Licenciamento Ambiental Federal de Pequenas Centrais Hidrelétricas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

Fábio Dias Diretor Executivo Belo Horizonte, 22 de abril de 2008
AS FASES DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA CIA SIDERÚRGICA DO ATLÂNTICO NA PERSPECTIVA DO INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE -INEA 09/06/10.
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Profª. Fernanda Alves AIA – EIA – RIMA.
Levantamento de Auditoria no Processo de Licenciamento Ambiental Federal de Obras Brasília, novembro de Fernando Antonio Dorna Magalhães 8 ª Secretaria.
VI Simpósio Brasileiro sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas Jerson Kelman Diretor-Geral da ANEEL Belo Horizonte, 21 de abril de 2008.
APRESENTAÇÃO – FORUM PERMANENTE ENERGIA E AMBIENTE UNICAMP
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Legislação ambiental no Brasil relativa ao licenciamento ambiental Rio de Janeiro – março 2009 Roberto Messias Franco Presidente IBAMA
DE DISPOSIÇÃO OCEÂNICA DO JAGUARIBE
Gersina N.da R. Carmo Junior
25 DE AGOSTO DE 2009 Marcelo Pereira de Souza Oficina Avaliação Ambiental do Porto de Rio Grande.
SISNAMA V - Órgãos Seccionais : os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades.
PCH’s Quartel I, II e III PCH’s Quartel I, II e III
SEMINÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL 2011
FMASE 1º Workshop- GT de Licenciamento Ambiental do FMASE
Estrutura de um Processo de Licenciamento
M M A Licenciamento Ambiental Federal M M A. Investimentos no reforço institucional do IBAMA : Concurso Público: nomeação de 150 analistas ambientais.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
\.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Prof. M.Sc. Pedro Luiz Fuentes Dias
Licenciamentos com AIA na RMBS
ASPECTOS DESTACADOS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Licenciamento Ambiental Rodovia BR-101/SC IBAMA. PROCESSO NO IBAMA Histórico do licenciamento BR 101/SC -O projeto de duplicação da BR 101/Sul, segmento.
CADASTRO DO SEGURADO ESPECIAL Brasília, 18 de novembro de 2009 Instituto Nacional do Seguro Social.
SECRETARIA DE SANEAMENTO E ENERGIA 60ª Reunião Ordinária Consórcio Intermunicipal da Bacia do PCJ Itatiba, 27 de novembro de 2008 PROGRAMA ESTADUAL DE.
X Congresso Brasileiro de Energia
O STATUS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Licenciamento Ambiental Federal
Os Novos Marcos Regulatórios
Licenciamento Ambiental Voltado para a Construção Civil
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
M INERAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO BRASIL D IREITO AMBIENTAL 2° Modulo subsequente Mineração Discente Marina Bernardes / Discente Thiago.
Procedimentos para análise de processos referentes a Planos de Manejo Florestal Sustentável – PMFS/Plano Operacional Anual – POA/SEMA/MT 1. Objetivo Orientar.
Licenciamento Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte
Principais tipos de licença ambiental
IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL Licenciamento Ambiental do Setor Elétrico Porto Alegre, 21/05/2014.
Professor Eduardo Lucena C. de Amorim DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE AIA Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC.
Política Nacional do Meio Ambiente
EIA/RIMA E O PAPEL DA CPRH NESSE PROCESSO
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
O Planejamento do Setor Elétrico o Planejamento dos Recursos Hídricos
A QUESTÃO AMBIENTAL E AS GRANDES OBRAS Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis M M A.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
EIA/RIMA COMO INSTRUMENTO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EIA: estudo elaborado pelo empreendedor, contendo: diagnóstico ambiental da área; identificação e.
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Eudes Nunes Nogueira Hécton Rodrigues Juliano Fonseca Bittar Rafael Toporowicz Ribas.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ INSTITUTO DE ORDENAMENTO TERRITORIAL DO ESTADO DO AMAPÁ - IMAP Macapá/AP 2011.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Eng. Eletricista Ivo Pugnaloni Diretor Presidente da ABRAPCH e do Grupo ENERCONS 38ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria da Agência Nacional de energia.
Fundamentos do licenciamento ambiental
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
Procedimentos para a implantação de aproveitamentos hidrelétricos
Requisitos Legais e Outros Requisitos
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental - DILIC Volney.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental - DILIC Moara.
4º Seminário de Meio Ambiente - CREA e OAB/SC Florianópolis/SC, 11 de maio de 2016 Insegurança Jurídica no Processo de Licenciamento Ambiental.
Ministério de Minas e Energia MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria Executiva Brasília, 14 de abril de 2016 Assessoria Especial em Gestão Socioambiental.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
Forum Democrático de Desenvolvimento Regional 01/09/2008.
Licenciamento Ambiental: sua efetividade/necessidade no Município de Vitória.
Potencial Hidroelétrico no Rio Araguaia Brasília - DF 16/09/2015 Mariana Sampaio Gontijo Vaz Especialista em Regulação.
M M A LICENCIAMENTO AMBIENTAL IBAMA M M A. 1. IBAMA E SISNAMA Em termos quantitativos, os órgãos de meio ambiente dos Estados (OEMAS) são os principais.
Mineração e Aproveitamento de Recursos Hídricos em Terras Indígenas Apontamentos para a construção de uma legislação regulamentadora Raul Silva Telles.
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA Brasília/DF – 26/05/2010 Diretoria de Licenciamento Ambiental.
Transcrição da apresentação:

Licenciamento Ambiental Federal de Pequenas Centrais Hidrelétricas Revisão da Resolução n° 395/98 ANEEL Coordenação de Licenciamento de Energia Hidrelétrica COHID/CGENE/DILIC/IBAMA

O Ibama atua no licenciamento ambiental de novos projetos e na regularização de empreendimentos anteriores à edição da Resolução Conama 01/86. Projetos localizados em país limítrofe; em unidades de conservação federal; em terras indígenas; ou com impactos diretos em dois ou mais estados. UHEs novas: 31 UHEs em regularização e com LO: 45 PCHs: 33

Fases do licenciamento no Ibama e da autorização de aproveitamentos (PCHs) pela Aneel Aprovação do Inventário Hidrelétrico pela Aneel. Solicitação de registro para elaboração do Projeto Básico/Estudo de viabilidade, pode ser feito por mais de um interessado. A obtenção do licenciamento ambiental é um dos critérios de avaliação dos projetos apresentados.

Hoje, dois ou mais interessados podem solicitar licenciamento para o mesmo aproveitamento. O processo de licenciamento é único, por empreendimento, e já contempla obrigatoriamente a avaliação de alternativas tecnológicas e locacionais na fase de viabilidade ambiental.

O licenciamento segue a Instrução Normativa Ibama n° 184/2008, que prevê as seguintes etapas na fase prévia: Apresentação do empreendimento e discussão do Termo de Referência, para a qual são convidados os órgãos estaduais e municipais de meio ambiente, Iphan, Funai, Ana, MS ... Realização de vistoria técnica, quando necessário. Manifestação dos órgãos parceiros sobre o TR em até 15 dias e emissão do TR definitivo. Após recebimento do Estudo Ambiental, este é encaminhado para manifestação dos órgãos parceiros e pode ser realizada Audiência Pública. Todo este processo seria feito em duplicidade no caso de dois interessados?

Não nos parece razoável que o órgão ambiental disponha de recursos humanos e financeiros em duplicidade, quando apenas um projeto poderá efetivamente ser implantado. A elaboração do Estudo Ambiental já traz impactos sociais (expectativa de implantação, especulação imobiliária) e ambientais (coletas de animais, supressão de vegetação).

Na minuta de revisão da resolução, o licenciamento ambiental só será solicitado após a publicação do Despacho de aceite do projeto básico. Ao detentor do projeto básico selecionado ou primeiro classificado será emitido o termo de referência para elaboração dos estudos ambientais. Com a elaboração de apenas um estudo ambiental evita-se desperdício de recursos do órgão licenciador e do empreendedor que não tiver o projeto básico aprovado.

Com a nova resolução, durante a análise do Projeto Básico pela Aneel, o órgão licenciador estará avaliando os estudos ambientais para a emissão da LP. O licenciamento continua a ser critério de avaliação do projeto básico, porém, seu início se dá após a fase de aceite do projeto e seleção do interessado.

A análise da viabilidade ambiental do empreendimento pelo órgão licenciador, do Projeto Básico pela Aneel e da disponibilidade hídrica pela ANA é feita em paralelo e para apenas um interessado. As próximas fases, de licenciamento de instalação e operação, não se alteram.

Email moara.giasson@ibama.gov.br Obrigada! Moara Menta Giasson Email moara.giasson@ibama.gov.br Coordenação Geral de Infra Estrutura de Energia Elétrica Diretoria de Licenciamento Ambiental COHID/CGENE/DILIC/IBAMA