Pesquisadoras: Prof. Maria Stella Brandão Goulart (Coord.) – PUC Minas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXTENSÃO Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Advertisements

Fortaleza, 14 de Maio de Parceria: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC); Banco do Nordeste do Brasil; Fundação Cearense.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Psicologia Institucional – Definições preliminares
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
A pesquisa em temas da EJA na Argentina nas últimas décadas
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pedagogia da pesquisa-ação
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
Curso de Especialização em Assistência e Atenção Farmacêutica
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Profª Dra. Eliana Marta Monaci
A Música e a Subjetividade: Articulações Identitárias nas Corporações Musicais dos Campos das Vertentes Prof. Dr. Marcos Vieira Silva (Orientador) Laboratório.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SÉCULO XX.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Universidade Federal de Santa Catarina
Atividades Complementares no âmbito do ENG
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Universidade Federal de Pernambuco
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
em Educação em Direitos Humanos
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Metodologia Científica
Política Educacional Brasileira
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Reformas Psiquiátricas
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Prof. Bruno F. Emerich Processo seletivo para a disciplina: “Psicologia Social: instituições e comunidade”.
Introdução ao Serviço Social
Tecendo a rede: Uma proposta de formação no campo da saúde mental
O Centro de Formação e Assistência à Saúde convida os profissionais e estudantes das áreas de Saúde, Assistência Social, Educação e afins a participarem.
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM RJ/ES VALORIZANDO A NARRATIVA DE PROFISSIONAIS NO ENSINO DA RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO.
Concepções em Educação Matemática
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Tecendo redes: Uma proposta de formação no campo da saúde mental a partir da articulação entre universidade, serviço e comunidade Aline Aguiar Mendes (Prof.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

AS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS E A CONSTRUÇÃO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA MINEIRA NOS ANOS 60, 70 E 80 Pesquisadoras: Prof. Maria Stella Brandão Goulart (Coord.) – PUC Minas goulartstella@yahoo.com.br Prof. Izabel Friche Passos – UFMG Prof. Eduardo Mourão Vasconcelos – UFRJ (Consultor) Estudantes de Iniciação Científica: PUC Minas: Ana Paula Sá da Silva, Carolina Novaes Cunha, Eliane Rodrigues da Silva, Marcela Alves de Abreu; UFMG: Fernanda de Moura Braga. AGOSTO/2006

AS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS E A CONSTRUÇÃO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA MINEIRA NOS ANOS 60, 70 E 80 Esta pesquisa conta com o apoio da PUC Minas e da UFMG, sendo financiada pela FAPEMIG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. As instituições universitárias e a construção Reforma Psiquiátrica mineira nos anos 60, 70 e 80 FAPEMIG/PUC/UFMG

INTRODUÇÃO Em 2004, no Simpósio sobre saúde mental realizado na UFMG, se percebeu a necessidade de realização de uma reflexão mais aprofundada sobre o papel da universidade na Reforma Psiquiátrica mineira. Sabemos que as contribuições de muitos dos professores e dos alunos que atuavam nestas instituições foram relevantes para a transformação do pensamento e da cultura, que estava se processando. As instituições universitárias e a construção Reforma Psiquiátrica mineira nos anos 60, 70 e 80 FAPEMIG/PUC/UFMG

OBJETIVOS Identificar e avaliar a participação das variáveis de cultura formal em processos de mudança social. Investigar as relações entre as Instituições de credenciamento profissional de nível superior em Psicologia e Psiquiatria, no processo de Reforma Psiquiátrica em Minas Gerais. As instituições universitárias e a construção Reforma Psiquiátrica mineira nos anos 60, 70 e 80 FAPEMIG/PUC/UFMG

OBJETIVOS Pretendemos fazer emergir um conjunto de personagens e iniciativas (ações e produtos), ligados aos principais centros de formação superior, nos anos sessenta, setenta e oitenta: Os cursos de Psicologia da PUC Minas, da UFMG, da FUMEC; A pós-graduação em Psiquiatria oferecida pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais no Instituto Raul Soares; A pós-graduação em Saúde Mental oferecida pela ESMIG, Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. As instituições universitárias e a construção Reforma Psiquiátrica mineira nos anos 60, 70 e 80 FAPEMIG/PUC/UFMG

REFERENCIAL TEÓRICO A perspectiva metodológica se apóia na análise institucional francesa (Lourau, 1974; Luz, 1982; 1988; Lapassade, 1983). Trabalhamos com pesquisa documental e com história oral, explorando o material encontrado a partir da perspectiva da análise de discurso. As instituições universitárias e a construção Reforma Psiquiátrica mineira nos anos 60, 70 e 80 FAPEMIG/PUC/UFMG

REFERENCIAL TEÓRICO Por reforma psiquiátrica, utilizamos o seguinte conceito: “[desde] o conjunto de medidas oficiais (políticas, planos e alterações na lei visando à desospitalização e à reforma da assistência psiquiátrica) até o movimento social mais amplo.”(Passos, 2003:231) A reforma envolve, mudanças de natureza técnica, política e cultural acerca dos chamados doentes mentais (portadores de sofrimento mental), seus problemas subjetivos e sociais. As instituições universitárias e a construção Reforma Psiquiátrica mineira nos anos 60, 70 e 80 FAPEMIG/PUC/UFMG

REFERENCIAL TEÓRICO Entendemos, que a participação da universidade no movimento de Reforma Psiquiátrica em Minas Gerais deve ser interpretada a luz de suas contradições institucionais. As instituições universitárias e a construção Reforma Psiquiátrica mineira nos anos 60, 70 e 80 FAPEMIG/PUC/UFMG

METODOLOGIA Estratégias metodológicas: Levantamento da literatura sobre Reforma Psiquiátrica em Minas Gerais; Análise dos currículos dos cursos de Psicologia e Psiquiatria nos centros de formação enfocados, nas décadas de 60, 70 e 80, com levantamento de disciplinas, eventos, projetos de investigação e iniciativas de extensão universitária; Realização de entrevistas; Identificação de relações e redes de colaboração entre os diversos atores e instituições; Levantamento de documentos e publicações relativos à formação em Psicologia e em Psiquiatria. As instituições universitárias e a construção Reforma Psiquiátrica mineira nos anos 60, 70 e 80 FAPEMIG/PUC/UFMG

RESULTADOS Os dados foram dispostos de forma a apontar iniciativas e atores correlacionáveis à luta pela Reforma Psiquiátrica Mineira. Estamos apresentando os dados parciais relativos as seguintes Instituições: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Universidade Federal de Minas Gerias; Instituto Raul Soares; ESMIG. As instituições universitárias e a construção Reforma Psiquiátrica mineira nos anos 60, 70 e 80 FAPEMIG/PUC/UFMG

Francisco Paes Barreto; César Campos; Antonio Simone; Jorge Paprocki. INSTITUIÇÕES ESMIG Curso de Saúde Mental - ESMIG Raul Soares 1971 Início da Residência do Raul Soares Francisco Paes Barreto; César Campos; Antonio Simone; Jorge Paprocki. FUMEC 1969 Curso de Psicologia FUMEC Halley Bessa Paulo César Valle Ary Xavier (Galba Velloso) 1968 1ª Especialização em Psiquiatria 1962 Curso de Psicologia da UFMG Pedro Parafita Bessa UFMG PUC MG Pedro Parafita Bessa 1961 1º Curso de Psicologia de MG Halley Bessa As instituições universitárias e a construção Reforma Psiquiátrica mineira nos anos 60, 70 e 80 FAPEMIG/PUC/UFMG

GRANDES MARCOS MINEIROS CIVIS PÚBLICO ESTATAL DÉCADA 60 1964 Regulamentação da profissão de Psicologia Registro profissional de Psicólogos Instituído diploma de Psicologia 1969 Aposentadoria compulsória e política de Pedro Parafita Bessa 1962 Inauguração do Galba Velloso 1964 Golpe Militar 1967 Criação do INPS 1969 Criação da FEAP 1973 Mobilização e discussões entre Psiquiatras IV Congresso Internacional de Psicologia Transpessoal 1978 Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental 1979 III Congresso Mineiro de Psiquiatria Filme “Em nome da Razão” de Helvécio Ratton Reportagens “Nos Porões da Loucura” de Hiram Firmino Visita de Franco Baságlia 1977 PISAM 80 1980 ou 1981 Campanha da Fraternidade “Saúde para todos” 1983 Congresso Latino Americano da Rede Alternativa de Psiquiatria 1986 I Encontro de Coordenadores de Saúde Mental (Região Sudeste) 1987 Emergência da Luta Antimanicomial 1983 CONASP 1984 Plano de Assistência à Saúde Mental (BH) 1988 SUS DÉCADA 70 Caça às bruxas: afastamento de psiquiatras reformistas da gestão dos serviços de saúde mental As instituições universitárias e a construção Reforma Psiquiátrica mineira nos anos 60, 70 e 80 FAPEMIG/PUC/UFMG

ATORES - PRODUTOS ATORES INICIATIVAS DÉCADA 60 UFMG SETOR DE PSICOLOGIA SOCIAL 1968 Visita de Max Pagés Célio Garcia Dinâmicas de Grupo na comunidade terapêutica do Hospital Galba Velloso 1969 Visita de André Levi 1971 Visita de George Lapassade 1973 Visita de Michel Foucault 70 César Campos Francisco Paes Barreto Antonio Simone Introdução do pensamento psicanalítico 1979 Visita de Franco Basaglia III Congresso Mineiro de Psiquiatria 80 PUC UFMG/PUC Willian César Pereira Castilho 1981 Projeto Cabana - Estágio em centros de saúde Projeto Guimarães Rosa Cornellis Van Stralen ESMIG Especialização em Saúde Mental PUC / ESMIG Eduardo Mourão Vasconcelos Romualdo Dâmaso Pesquisa “Estado da arte em Saúde mental” Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental INSITUTIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR RESIDÊNCIA DO INSTITUTO RAUL SOARES 1982 Programa de Integração Docente Assistencial - Estágio em centros de saúde As instituições universitárias e a construção Reforma Psiquiátrica mineira nos anos 60, 70 e 80 FAPEMIG

CONCLUSÕES Existe um conjunto de produtos e atores sociais que participaram na construção da cultura crítica que sustentou a Reforma Psiquiátrica no contexto das instituições de formação. Estas informações descortinam relações e redes de colaboração regionais específicas que devem ser aprofundadas. As instituições universitárias e a construção Reforma Psiquiátrica mineira nos anos 60, 70 e 80 FAPEMIG/PUC/UFMG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS GOULART, Maria Stella B. A construção da mudança nas instituições sociais: a Reforma Psiquiátrica. Pesquisas e Práticas Psicossociais. V.1, n.1, São João Del Rei, jun. 2006. p. 1-19 LUZ, Madel T. Medicina e ordem política brasileira. Rio de Janeiro: Graal, 1982. LUZ, Madel T. Natural, racional, social: razão médica e racionalidade científica moderna. Rio de Janeiro: Campus. 1988. LAPASSADE, George. Grupos, organizações e instituições. 2. Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. LOURAU, R. A análise institucional. Petrópolis: Vozes, 1974. PASSOS, Izabel C. Friche. Cartografia da publicação brasileira em saúde mental: 1980 – 1996. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Vol. 19, n. 3, Set-Dez 2003. pp. 231-240. VASCONCELOS, E. M. (Org.). Saúde mental e serviço social: o desafio da subjetividade e da interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2000. As instituições universitárias e a construção Reforma Psiquiátrica mineira nos anos 60, 70 e 80 FAPEMIG/PUC/UFMG

AS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS E A CONSTRUÇÃO DA REFORMAR PSIQUIÁTRICA MINEIRA NOS ANOS 60, 70 E 80 Pesquisadoras: Prof. Maria Stella Brandão Goulart (Coord.) – PUC Minas goulartstella@yahoo.com.br Prof. Izabel Friche Passos – UFMG Consultor: Prof. Eduardo Mourão Vasconcelos – UFRJ Estudantes de Iniciação Científica: PUC Minas: Ana Paula Sá da Silva, Carolina Novaes Cunha, Eliane Rodrigues da Silva, Marcela Alves de Abreu; UFMG: Fernanda de Moura Braga. AGOSTO/2006