Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008 PCOPs : Ione Ap Silveria Catarino L
Números, Operações, Funções. Espaço e Forma. Grandezas e Medidas. A ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA SARESP É COMPOSTA POR QUATRO TEMAS Números, Operações, Funções. Espaço e Forma. Grandezas e Medidas. Tratamento da Informação Cada um dos quatros temas se divide em blocos de competências. As competências agrupam várias habilidades. As habilidades estão contidas nos descritores da Matriz de Referência.
Esquemas Representativos Grupos de Competências e suas funções: Observar,Realizar, Compreender Vértices: competências avaliadas e esquemas cognitivos Lados: relação entre os esquemas GIII Esquemas Operatórios Compreender Realizar GI Esquemas Representativos GII Esquemas Procedimentais Observar
Matemática -Análise das questões 6ª - Pagina 79 -Análise das questões 8ª séries – Pagina 95 -Análise das questões 3ª série EM – Pagina 108 Atividade 1:
BÁSICO 6ª SÉRIE
BÁSICO 8ª SÉRIE
BÁSICO 3ª SÉRIE -ENSINO MÉDIO H36 - Interpretar e construir tabelas e gráficos de freqüências a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas. (GIII) O corpo humano precisa consumir, diariamente, macro nutrientes (carboidratos (C), proteínas (P) e gorduras (G)). O gráfico abaixo mostra uma distribuição possível desses macro nutrientes, em porcentagem, ao longo de cada uma das 6 refeições diárias que são recomendadas para o corpo humano. