Aula 06: O que vai para a Constituição?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo
Advertisements

A Interpretação Sistemática
Direito Constitucional
Direito da União Europeia
Introdução ao Direito II
Curso de Especialização em Avaliação da Gestão Pública (Pós-graduação lato sensu) Escola Nacional de Administração Pública -ENAP 2005.
Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado
A Hermenêutica Constitucional O tema hermenêutica constitucional tem ganho grande importância, tanto que no concurso da magistratura- SP de 2007 todas.
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
GRADUAÇÃO 2005 Aula 21 Interpretação de bloqueio e Interpretação legitimadora.
Antinomias Constitucionais
PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES
PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES
TEMA: A APLICAÇÃO DA NORMA JURÍDICA
TEMA 10 INFORMÁTICA JURÍDICA E DIREITO DA INFORMÁTICA
Tópicos Conceituais de Direito Constitucional
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Unih+ Curso Preparatório OAB
EFICÁCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS
PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE
PROAB DIREITO CONSTITUCIONAL – AULA 1 PROAB DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSORA: CIBELE FERNANDES Aula 1 PROAB DIREITO CONSTITUCIONAL.
Direito Constitucional
Juliana Rocha CONSTITUIÇÃO.
Direito Constitucional I
PODERES CONSTITUÍDOS AULA 7 DIREITO CONSTITUCIONAL PROFª KIMA GALINDO
Correção P1. Questão 1 2,5 pontos Decisão 1: Cargo X US$1 milhão: Sist. Jurídico: Não fez nada de ilegal -> Cargo Sist. Econômico: Salários perdidos X.
REVISÃO PARA A PROVA TEMAS DE 01 À 09 AULA 9 DATA: PROF. ANTONIO IANOWICH FILHO.
AULA 3 – 14/09/2006 REVISÃO PARA PROVA DE A1
AULA 2: PODER CONSTITUINTE E CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS
CIÊNCIA POLÍTICA/TEORIA
Direito Constitucional Profª Kilma Galindo
Curso Direito à Memória e à Verdade
CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES
EMENDA CONSTITUCIONAL

Regra 5 da Hermenêutica Jurídica
NOÇÕES DE DIREITO CAP PM ANTÔNIO CASADO CENTRO DE DIREITOS HUMANOS/PMAL JANEIRO/2006.
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Inverno – Agosto de 2013.
SUPREMACIA CONSTITUCIONAL
Aula 3- NEOCONSTITUCIONALISMO
DIREITO CONSTITUCIONAL INTERTEMPORAL
Direito Constitucional I
EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Instituições de Direito Público e Privado Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza DA EFICÁCIA DA LEI NO TEMPO E NO ESPAÇO.
DIREITO CONSTITUCIONAL
Conceito de Lei e de Direito Fontes e hierarquia das leis
Direito Constitucional
Direito Constitucional I Bárbara Lobo UNIDADE 4 – REFORMA, REVISÃO E EMENDA CONSTITUCIONAL.
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Histórico conceitual do Direito. (PLANO DE ENSINO: II. DIREITO CONSTITUCIONAL.
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 03/11/11 Prof. FABIANO TÁVORA ESTRUTURA DO ESTADO BRASILEIRO Relações Internacionais.
Aula I: Conceito de Lei e de Direito Fontes e hierarquia das leis
Direito Constitucional I
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
O DIREITO COMO CIÊNCIA (epistemologia jurídica).
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
Instituições de Direito Público e Privado Fontes do Direito - aula 05
DIREITO CONSTITUCIONAL I Classificação
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
Hierarquia Constitucional Existe hierarquia entre normas da mesma Constituição? Depende. – Entre normas aprovadas pelo Poder Constituinte Originário, NÃO:
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
Dir. Constitucional I Prof. Fernanda Borges Roteiro/Aula.
Instituições de Direito Prof. Rafael Mafei. * Como o direito regula a criação do direito? * Como o direito lida com normas criadas por outros entes “não.
Instituições de Direito Prof. Rafael Mafei. * De onde vem o direito? * Onde podemos conhecê-lo? * Que atos têm poder de criá-lo?
Profa. Daniele Gomes. HermenêuticaInterpretação  – ato de descortinar o sentido, significado e alcance das normas constitucionais, tomando como base.
NORMA CONSTITUCIONAL UCS NORMA CONSTITUCIONAL Constituição, emendas, tratados internacionais Posição hierárquica superior Imposta à todos os atos.
Transcrição da apresentação:

Aula 06: O que vai para a Constituição?

“Ciência do Direito como Teoria da Decisão” (Tércio Sampaio Ferraz Jr.) Ciência Jurídica como Teoria para a obtenção da decisão Decisão = Escolha dentre possibilidade incompatíveis Impulso, motivação, reação, recompensa Fim: Absorção da insegurança: Previsibilidade, Calculabilidade Finaliza o conflito, mas não necessariamente o “soluciona”

Textos Luís Roberto Barroso Tércio Sampaio Ferraz Jr. e Joaquim Falcão Que tipo de normas as Constituições contém? Existe algum critério ou classificação capaz de explicar a existência de cada um dos artigos da Constituição? A Constituição é uma decisão? Em que sentido(s)? O que significa dizer que “a finalidade da decisão jurídica é a absorção de insegurança”? A decisão jurídica sempre soluciona o conflito inicial?

Aula 06: O que vai para a Constituição? 1) A Constituição é uma decisão: No processo de elaboração (“O que vai para a Constituição?”) No momento da interpretação (“O que diz a Constituição?”) Decidir é escolher entre alternativas excludentes. Matéria Constitucional X Forma Constitucional Critérios para decidir o que é matéria constitucional (Luís R. Barroso) Organização dos Poderes Direitos Fundamentais Programas e Finalidades do Estado (normas programáticas) Afinal, o que vai para a Constituição? Na Constituinte – o que o povo ou seus representantes decidirem Nas Reformas Constitucionais (Emendas) – o que o Poder Legislativo decidir, desde que compatível com as cláusulas pétreas A hierarquia e a rigidez constitucional

Textos Luís Roberto Barroso 1. Que tipo de normas as Constituições contém? 2. Existe algum critério ou classificação capaz de explicar a existência de cada um dos artigos da Constituição? 3. Dê exemplos de: Normas definidoras de direitos Normas de organização Normas programáticas