Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Audiência Pública na Comissão de agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
Advertisements

Fiscalização do Receituário Agronômico Comércio e Uso dos Agrotóxicos
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
O Que é um Agrotóxico? Boa Vista, 15 de março de 2011.
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas - DFIA
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Mesa Redonda IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS
Fase antecedente do Registro para Medicamentos Similares
Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ENCONTRO COM O SETOR REGULADO.
Lei /11 Habilitação Sanitária de EARPPs
Sistema de registro de agrotóxicos no Brasil
Audiência Pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados para analisar a Simplificação de.
Situação Atual Lei 7.802/89: todas as atividades com agrotóxicos Decreto 4.074/02 – regulamenta a Lei 7.802/89 Necessidade de: Instrução.
Alteração de componentes Ano Nº de pleitos MAPA (em tramitação) Pendentes Concluídos AnvisaIbama *839 0 *Protocolados.
0 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Audiência Pública Norma que esclareça e harmonize.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
PREVENÇÃO E COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO BRASIL
REUNIÕES TÉCNICAS DE SANEAMENTO Ações Regulatórias da AGERGS em 2010.
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO - TUBERCULOSE
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO IN VITRO
Seminário CONTAG O papel do estado e da Sociedade e as ações
ANVISA MISSÃO : Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso.
PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO DE BEBIDAS
Consulta Pública nº 26/09 Simplificação no Registro dos Equipamentos Médicos Hospitalar GQUIP/GGTPS/ANVISA.
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de abril de 2006 Fortaleza - CE Cláudia Parma Machado Secretaria de Saúde do Estado.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA 27ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Anvisa Brasília, 6 de dezembro de 2007.
Rótulos e Bulas Situação atual.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
1O SEMINÁRIO PRESERVATIVOS DE MADEIRA
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de Abril de 2006 Fortaleza – CE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
EMPRESAS ESTATAIS FEDERAIS
Rodrigo Carvalho Rodrigo Carvalho Secretaria de Tecnologia Industrial Secretaria de Tecnologia Industrial REACH REACH Andamento das discussões sobre o.
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
Peticionamento Eletrônico de Autorização de Funcionamento (AFE) de Farmácias e Drogarias GERÊNCIA-GERAL DE INSPEÇÃO E CONTROLE DE INSUMOS, MEDICAMENTOS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Avaliação de Desempenho Comissões de Avaliação de Desempenho CAD - CADU Coordenação de Desenvolvimento.
Receituário Agronômico
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Toxicologia CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA.
Peticionamento Eletrônico
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO.
Coordenação de Infraestrutura em Serviços de Saúde CINFS/GGTES/ANVISA
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência-Geral de Alimentos Gerência de Produtos Especiais Brasília, 01 de novembro de 2011.
PERSPECTIVAS Edital de notificação Nº1 (10/abril/2013):
USO DE AGROTÓXICO EM SAÚDE PÚBLICA EXPERIÊNCIA DA SUVISA
Regulamentação sobre Avaliação Toxicológica dos Produtos de Uso Veterinário Ricardo Velloso.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Reavaliação de Agrotóxicos
Montagem de Processo e Petição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
REPROCESSAMENTO NO BRASIL
REQUISITOS DE QUALIDADE NA LICITAÇÃO PÚBLICA
VII Encontro Nacional da Vigilância Sanitária de Alimentos
LEGISLAÇÃO : SAUDE X AGRICULTURA Lei 6938 / Art. 24º Parágrafo 2ª : Os medicamentos similares a serem fabricados no Pais e aqueles fabricados e registrados.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
II Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
NORMAS REGULAMENTADORAS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
Requisitos Legais e Outros Requisitos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa Audiência Pública PLC 34, de 2015 (Origem PL 4.148, de 2013) Altera a Lei nº , de 24 de março.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
FISCALIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS
CONSEA Arcabouço Regulatório de Organismos Geneticamente Modificados
Transcrição da apresentação:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Audiência Pública na Comissão de agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural José Agenor Álvares da Silva Diretor – ANVISA Brasília, 27 de abril de TEMA Prioridade para análises toxicológicas de alteração de composição e norma para modificação de composição dos produto registrados

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Obrigação do governo fiscalizar Decreto 4074/02 -Art. 2 o Cabe aos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Saúde e do Meio Ambiente, no âmbito de suas respectivas áreas de competências: Cabe aos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Saúde e do Meio Ambiente, no âmbito de suas respectivas áreas de competências: IX - controlar, fiscalizar e inspecionar a produção, a importação e a exportação dos agrotóxicos, seus componentes e afins, bem como os respectivos estabelecimentosIX - controlar, fiscalizar e inspecionar a produção, a importação e a exportação dos agrotóxicos, seus componentes e afins, bem como os respectivos estabelecimentos X - controlar a qualidade dos agrotóxicos, seus componentes e afins frente às características do produto registradoX - controlar a qualidade dos agrotóxicos, seus componentes e afins frente às características do produto registrado

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Determinação da norma Decreto 4074/02 -Art. 22 Será cancelado o registro de agrotóxicos, seus componentes e afins sempre que constatada modificação não autorizada pelos órgãos federais dos setores de agricultura, saúde e meio ambiente em fórmula, dose, condições de fabricação, indicação de aplicação e especificações enunciadas em rótulo e bula, ou outras modificações em desacordo com o registro concedido Será cancelado o registro de agrotóxicos, seus componentes e afins sempre que constatada modificação não autorizada pelos órgãos federais dos setores de agricultura, saúde e meio ambiente em fórmula, dose, condições de fabricação, indicação de aplicação e especificações enunciadas em rótulo e bula, ou outras modificações em desacordo com o registro concedido

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Obrigação das empresas Decreto 4074/02 -Art. 22 As alterações de natureza técnica deverão ser requeridas ao órgão federal registrante, observado o seguinte: I - serão avaliados pelos órgãos federais dos setores de agricultura, saúde e meio ambiente os pedidos de alteração de componentes, processo produtivo, fabricante e formulador, estabelecimento de doses superiores às registradas, aumento da freqüência de aplicação, inclusão de cultura, alteração de modalidade de emprego, indicação de mistura em tanque e redução de intervalo de segurançaI - serão avaliados pelos órgãos federais dos setores de agricultura, saúde e meio ambiente os pedidos de alteração de componentes, processo produtivo, fabricante e formulador, estabelecimento de doses superiores às registradas, aumento da freqüência de aplicação, inclusão de cultura, alteração de modalidade de emprego, indicação de mistura em tanque e redução de intervalo de segurança

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Obrigação das empresas Decreto 4074/02 -Art. 22, § 4 o Decreto 4074/02 -Art. 22, § 4 o As alterações de natureza técnica deverão ser requeridas ao órgão federal registrante, observado o seguinte: Toda autorização de alteração de dados de registro passará a ter efeito a partir da data de sua publicação no Diário Oficial da União, realizada pelo órgão federal registrante. Toda autorização de alteração de dados de registro passará a ter efeito a partir da data de sua publicação no Diário Oficial da União, realizada pelo órgão federal registrante.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária FISCALIZAÇÕES REALIZADAS Início das fiscalizações - julho de 2009Início das fiscalizações - julho de 2009 Total de empresas fiscalizadas até março 2010 – 6Total de empresas fiscalizadas até março 2010 – 6 Total de produtos fiscalizados – 48Total de produtos fiscalizados – 48 Total de produtos irregulares – 48Total de produtos irregulares – 48

Agência Nacional de Vigilância Sanitária PRINCIPAIS IRREGULARIDADES ENCONTRADAS Alteração dos componentes da formulação – 23 casosAlteração dos componentes da formulação – 23 casos Alteração da concentração de componentes – 11 casosAlteração da concentração de componentes – 11 casos Ausência de controle da qualidade na produção – 10 casosAusência de controle da qualidade na produção – 10 casos Alterações das informações nos rótulos e bulas- 5 casosAlterações das informações nos rótulos e bulas- 5 casos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Principais problemas Formulação com todos ou parte dos componentes substituídos sem autorização Síntese de produto técnico do grau de pureza inferior ao estabelecido no Certificado de Registro Ausência de controle pós-registro de impurezas relevantes nos produtos técnicos Comercialização de agrotóxicos com IAT cancelado pela Anvisa Rotulagem em desacordo com o modelo aprovado pela Anvisa – alteração nos dizeres da classificação toxicológica

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Resultados das Fiscalizações Interdição de linhas de produção: 43Interdição de linhas de produção: 43 Produtos interditados: 9 milhões de litrosProdutos interditados: 9 milhões de litros Cancelamento de registros: 2Cancelamento de registros: 2 Aplicação de multas: 7 produtos em 1 empresaAplicação de multas: 7 produtos em 1 empresa

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Encaminhamentos Cancelamento da Avaliação ToxicológicaCancelamento da Avaliação Toxicológica MultaMulta Destruição do estoque remanescenteDestruição do estoque remanescente Alteração de formulaçãoAlteração de formulação Reclassificação toxicológicaReclassificação toxicológica Correção de rótulo e bulaCorreção de rótulo e bula

Agência Nacional de Vigilância Sanitária PROPOSTAS DAS EMPRESAS PARA REGULARIZAÇÃO DOS PRODUTOS Pedidos de cancelamentos de registroPedidos de cancelamentos de registro Apresentação de novos estudos toxicológicosApresentação de novos estudos toxicológicos Solicitações de alteração de formulaçõesSolicitações de alteração de formulações Solicitação de alteração da classificação toxicológicaSolicitação de alteração da classificação toxicológica

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Alteração Técnica Pós Registro -alteração de formulação-

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Alteração Técnica Pós Registro -alteração de formulação-

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Alteração Técnica Pós Registro -alteração de formulação-

Agência Nacional de Vigilância Sanitária MEDIDAS de PRIORIDADE PARA ALTERAÇÕES PÓS REGISTRO Realização de reuniões com setor regulado para tratar do assunto componentes – ANVISA realizou em dezembro de 2009 Priorização na ANVISA para análise de alterações pós-registro de produtos fiscalizados Fila específica para estes casos que permite maior agilidade da análise Ação integrada dos órgãos de registro que avaliam componentes para aperfeiçoamento das normas. Aperfeiçoamento conjunto com os demais órgãos do sistema de componentes Atendimento ao setor regulado que segue em elaboração de proposta para alteração de componentes nas formulações.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Diretoria José Agenor Álvares da Silva Gerência Geral de Toxicologia e tel.: fax: