EDUCAÇÃO CORPORATIVA: PANORAMA BRASIL Marisa Eboli FIA - FEA/USP
TÓPICOS Educação Corporativa: FAQ’s Relacionando Educação Corporativa, Gestão do Conhecimento e Gestão por Competências Os 7 Princípios de Sucesso A Realidade Brasileira: Estado da Arte e Casos de Sucesso Educação & Competitividade
FAQ´S Educação Corporativa é de fato uma necessidade ou é apenas mais um modismo na área de Gestão Empresarial? Qual a diferença conceitual entre Educação Corporativa e Universidade Corporativa? Há anos a empresa onde trabalho tem parcerias com universidades, institutos e instituições de ensino superior. Então ela tem uma UC? Ter um Programa de MBA In Company é o mesmo que ter uma UC? Implantar um Projeto de Universidade Virtual é o mesmo que implantar uma UC? Criar uma Fundação Empresarial é o mesmo que criar uma UC? A Gestão do Conhecimento engloba a Educação Corporativa, ou é a Educação Corporativa que engloba a Gestão do Conhecimento?
AS EMPRESAS MAIS ADMIRADAS NO BRASIL Revista Carta Capital - 2003
Principais Tendências de Mudanças na Gestão de Pessoas PESQUISA RH 2010 - PROGEP Coordenação Prof. Albuquerque & Fischer FIA-FEA/USP - 2000 Principais Tendências de Mudanças na Gestão de Pessoas Autodesenvolvimento Comprometimento das pessoas com objetivos organizacionais Educação Corporativa Gestão de RH como negócio Gestão de Competências Diferentes vínculos de trabalho e formas de relacionamento Gestão do Conhecimento 100% 99% 98%
EDUCAÇÃO CORPORATIVA Por que fazer? Sistema de Educação Corporativa Aumentar a competitividade e o valor de mercado da Empresa através do aumento do valor das pessoas: - Instalar, desenvolver e consolidar as competências críticas empresariais Sistema de Educação Corporativa O que fazer? Como fazer? Aumentar a Inteligência Empresarial através da implementação de modelo de: Gestão de Pessoas por Competências Gestão do Conhecimento Instalar mentalidade de aprendizagem contínua em 3 níveis: EMPRESA: Fortalecimento, consolidação e disseminação da CULTURA EMPRESARIAL LIDERANÇAS: Formação de lideranças exemplares que aceitem, vivenciem e pratiquem a cultura empresarial PESSOAS: Incorporação da postura de autodesenvolvimento
EDUCAÇÃO CORPORATIVA Sistema de Educação Corporativa O que fazer? Aumentar a Inteligência Empresarial através da implementação de: GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS Gestão do Conhecimento
Estratégia Competitiva ALINHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS EMPRESARIAIS E HUMANAS Estratégia Competitiva Competências Empresariais Educação Corporativa Competências Humanas
COMPETÊNCIAS CRÍTICAS 1ª Pergunta: QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS CRÍTICAS DA SUA EMPRESA?
EDUCAÇÃO CORPORATIVA O que fazer? Sistema de Educação Corporativa O que fazer? Aumentar a Inteligência Empresarial através da implementação de: Gestão de Pessoas por Competência GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO DESAFIOS À PRODUTIVIDADE 60% DO TEMPO DO CONHECIMENTO DOS TRABALHADORES É DEDICADO A PROCURAR E VALIDAR INFORMAÇÃO
CICLO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PESQUISAR ( Geração) EDUCAR (Assimilação) GESTÃO DO CONHECIMENTO DIVULGAR ( Comunicação) APLICAR ( Atuação)
CONHECIMENTO NÃO É COLEÇÃO
É CONEXÃO!
EDUCAÇÃO CORPORATIVA Como fazer? Sistema de Educação Corporativa Como fazer? Instalar mentalidade de aprendizagem contínua em 3 níveis: EMPRESA: Fortalecimento da CULTURA EMPRESARIAL LIDERANÇAS: Formação de lideranças exemplares PESSOAS: Incorporação da postura de autodesenvolvimento
CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS FEITAS PARA DURAR Comunicam a visão e o propósito Disseminam a cultura Cultivam líderes em vários níveis
LIDERANÇAS EDUCADORAS LÍDERES EQUIPES MUNDO REAL CONCRETO PRAGMATISMO AÇÃO PRESENTE VIVENCIADO MUNDO IDEAL ABSTRATO IDEOLOGIA PENSAMENTO FUTURO DESEJADO TRABALHAR Educar APRENDER
EDUCAÇÃO CORPORATIVA CONSTRUINDO A PONTE ENTRE DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS E AS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO DA EMPRESA
EDUCAÇÃO CORPORATIVA MISSÃO Formar e desenvolver os talentos humanos na Gestão dos Negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional, através de um processo de aprendizagem ativa e contínua, e aumentando a competitividade. OBJETIVO Desenvolver as competências críticas: Empresariais e Humanas
EDUCAÇÃO CORPORATIVA & ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Escolhas Organizacionais Planejamento Recrutamento Educação Corporativa Carreira Sucessão Avaliação de Desempenho Acompanhamento Coaching Remuneração Direitos Decisórios Modelo de Gestão de Pessoas por Competências Políticas de Gestão de Pessoas Processos Comunicação Escolhas Estratégicas Direitos Decisórios Escolhas Pessoais Estrutura Gestão do Conhecimento Modelo de Gestão Comunicação Competências Críticas das Pessoas (conhecimentos, habilidades e posturas requeridos e traduzidos nas ações do cotidiano de trabalho) Competências Críticas Empresariais Cultura Competências Críticas Empresariais Tecnologia Gestão do Conhecimento Estrutura Competências Críticas Humanas Tecnologia Cultura (conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos e traduzidos no comportamento das pessoas no seu cotidiano de trabalho)
EDUCAÇÃO CORPORATIVA: 7 PRINCÍPIOS DE SUCESSO Perpetuidade Conectividade Sustentabilidade Competitividade Parceria Disponibilidade Cidadania
PARCERIAS ESTRATÉGICAS A emergência de Universidades Corporativas não significa esvaziamento do papel das universidades tradicionais. Ao contrário, as experiências mais bem-sucedidas são aquelas que realizaram convênios ou parcerias com algumas universidades ou institutos que têm a competência para agregar valor a esses programas corporativos.
EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA IBERO AMÉRICA México CEMEX Espanha Agbar Endesa Unión Fenosa Venezuela PDVSA Portugal AEP Instituto de Formação Bancária Grupo Sonae Argentina Techint Brasil
EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL ESTADO DA ARTE ACADEMIA EMPRESAS PÚBLICAS PRIVADAS Monografias Dissertações Teses Pesquisas MBA Mestrado-Doutorado Cursos Abertos
EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL
A B C... DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL F G Abril Banco do Brasil Carrefour Datasul Elektro Facchini Globo Accor BankBoston CEF Eletronorte Fiat GM Alcatel BIC Citigroup Elevar Ford GVT Alcoa BNDES CNI - IEL Elma Chips Algar Bristol Correios Embasa Ambev Embraer Amil Embratel I K L M N O P IBM Kraft Foods Leader Martins Natura Oracle Petrobr á s Illy Caf é Magazine McDonald ’ s Nestl é Orbitall Previd ê ncia Inepar Metr ô – SP Novartis Origin Ita ú Microsiga Motorola R S T U V X Real - ABN Sabesp Tam Ultragaz Vall é Xerox Redebahia Sadia Telemar Unibanco Visa Renner Serasa Tigre Unimed Volkswagen Siemens Transportadora Unisys Softway Americana Souza Cruz
21 CASOS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL SETOR PRODUTIVO EMPRESAS ORIGEM CAPITAL TIPO DE EMPRESA NOME DO SISTEMA INÍCIO Água e Sanea. Sabesp Brasileiro Pública Universidade Empresarial Sabesp 2000 Alimentos Sadia Kraft Foods Brasil Brasileiro Estrangeiro Privada Uni S UAL- Universidade do Alimento* 2003 2000 Com. Varejista Carrefour Renner Estrangeiro Privada Instituto de Formação Carrefour Universidade Renner 2000 2002 Comunicação Rede Bahia Brasileiro Privada Uniredebahia 2001 Eletroeletrônica Alcatel Siemens Estrangeiro Privada Alcatel University Siemens Management Learning 1998 Energia Elétrica Elektro Estrangeiro Privada Centro de Excelência Elektro 2001 Financeiro Banco do Brasil Bank Boston BNDES CEF Real ABN Amro Visa Brasileiro Estrangeiro Pública Privada Pública Pública UC Banco do Brasil Boston School Universidade BNDES Universidade Caixa Academia ABN Amro Universidade Visa 2002 1999 2001 Higiene Natura Brasileiro Privada Universidade Natura 2002 Serviços Amil (Saúde) Correios Brasileiro Privada Pública Amil UC Universidade Correios 2002 Tecnologia Microsiga Brasileiro Privada Educação Corporativa Microsiga 2000 Telecomunic. Embratel Estrangeiro Privada UCEmbratel 2002 Veículos e Peças Volkswagen Estrangeiro Privada UC da VW Brasil 1999
CONSTRUINDO PARCERIAS PARA COMPETITIVIDADE EDUCAÇÃO SETORIAL CONSTRUINDO PARCERIAS PARA COMPETITIVIDADE União de empresas, concorrentes no mercado, mas parceiras no aprimoramento das pessoas e na formação do perfil de profissional demandado pelo setor. São associações, sindicatos ou organizações não governamentais, que estão realizando profícuas e revitalizadoras parcerias, com o objetivo de formar profissionais com o perfil de competências necessário pelo setor, e também de promover a gestão do conhecimento setorial, mediante a realização de pesquisas e prestação de serviços à comunidade.
EDUCAÇÃO SETORIAL NO BRASIL
A VERDADEIRA CIDADANIA PARA O SÉCULO XXI “O DIREITO À EDUCAÇÃO E O DEVER DE APRENDER” Roberto Carneiro Ex-Ministro da Educação de Portugal
PARA CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR MAIS DO QUE ECONOMIAS COMPETITIVAS... SISTEMAS EDUCACIONAIS COMPETITIVOS!
MUITO OBRIGADA! Prof. Marisa Eboli meboli@usp.br Tel.(11) 3091-5909
Perguntas podem ser enviadas para Revista T&D visionary@rtd.com.br Tel.(11) 5073-3222