Combate à fraude por adição de água em carcaça de aves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Advertisements

ARTIGOS RELEVANTES: Art. 10 a art. 13 Art. 23 a 156 Art. 208 a 274 FONTE:
V Seminário Sul-Brasileiro de Previdência Pública
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
Objeto e legitimação ativa
III ENCONTRO NACIONAL DE VISA EM ALIMENTOS
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO
Alimentos: qualidade e modos de vida
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Audiência Pública Política Tarifária das concessionárias.
Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social CONAPREVCONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência.
Regulamentação para registro de produtos junto à ANVISA - Alimentos -
Sistema Nacional de Defesa Civil: Articulações Insterinstitucionais 3 Seminário Nacional Sobre Saúde em Desastres Verena Martins Lellis Goiânia-GO , 12.
Meio Ambiente: o papel do Ministério Público.
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre –Segundo nível Terceiro nível –Quarto nível »Quinto nível 1.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/10/11 MULTIPLICANDO EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA Programa de educação para a prática.
Especialização da Justiça nos Estados Brasileiros
Acompanhamento Familiar
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO
O Ministério Público e o Direito do Consumidor à Saúde e à Informação
Seminário – O Trabalhador e a Saúde Suplementar DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO MAIO de 2008.
Serviço de Inspeção Federal
PROJETO ORLA EM SANTA CATARINA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
Painel: Aspectos destacados
WORKSHOP DA SAÚDE FORUM NACIONAL DO JUDICIARIO PARA A SAUDE
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
DECON SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Coordenação-Geral de Instalações Médicas e Industriais
GT-DESTINAÇÃO Ademir Ribeiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade - Divec GT-DESTINAÇÃO PRODUTOS APREENDIDOS PELA RBMLQ-I.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social Modernização e Qualificação PROCON/RS.
MULTIPLICANDO EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor.
O Ministério Público Federal e a tutela do consumidor brasileiro Dr. José Elaeres Marques Teixeira Subprocurador-Geral da República Coordenador da 3ª Câmara.
1 Simpósio Latino Americano da Associação Internacional para a Proteção de Alimentos -IAFP - VII Simpósio Associação Brasileira de Proteção dos Alimentos.
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
SURRS Diretoria de Fiscalização Utilização da rede de ensino estadual como um elemento estratégico para a disseminação da cultura da avaliação da conformidade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Relatório Preliminar dos Dados de Atualização dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública Informações.
Comunicação Social da Defesa
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
Reunião Regional Marcelo dos Santos Monteiro Chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Espaço Dqual Sul – Sudeste.
Thalita Antony de Souza Lima
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Política Nacional do Meio Ambiente
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Audiência Pública “A qualidade do atendimento que.
II Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Em 1990, foi instituído o Código de Defesa do Consumidor (CDC), um grande marco na história da defesa.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
SAÚDE DO TRABALHADOR CGST/DSAST Secretaria de Vigilância em Saúde
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR A VOZ DOS CONSUMIDORES NAS AGÊNCIAS REGULADORAS ENAP.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
RAIVA DOS HERBÍVOROS NO BRASIL
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
Audiência Pública sobre redução e interrupção de trafego de dados Comissão de Defesa do Consumidor - CDC Brasília, 8 de abril de 2015 Amaury Oliva Diretor.
AGROTÓXICOS Roteiro de Atuação CAO CONSUMIDOR. Resumo  O uso excessivo ou indevido de agrotóxicos nos produtos agrícolas produzidos no Brasil, em especial.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Defesa Agropecuária Departamento de Saúde Animal Superintendência Federal da Agricultura,
Audiência Pública “Regulamentação da Atividade de Marketing Multinível no Brasil” Outubro de 2013.
Transcrição da apresentação:

Combate à fraude por adição de água em carcaça de aves Ações do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor Brasília, 27 de maio de 2008

Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) DPDC PROCONS ESTADUAIS, MUNICIPAIS e do DF MINISTÉRIO PÚBLICO (Federal e Estadual) JUIZADOS ESPECIAIS DELEGACIAS DO CONSUMIDOR – DECONS DEFENSORIA PÚBLICA SOCIEDADE CIVIL

SNDC SISTEMA HORIZONTAL: relação de coordenação; não há subordinação. Órgãos com grande autonomia e independência. Federação. Âmbito local. Espírito do CDC: INTEGRAÇÃO da atuação de todos os órgãos. Importância da sociedade civil. (art. 4, II, b)

DPDC/DIPOA/MP Articulação com o MP dos Estados da Bahia; Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Rio Grande do Sul: Inquérito Civil contra a Avipal Bahia: Inquérito Civil Avipal Nordeste S/A

Articulação com o SNDC Informação aos integrantes do SNDC acerca da submissão de empresas ao Regime Especial de Fiscalização pelo MAPA. Comunicação acerca das empresas suspensas de comercializar frangos congelados in natura. 1 – já estou providenciando. 2 – Informamos para conhecimento e providências. 3 – Todos foram avisados, inclusive as entidades.

Articulação com o SNDC Sugestão de fiscalização, pelos integrantes do SNDC, em supermercados e pontos de venda para verificação do cumprimento à determinação do MAPA ABRAS: retirada dos produtos do mercado 1 – Não tenho como saber se foram realizadas fiscalizações em todos os estados. 2 – todas e quaisquer ações foram relativas ao Regime especial de fiscalização.

Articulação com o SNDC Processos administrativos do MAPA encerrados em 2007 e 2008. Comunicação aos Procons Estaduais, Promotorias de Defesa do Consumidor, entidades de defesa do consumidor, acerca das empresas que apresentaram resultado do drip teste acima de 6%.

Articulação com o SNDC Empresas: Recanto do Sabiá Alimentos Ltda. (MG) SIF 4044 – frango congelado in natura; Anhambi Alimentos Oeste Ltda. (MT) SIF 1678 – frango congelado in natura; Avenorte Avícola Cianorte Ltda. (PR) SIF 4232 – cortes de frango congelados e resfriados in natura; e, Eleva Alimentos S.A. (RS) SIF 1449 – frango congelado in natura. Frango Abatedouro Ltda. (SP) SIF 1301 - cortes de frango congelados e resfriados in natura; Wiper Industrial de Alimentos Ltda. (SC) SIF 1761 – frangos congelados in natura; Goiaves – Avícola Industrial Buriti Alegre Ltda. (GO) SIF 3001. Não entendi.

Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade dos Alimentos – CQUALI IMPORTÂNCIA

AÇÕES DO DPDC o DPDC realizará as seguintes ações, conforme o caso: i) Comunicar ao SNDC, para que repasse as informações aos consumidores;

AÇÕES DO DPDC ii) Articular junto aos órgãos estaduais e municipais de defesa do consumidor operações de fiscalização conjuntas com fiscais do MAPA e da Vigilância Sanitária para: a) verificar a efetiva retirada do produto do mercado de consumo, em caso de interdição ou suspensão da comercialização de determinados produtos;

AÇÕES DO DPDC iii) Articular com Ministérios Públicos, Defensorias Públicas e Entidades Civis a proposição de Ação Civil Pública com caráter indenizatório dos danos sofridos pelos consumidores;

Obrigada! Andiara Maria Braga Maranhão Coordenadora-Geral Substituta de Supervisão e Controle Tel.: (61) 3429-3636 Fax.: (61) 3429-2983 andiara.braga@mj.gov.br