Seminário Nacional Brasilia 2014. O PROGRAMA DE APOIO AO SETOR EDUCACIONAL DO MERCOSUL (PASEM) Uma ação conjunta do Mercosul com a União Europeia Demonstra.

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Transcrição da apresentação:

Seminário Nacional Brasilia 2014

O PROGRAMA DE APOIO AO SETOR EDUCACIONAL DO MERCOSUL (PASEM) Uma ação conjunta do Mercosul com a União Europeia Demonstra o papel central que a educação ocupa nos processos de integração da região.

OBJETIVO GERAL Contribuir para melhoria da qualidade da educação por meio do fortalecimento da formação profissional docente na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai.

METAS ESPECÍFICAS A consolidação dos vínculos interinstitucionais. A capacitação de formuladores e gestores de políticas de formação docente para a integração regional. O reconhecimento de estudos. A alfabetização e o uso das TICs para o ensino e a aprendizagem. O aprendizado do espanhol e do português como línguas estrangeiras. A criação de uma base de dados de experiências inovadoras

ESTRUTURA DO PASEM

Realizou-se a primera edição do concurso. Foram documentadas 115 experiências. Poderão vê-las no Banco de Experiências PASEM. EM BREVE Lançamento da segunda edição do concurso 2014

PRÓXIMOS ESTÁGIOS 2014: Entrar em contato com Ponto Focal para mais informação. Realizou-se uma prova piloto de 3 estágios de intercâmbio regional do qual participaram funcionários públicos e diretores de instituições de formação e desenvolvimento profissional docente do MERCOSUL Educativo.

SUBVENÇÕES A REDES Para desenvolver pesquisas conjuntas com o objetivo de planejar e implementar projetos de melhoria. 8 redes integradas por três ou quatro instituições dos países que formam o PASEM já foram beneficiadas

PRÓXIMA CONVOCATÓRIA DE SUBVENÇÕES A REDES Dirigida a redes já existentes Ver próximas convocatórias de propostas no site da Europeaid, meios locais e consultar Ponto Focal.

ESTUDOS JÁ REALIZADOS Análise dos critérios de qualidade e melhoria nas políticas de formação docente. Análise dos planos de estudo e as normas dos sistemas de formação docente. Estudo da situação atual do acesso e uso das TICs na Formação Docente. Estudo comparativo sobre as políticas de ensino e difusão do espanhol e do português nos sistemas de formação docente dos países do MERCOSUL.

NOVAS PROPOSTAS DE ESTUDOS Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai Análise qualitativo de casos bem sucedidos de inclusão das TICs com finalidade pedagógica na Formação e Desenvolvimento Profissional Docente. Relevamento e avaliação de materiais existentes sobre o ensino do espanhol e português como língua estrangeira

Novas ações orientadas para a sustentabilidade Base de experiências inovadoras Visitas de intercâmbio Repositório digital Digitalização de materiais para a formação Estudos de aprofundamento. Documentários Materiais didáticos em diferentes formatos video comunicacionais

EQUIPO GESTOR Diretora: Paula Pogré; Administradora: Maria Blanca Pesado Riccardi; Responsável Contável : Déborah Diz; Assistente Técnica: Magali Gómez Kort; PUNTO FOCAL NO BRASIL Izabel Lima Pessoa

Muito Obrigada