ENCONTRO 8 CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
III – ANÁLISE AMBIENTAL
Advertisements

Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas
COMO ATRAIR E MANTER CLIENTES NO SETOR VIDREIRO
ANÁLISE SWOT Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças)
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Qualidade Total.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
ENCONTRO 11 GARANTINDO A QUALIDADE.
ENCONTRO 2 CONHECENDO A QUALIDADE.
ENCONTRO 9 PLANEJANDO E AVALIANDO A GESTÃO.
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Etapas do Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Estratégia Empresarial
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MISSÃO Manter-se atualizada e inovadora, atuando no segmento do aço, satisfazendo clientes, colaboradores, acionistas e sociedade.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Marketing... O que é isso???... Market, em inglês, significa mercado.
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Modelo de Excelência em Gestão
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Teorias Modernas de Gestão
Equipe de Gestão.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
Prof.ª Cristina Schneider
conhecimentos em resultados
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Administração de Empresas Pessoais
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
NEGÓCIO VOCAÇÃO – é a competência essencial da empresa, é o foco no produto ou serviço. CORE BUSINESS – coração do negócio. É um critério baseado na organização.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Professora: Vanessa de Cássia
Como vender mais e melhor PALESTRANTE:Luiz Alberto Vidal SEBRAE.
Carlos Visão Global Social
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Sistema de Gestão estratégica
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
ESTRATÉGIA: Forma de dispor seu exército em um campo de batalha.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Disciplina: Direção Estratégica
MÓDULO 2 QUALIDADE.
CAPÍTULO 6 A INSERÇÃO DA PEQUENA EMPRESA NO MERCADO ECONÔMICO.
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
Transcrição da apresentação:

ENCONTRO 8 CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA

CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA Compreender a importância de ter uma visão estratégica da empresa. Predispor-se a pensar e agir estrategicamente no dia-a-dia empresarial. Construir a identidade da empresa rural. Elaborar um diagnóstico da empresa rural. S1E8

FUNDAMENTOS DA QUALIDADE PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL FUNDAMENTOS DA QUALIDADE Liderança e Constância de Propósitos Visão de Futuro Conhecimento sobre o Cliente e Mercado Responsabilidade Social e Ambiental Valorização das pessoas Orientação por Processos e Informações Desenvolvimento de Parcerias Geração de valor Pensamento sistêmico Aprendizado Organizacional Cultura da Inovação S2E8

PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL

PENSAR ESTRATEGICAMENTE PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL PENSAR ESTRATEGICAMENTE Onde estamos = Situação atual; Aonde queremos chegar = Visão de futuro; Caminhos = Missão; Veículo = Negócio; Limites do caminho = Valores - Políticas; Situações do caminho positivas = Oportunidades; Situações do caminho negativas = Ameaças; Facilidades internas – pontos fortes = Fortalezas; Dificuldades internas – pontos fracos = Fraquezas. S4E8

CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL O negócio de uma empresa é aquilo que ela faz ou explora para atender as necessidades dos clientes e garantir a sua sobrevivência e seu crescimento. EXEMPLOS Visão estreita, curta Visão ampliada, longa Criamos frango. Atuamos no mercado de produção animal. Plantamos fruta. Atuamos no mercado de hortigranjeiros. Produzimos chá natural. Atuamos no mercado da saúde humana. S5E8

CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL A missão é: o motivo pelo qual nossa empresa existe, para quem fornece e de que modo se propõe a fazer. Temos um produto e um mercado a atender. Como queremos ser percebidos por este mercado??? EXEMPLOS Produzir grãos com alto teor de proteína para o mercado local, garantindo a saúde dos nossos trabalhadores e consumidores. Produzir alimentos oferecendo aos consumidores garantia de qualidade, respeitando o meio ambiente. S6E8

CURSO: GESTÃO E MELHORIA DE PROCESSOS NA EMPRESA RURAL PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL Fazer o quê + Para quem + De que forma Produzir – Fornecer – Elaborar – Prover – Garantir – Transformar – Atuar – Conquistar – Clientes – Mercado – Consumidores – Colaboradores – Sociedade – Parcerias – Meio ambiente – Sustentável – Qualidade – Satisfazer – Necessidades – Expectativas – Alimentos – Grãos – Fruticultura – Gado de corte – Leite – Avicultura – Suinocultura – Cadeia – Diferenciado – Seguros – Respeito, etc. S7E8 EDUCAÇÃO SEBRAE

Crescimento das pessoas PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL Os valores são as referências e os balizadores das ações tomadas pela empresa e pelos colaboradores. São os princípios morais e éticos que refletem a cultura da organização. Seu cumprimento levará a empresa a atingir as metas. EXEMPLOS Crescimento das pessoas Reaproveitar materiais. Estabelecer parcerias. Satisfazer os clientes. Desenvolvimento sustentável. Remuneração justa. S8E8

