Gestão Estratégica para ONG’s Inovação para o Terceiro Setor: Sustentabilidade e Impacto Social 16 a 18 de agosto – São Paulo – Brasil Gestão Estratégica para ONG’s Um modelo a ser replicado em rede Sylvia Helena Moraes Cury AVAPE – Brasil
ISO 9001
Brasil
69º Ranking Desenvolvimento Humano Território: 8.514.877 km2 26 Estados 1 Distrito Federal População: 183 milhões habitantes Brasil Brasil IDH: 0,792 69º Ranking Desenvolvimento Humano 26,5 milhões pessoas com deficiência (14,5%) PIB per capita: US$ 3,330 mil
Estado de São Paulo 10 unidades de reabilitação Perfil AVAPE Estado de São Paulo 10 unidades de reabilitação 180 Sites de Trabalho Brasil 1982 Fundação 2.890 colaboradores, 647 profissionais com deficiência 223 Voluntários 4,3 milhões de atendimentos para 94.701 clientes/ano, sendo 90% gratuitos
Missão “Promover as competências das pessoas com deficiência visando sua autonomia, segurança e dignidade para o exercício da cidadania”.
Ação Institucional Reabilitação Clínica Reabilitação Profissional Capacitação Profissional Colocação Profissional Centro de Convivência Programas Comunitários Voluntários Capacitação em Gestão de ONG’s
Jornada AVAPE Fundação da AVAPE Modelo de gestão profissional 1982 - 1985 Fundação da AVAPE Modelo de gestão profissional Perfil arrojado, transparencia e comunicação
Jornada AVAPE 1985 - 1994 Primeira parceria em colocação profissional na Volkswagen Consolidação do modelo de gestão linguagem de negócios marketing institucional gestão de pessoas
Jornada AVAPE Certificação ISO / Qualidade Total 1995 - 2006 Certificação ISO / Qualidade Total Expansão geográfica com foco em parcerias Desenvolvimento de Recursos Humanos
Jornada AVAPE 25 anos de existência: Rede AVAPE Experiência 2007 25 anos de existência: Experiência Maturidade Posicionamento Consolidação da Imagem Credibilidade Rede AVAPE Federação AVAPE Relacionamento Internacional Empreendimentos Estratégicos Governança Corporativa
Jornada AVAPE Ciclo contínuo de crescimento sustentado Posicionamento Estratégico nacional e internacional Desenvolvimento de Pessoas 2008
Inovação
Modelo de Gestão Organizacional Atuação dos Conselhos Desenvolvimento do Mercado Planejamento Estratégico Conformação em Rede e Federação Visão holística Equipe intertransdisciplinar Reabilitação integrada Padronização Governança Reabilitação ISO 9001 Parcerias Recursos Humanos Gestão Profissional Experiência Trabalho em equipe Desenvolvimento Política de remunaração Estrutura Organizacional Gestão por projeto Sistema da Qualidade Colocação e inclusão Autogestão Marketing e vendas Gestão profissional
Desafios e Benefícios Cultura Recursos Humanos Gestão profissional Cultura Alinhamento de perfil Recursos Humanos Adequação ao Desenvolvimento Organizacional Estrutura Organizacional Qualidade Total Programa da Qualidade PDCA – Planejar, Executar, Controlar e Avaliar Foco em Resultados Benefícios Alianças Estratégicas Credibilidade Consolidação do modelo de Gestão Profissional Desenvolvimento dos Recursos Humanos Estabilidade Novos Desafios
Avaliação e Indicadores
Desafio mais importante RECURSOS HUMANOS Praticar o exercício de voltar o olhar para o meio interno e externo e estabelecer as pontes necessárias.
Recomendações Comportamento organizacional aberto a expansão Não depender de uma única fonte de recursos Alinhar parcerias ao desenvolvimento institucional Praticar a linguagem dos mercados Ousar: perfil arrojado Desempenhar diferentes papéis diante das diferentes situações Buscar desafios com movimento de renovação Focar o trabalho em resultados Incorporação da Qualidade na gestão.
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