendente. O apetite por serviços – principalmente inovadores, é insaciável.

O PAPEL DO GERENTE DE SERVIÇOS Para entendermos o papel do gestor de serviços precisamos antes de mais nada entendermos que estes estão passando por uma transformação do conceito tradicional: de uma transação de serviços para uma transação de experiências. A Disney World, por exemplo, sempre definiu os seus serviços como experiências. Isso pode ser demonstrado com clareza na figura que representa a Economia da Nova Experiência.

O PAPEL DO GERENTE DE SERVIÇOS Inovação: necessidade de pesquisas, novas tecnologias, uso criativo das informações para melhoria contínua e melhoria na produtividade; Tendências sociais: três tendências sociais tem enorme influência sobre os serviços: envelhecimento da população, aumento do número de solteiros, crescimento das famílias com duas fontes de renda; Desafios da administração: descuido com a qualidade, negligência com as necessidades dos clientes e atenção voltada somente à orientação financeira a curto prazo podem arruinar o setor de serviços; Economia de escala: custos fixos em novas tecnologias são diluídos em volumes maiores. Ex: tecnologias médicas novas e caras são utilizadas em centros médicos;

O PAPEL DO GERENTE DE SERVIÇOS Economias de escopo: movimentação de novos produtos e serviços mediante redes de distribuição estabelecidas. Ex: postos de combustível e lojas de conveniência Rompendo limites: bancos oferecendo inúmeros serviços, fabricantes de carros oferecem financiamentos com juros mais baixos. A concorrência em serviços pode vir de qualquer lugar Competitividade internacional: transportes e comunicação mais baratos e flexíveis.

PRINCIPAIS SEGMENTOS DE SERVIÇOS Serviços administrativos, lazer, cinemas, instituições financeiras, serviços sociais, corretores, transporte, trânsito, estacionamentos, serviços de saúde, armazenagem e transporte de mercadorias, educação, consultorias, serviços jurídicos, restaurantes e bares, serviços de publicidade, utilidade pública, seguradoras, pesquisa, beleza, lavanderia, consertos e manutenções.

QUESTIONAMENTOS Como nosso estilo de vida é influenciado pelo tipo de trabalho que temos? Como se constitui a natureza da sociedade após este período chamado ‘pós-industrial’?