Ser referência na produção de grãos até 2015. PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL A Visão de Futuro é uma imagem viva de um futuro desejado, desafiador e estimulante, onde desejamos estar daqui a 5, 10 ou 20 anos. Considerar: clientes, sociedade, fornecedores, colaboradores e proprietários. EXEMPLOS Ser reconhecida como uma das melhores empresas produtoras de suínos da região, até 2015. Ser referência na produção de grãos até 2015. S9E8

(a ordem dos itens acima, na formação da frase, é irrelevante) PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL Verbo conjugado no futuro + anseios desafiadores e essenciais ao sucesso + até quando (a ordem dos itens acima, na formação da frase, é irrelevante) Ser reconhecido, Ser lembrado, Ser a melhor, Ser referência, Conquistar – Clientes – Mercado – Consumidores – Colaboradores – Sociedade - Parcerias – Meio ambiente – Sustentáveis – Qualidade – Satisfazer – Necessidades – Expectativas – Alimentos – Grãos – Fruticultura – Gado – Avicultura – Suinocultura – Cadeia – Diferenciado – Seguros – Competitiva – Melhoria contínua – Fundamentos da qualidade – Estado – Região – Município, etc. S10E8

PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL SÍTIO DO VOVÔ MISSÃO: Produzir alimentos oferecendo aos consumidores garantia de qualidade, respeitando o meio ambiente VISÃO DE FUTURO: Ser reconhecida como uma das melhores empresas produtoras de leite de ovelha da região, até 2015 Produz leite de ovelha, hoje muito bem pago em alguns mercados; É uma empresa familiar cujo proprietário, Seu João, mora na região desde que nasceu e é muito respeitado; Faz parte da Associação de Criadores de Ovelhas na qual obtém assistência técnica, informações dos concorrentes, preço e mercado; A ovinocultura tem crescido muito na região fomentada pelo proprietário de um laticínio e outras entidades; Seu João conta com alguns registros de sua produção mas nem sempre consegue mantê-los em dia; S11E8

PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL SÍTIO DO VOVÔ MISSÃO: Produzir alimentos oferecendo aos consumidores garantia de qualidade, respeitando o meio ambiente VISÃO DE FUTURO: Ser reconhecida como uma das melhores empresas produtoras de leite de ovelha da região, até 2015 A empresa não está dando o lucro esperado, tem uma dívida com um banco pela compra de uma ordenhadeira e os custos ainda estão um pouco altos; O produtor vizinho está importando ovelhas de melhor genética para melhorar a qualidade; O proprietário do laticínio diz que vai vender-lo e o novo comprador esta pensando em não produzir mais queijo, já que as propriedades ficam muito distantes umas das outras o que traz problemas na coleta do leite. Esta situação está deixando a família um tanto desmotivada; A empresa tem água boa mas a fonte não está protegida. S12E8

Evitá-las Gerenciá-las Influenciá-las PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL DIAGNÓSTICO DA EMPRESA FORTALEZAS Usá-las Com controle Sem controle OPORTUNIDADES Aproveitá-las FRAQUEZAS Eliminá-las AMEAÇAS Evitá-las Gerenciá-las Influenciá-las S13E8

DIAGNÓSTICO DA EMPRESA - FOFA PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL DIAGNÓSTICO DA EMPRESA - FOFA FORTALEZAS Respeitado pela sociedade; Faz parcerias; Busca informação; Boa situação financeira; Possui ordenhadeira nova. Com controle Sem controle OPORTUNIDADES Bom preço pago pelo leite; A.C.O. da assistência técnica, informações, etc.; Fomento à produção. FRAQUEZAS Registros desatualizados; Lucro baixo; Dívida com banco; Custos altos; Família desmotivada; Fonte de água não protegida. AMEAÇAS Produtor vizinho melhor qualidade do leite; Venda do laticínio; Distância entre propriedades. S14E8

IDENTIFICANDO OS FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL IDENTIFICANDO OS FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO A empresa precisa dar lucro, o que só é possível se atendo as expectativas dos clientes e da sociedade, através de melhores processos, realizados pelas pessoas que trabalham nela. O que deve ser feito para: Ter melhores resultados econômicos? Atender melhor os clientes e a sociedade? Que os processos sejam mais bem entendidos e realizados? Que as pessoas trabalhem melhor e sejam mais felizes na empresa? S15E8

PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL MISSÃO: Produzir alimentos oferecendo aos consumidores garantia de qualidade, respeitando o meio ambiente VISÃO DE FUTURO: Ser reconhecida como uma das melhores empresas produtoras de leite de ovelha da região, até 2015 Finanças Ter melhores resultados econômicos Ter custos competitivos. Manter o patrimônio equilibrado. Clientes e Sociedade Atender melhor Preservar as fontes de água. Ampliar mercado para o leite. Divulgar a empresa. Processos Bem entendidos e realizados Padronizar, documentar e divulgar os processos. Realizar controles e registrar informações. Pessoas Trabalhem melhor e sejam mais felizes Praticar os fundamentos da qualidade. Motivar os colaboradores. S16E8

PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL