ENCONTRO: COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA SALVADOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Universidade Federal de Pelotas
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Vigilância em Saúde Ambiental Programa VIGISOLO
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Ministério da Cultura.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Foco de Atuação: Atenção Básica
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Minuta de resolução para CIB
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
A Politica de Assistência Social
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
, PAINEL DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE Equipe de Elaboração: Tânia de Jesus Subcoordenadora de Informações em.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
REUNIÕES REGIONAIS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Secretaria de Saúde MONITORAMENTO PAS 2011 ELABORAÇÃO DA PAS 2012 Recife, 25 de agosto de 2011.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
O papel pedagógico do órgão gestor
PAPEL DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS NAS CONFERÊNCIAS Brasília, junho de 2011.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Transcrição da apresentação:

ENCONTRO: COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA SALVADOR Salvador, 09 de fevereiro de 2006.

OBJETIVOS Apresentar síntese do Plano e pressupostos Conhecer os fluxos de solicitação de serviços. Pactuar agenda comum de eventos. Subsidiar a implementação de objetivos de comunicação e educação em saúde na programação de 2006.

CENÁRIO Gestão Plena do Sistema Reestruturação funcional da SMS - organograma e regimento Mudança do modelo de gestão e de atenção

NECESSIDADES promoção da saúde controle social participação popular mobilização comunitária acesso e democratização das informações diversificação dos espaços de interlocução visibilidade e transparência da gestão parcerias com setor público e privado educação popular em saúde educação permanente em saúde visibilidade da oferta de serviços e ações

MACRO DIRETRIZES Gestão Plena difusão de novas responsabilidades e qualificação em novas competências Fortalecimento dos DS descentralização dos recursos e dinamização das redes de comunicação SAMU educação popular X trotes Saúde da Família metodologias inclusivas e materiais de apoio culturalmente sensíveis e tecnologicamente adequados.

informações de interesse da saúde PRESSUPOSTO O planejamento da produção, circulação e consumo das informações de interesse da saúde é imprescindível para se construir a coerência entre os propósitos, metodologias e estruturação de um governo.

Comunicação difusionista Educação formatação Interacionista construção dos sentidos Educação formatação Problematizadora autonomia dos sujeitos

As ações de comunicação e educação em saúde não são um fator adjetivo que se agrega secundariamente ao sistema de saúde, mas sim um fator substantivo que se integra à própria estratégia de ação. (Caco Xavier, 2003)

OBJETIVO DO PLANO Planejar, implantar, acompanhar e avaliar uma política de comunicação e educação em saúde para Salvador. De forma compartilhada e descentralizada. Consoante com o direito à informação - SUS a participação popular - PMS a missão da SMS Cuidar de forma integral da saúde do cidadão em Salvador, assegurando seus direitos e respeitando as diversidades.

ESTRUTURA Coordenadoria de Comunicação e Educação em Saúde - Coordena a formulação da política de comunicação e de educação em saúde na SMS e de suas interfaces com a Gerência de Informação, Gestão Participativa, Gestão de Pessoas e com a Assessoria de Imprensa. Gerência de comunicação em saúde – Assessora a definição das estratégias de comunicação para a produção e circulação de informações Gerência de eventos em saúde – Assessora a produção dos eventos das diferentes áreas técnicas, gerenciais e administrativas Gerência de educação em saúde - Assessora a formulação e execução de estratégias de educação popular para a saúde, desenvolvidas pela rede básica; e de educação permanente em saúde, desenvolvidas pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas.

PLANO DE AÇÃO OBJETIVO 1 Coordenar o processo de definição, implantação e avaliação da Política de Comunicação e Educação em Saúde da SMS.

Objetivo Específico 1.1 - Elaborar a Política de Comunicação e Educação em Saúde da SMS Estratégias Atividades Pr Prazos Constituir um grupo de trabalho Definir o setor de CES na nova estrutura da SMS Elaborar a proposta do PCES/SMS Inserir a proposta do PCES/SMS no PMS -Identificação de profissionais Reuniões do GT -Discussão e definição do setor de CES na nova estrutura da SMS -Apresentação ao GASEC -Apresentação às coordenações -Inserção do PCES/SMS no PMS Dez/05 Jan/06

Objetivo Específico 1.2 - Implantar o Plano de Ação de CES Estratégias Atividades P Praz Realizar diagnóstico da situação Identificar as prioridades e programar as ações Definir as ações de CES para a Programação de Saúde 2006 -Levantamento da situação de CES, através de documentos produzidos pelas áreas técnicas (relatórios) SOFIA -Oficina com as coordenações e distritos sanitários para identificação de prioridades -Pesquisa das nec. de ComEd junto aos delegados da 8ª. CMS -Pactuação das ações de CES para a Programação de Saúde 2006, com as coordenações e distritos sanitários JanFev/06 Mar/06 Abr/06

Objetivo Específico 1.3 - Avaliar o processo de implantação e implementação do PCES/SMS Estratégias Atividades Pd Prazo Definir indicadores de acompanhamento Acompanhar o processo de implantação e implementação da PCES/SMS Contratação de consultoria para elaboração do plano de acompanhamento do processo de implantação e implementação da PCES/SMS Avaliação processo de implantação e implementação da PCES/SMS -Consultoria contratada -Indicadores definidos -Plano concluído Relatório da avaliação 2 6 2006-09

OBJETIVO 2: Fortalecer as competências de informação, comunicação e educação em saúde do Conselho Municipal de Saúde (Resolução 333/03) em conjunto com a Assessoria de Gestão Participativa. OBJETIVO 3: Assessorar as áreas técnicas em metodologias e tecnologias comunicacionais OBJETIVO 4: Assessorar a produção de material informativo e educativo, sua distribuição e veiculação

OBJETIVO 5: Assessorar a elaboração da programação visual da SMS OBJETIVO 6: Co-produzir eventos em saúde (feiras, festas populares, carnaval, eventos científicos) OBJETIVO 7: Implantar Banco de Material Educativo e Informativo, com sistema de utilização descentralizado (público interno e externo) OBJETIVO 8: Assessorar o sistema de comunicação interna da SMS

PLANEJAMENTO DA SEMANA MUNDIAL DE COMBATE A HANSENÍASE O MELHOR REMÉDIO É A INFORMAÇÃO “Clique aqui para saber mais” PROGRAMAÇÃO DA SEMANA: O dia mundial de combate ... população em geral - rádios profissionais da rede - pesquisa limites, potencialidades, e sugestões para o desenvolvimento das ações Usuários sensibilização, encontros educativos com apoio de material informativo – folder, banner. roteiro de conversa - interativo texto de referência – síntese, dados epidemiológicos

PLANEJAMENTO DA 8a. CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR Tema: Gestão Plena e a Saúde de Todas as Raças Objetivo: fornecer instrumentos à sociedade para o exercício do Controle Social quanto a implementação das deliberações da Conferência como políticas de governo e estabelecer as estratégias necessárias para sua concretização, influindo na qualidade da saúde de Salvador. 1. Cartilha, cartazes, pastas, folderes com programação, crachás, certificados 2. Manual da Conferência 3. Intranet e site da Prefeitura e afins 4. Registro em Vídeo 5. Produção de Documentário sobre a participação social na saúde em Salvador 6. Cartas de Boas Vindas aos Delegados 7. Cobertura jornalística 8. Sala de Imprensa 9. Pesquisa sobre as necessidades de comunicação dos delegados. 10. Relatório Final - versão impressa, CD-Rom, Site da PMS e da Intranet, em forma de Cartilha

Cuidados com a alimentação Comerciantes e consumidores PLANEJAMENTO DA FOLHETERIA DE VIGILÂNCIA NO CARNAVAL MATERIAL TEMA PÙBLICO QUANT AÇÃO Folheto Vigilância sanitária Cuidados com a alimentação Comerciantes e consumidores 300 a 150 mil a ser entregue pelos fiscais nas ações de inspeção. Adesivo Higiene Pontos de venda 10 a 6 mil a ser afixado pelos fiscais nas ações de inspeção. Vigilância à saúde Cuidados com a saúde Turistas 10 a 6 mil A ser distribuído Emtursa; Hotéis e pousadas; porta documentos; taxistas

Obrigada!!