ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
FACULDADE METROPOLITANA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
A Educação do Nosso Tempo
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO IMPULSOR NA GESTÃO POR RESULTADOS
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Escolha de Sofia custo d b h g f ea Receita potencial Receita efetiva Alíquotas nominais c.
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
SÉCULO XX.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O POSEAD é uma iniciativa conjunta entre o Grupo Weducacional e a FGF para a oferta de cursos de Pós-Graduação lato sensu a distância. O Grupo conta hoje,
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Cléo de Lima Tribunal de Contas do Paraná.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Gerência de Educação Profissional GEPRO
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
PNAGE/RN Congresso CEARÁ de Gestão Pública Área Temática: Gestão Pública Painel: PNAGE - Experiências e Andamento Painelista: Anna Cláudia Nobre (PNAGE/RN)
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Universidade Corporativa Procenge
1ª REUNIÃO ORDINÁRIA 2015 Brasília, 23 e 24 de abril de 2015.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Secretaria de Administração
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013/2016
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 11 de setembro de 2013 Certificação da Unidade Gestora do RPPS ANEPREM 13º Congresso.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ Silvana Parente Secretária 1

ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ Espaço de formação, capacitação, atualização, intercâmbio, debate, produção e divulgação de saberes em gestão pública Uma Escola de Gente

Objetivo Geral Contribuir com a modernização da gestão pública a partir do incentivo ao desenvolvimento do desempenho profissional de seus servidores, assegurando para esse fim a vertente de qualificação dos recursos humanos.

Missão Elaborar, coordenar, executar, controlar e avaliar programas, projetos e ações de desenvolvimento do processo educacional em gestão pública para servidores/funcionários públicos.

Princípios Norteadores Educação continuada Desenvolvimento da Práxis – teoria e prática, Participação dos gestores nos conteúdos específicos Avaliação do aproveitamento dos participantes no processo de ensino pedagógico em sua totalidade e a repercussão ou impacto na realidade Qualidade técnica Sistematização dos conhecimentos e aprendizagem coletiva, subsidiando a consolidação de boas práticas de Gestão.

Público Beneficiário Servidores/empregados e gestores públicos: Servidores/empregados e Gestores da Administração Estadual Servidores/empregados e Gestores da Administração Municipal

Concepção Pedagógica “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção” O aprendizado é trabalhado com elementos do cotidiano e do universo do aprendiz. É necessário o envolvimento na esfera do “sentir”, proporcionando estímulos interiores e emocionais. A lógica da aprendizagem não estará centrada nos conteúdos e sim na resolução de problemas e tarefas com que se confrontam no cotidiano. gerando a motivação

Formas de Atuação Ações de capacitação foco no aprimoramento das competências técnicas e humanas: cursos, congressos, seminários, oficinas de trabalho e outros eventos de curta e média duração. Ações de formação para aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências associadas ao desempenho no cargo, função ou atividade pública, vinculadas aos objetivos estratégicos organizacionais: cursos e outros eventos de média e longa duração Ações de escolarização para a promoção da educação superior, seqüencial e tecnológicos, graduação e pós-graduação “lato-sensu” (especialização) e stricto-sensu” (mestrado, doutorado e pós-doutorado): cursos oficiais e regulares

Programas e Projetos 1.Programa Educação em Gestão Pública – PEGP 2.Programa Desenvolvimento da Capacidade Institucional e Organizacional – PDCI 3.Programa de pesquisa direcionada/aplicada.

Programas e Projetos EIXOS TEMÁTICOS Gestão e desenvolvimento de pessoas Administrativo financeiro Planejamento orçamento e finanças Modernização organizacional Previdência Tecnologia da informação e comunicação Desenvolvimento Sustentável

Eixo: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PROGRAMAÇÃO 2008/2009 Eixo: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas Formação de Gestores Formadores em Metodologia de Processos Grupais Orientação Didático-Metodológica em Mediação de Processos Grupais Liderança Gestão de RH Formação de analista de gestão pública Formação de analista de planejamento e orçamento Gestão de Organizações Sociais Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais

PROGRAMAÇÃO 2008/2009 Eixo: Administrativo - Financeiro Eixo: Modernização Organizacional Elaboração de Termos de Referências, Contratos e Editais Licitações e contratos Gestão, fiscalização e acompanhamento de contratos e convênios Controle interno e externo na administração pública Gestão de almoxarifado e patrimônio Gerenciamento de transporte e frota de veículos Melhoria dos processos organizacionais Direcionamento estratégicos de órgãos públicos Formação de gerentes de programa

Eixo: Planejamento, Orçamento e Finanças PROGRAMAÇÃO 2008/2009 Eixo: Planejamento, Orçamento e Finanças Eixo: Previdência Noções de previdência Obrigações previdenciárias Regras para os RPPS de concessão de benefícios, cálculos de proventos e pensões Direito previdenciário com ênfase na nova previdência dos servidores públicos Contabilidade pública e as exigências da LRF. Lei 4.320 e Portaria 916 Elaboração de orçamento público: metodologia de elaboração da proposta orçamentária em consonância com o PPA, LDO e LRF Planejamento, monitoramento e avaliação de metas Captação de recursos e relações de parceria

PROGRAMAÇÃO 2008/2009 Eixo:Tecnologia da Informação e Comunicação Eixo: Desenvolvimento Sustentável Desenvolvimento territorial Segurança corporativa da informação COBIT ( Control Objetcives for Information and Related Technology) Governança de TI GED – Gerenciamento Eletrônico de Documento Palestras Gestão por Resultados: A Sociedade do Conhecimento e sua Importância na Gestão Estratégica Relação Governo e Sociedade Civil e os rebatimentos na Gestão Pública Liderança no Milênio

Recursos Metas Beneficiárias 2008 2009 1.353.000,00 2.000.000,00 Metas Beneficiárias 2008 2009 1.500