UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Faculdade de Engenharia Mecânica KAIZEN Artur Gushiken – 031348 Guilherme Sillmann – 033108 Leandro Takaezo - 024282 Lucas De Nadai – 034134 Luiz Norberto Branquinho – 034306
Definição Kaizen foi um sistema utilizado pelos japoneses no período pós guerra, tinha como objetivo principal a melhoria contínua dos processos, envolvendo todos desde gerentes a operários. A filosofia do Kaizen afirma que o nosso modo de vida, seja no trabalho, na sociedade ou em casa, merece ser constantemente melhorado.
Kaizen Robótica Disciplina Total Quality Control (TQC) Kanban Just-in-Time Lean Manufacturing Sistema de Sugestões
Kanban É um sistema que controla a transferência de material de um estágio a outro da operação. Kanban é um método de operacionalizar o sistema de planejamento e controle puxado. Kanban é a palavra japonesa para cartão ou sinal. Ele controla a transferência de material de um estágio a outro da operação. Em uma forma mais simples, é um cartão utilizado por um estágio cliente, para avisar seu estágio fornecedor que mais material deve ser enviado.
Kanban Existe basicamente três tipos de Kanban: Kanban de transporte: é usado para avisar o estágio anterior que o material pode ser retirado do estoque e transferido para uma destinação específica. Kanban de produção: é um sinal para um processo produtivo de que ele pode começar a produzir um item para que seja colocado em estoque Kanban do fornecedor: ele é similar ao Kanban de transporte mas é mais usado para fornecedores externos.
Just-in-Time Deve-se fornecer: O que o cliente deseja Quando o cliente deseja Quanto o cliente deseja Com o mínimo de esforços e recursos
Princípios do Just-in-Time Criar Fluxo Contínuo Sincronizar a Produção com o Tempo Takt (Takt Time) Implantar o Sistema de Puxar na Produção (Kanban)
Produção em Fluxo Contínuo Tradicional (Trabalho em Lote): Funcionário estão separados e não se ajudam para realização do trabalho Fluxo Contínuo: Elimina a estagnação de trabalho dentro e entre os processos e realiza a produção um a um. Material Inventário Inventário Inventário Inventário Acabado Material Acabado
Takt Time A palavra Takt significa um intervalo preciso de tempo, como na métrica musical. Ela pode ser entendida como RITMO. O tempo Takt sincroniza o fluxo na produção com a demanda do cliente
Implantar o Sistema de Puxar na Produção
Antes: Programação dentro da Fábrica Cliente Fornecedor Cliente Fornecedor Compras Planejamento Vendas Forjaria Usinagem ToTo Acabamento Montagem Finished Goods WIP WIP WIP WIP
Depois: Programação via Kanban Cliente Fornecedor Cliente Fornecedor Compras Planejamento Vendas Cartão Cartão Cartão Cartão Forjaria Usinagem ToTo Acabamento Montagem Finished Goods Supermercado Supermercado Supermercado Supermercado
Lean Manufacturing Objetivos: Menor tempo de fabricação do produto Qualidade Elevada Baixo Custo Técnicas: Melhoria do Fluxo de Fabricação Eliminação de desperdício
Lean Manufacturing empregado em uma empresa nada mais é do que um modo de eliminar desperdícios. Desperdicio é uma palavra que esta associada a ”qualquer atividade humana que absorve recurso, mas não cria valor”.
Desperdícios na Manufatura Superprodução Transporte Espera Movimentação Processamento Desnecessário Inventários Defeitos
Causas do Desperdícios Produção mais Rápida que a Demanda Processos não capazes Falta de Sincronia entre os Processos Tempos de Setup Elevados Aumento da Carga de Trabalho para se Atingir uma Qualidade Acima da Exigida pelo Cliente
Sistema de Sugestões O funcionário tem liberdade para sugerir qualquer tipo de melhoria no seu local de trabalho. Operários devem se tornar “operários pensantes”, procurando por maneiras melhores de realizar o serviço.
Os principais temas das sugestões: Melhoramento no próprio trabalho Economia de energia, materiais e outros recursos Melhoramento no ambiente de trabalho Melhoramento nas máquinas e processos Melhoramento nos dispositivos e ferramentas
Kaizen na Prática Kaizen orientado para a administração Kaizen orientado para o grupo Kaizen orientado para o indivíduo
Kaizen para a Administração O pilar crucial, pois se concentra nas mais importantes questões logísticas e estratégicas da empresa. Just-in-time Kanban Lean Manufacturing
Kaizen para o Grupo Voltado para os círculos de Controle de Qualidade (CQ). Os membros da equipe (CQ) identificam áreas com problemas, as causas, analisam-as, e criam novos padrões e/ou procedimentos a fim de resolver os problemas.
Kaizen para o indivíduo Se manifesta na forma de sugestões. Utiliza a prática de Sistema de Sugestões.
“That’s all Folks”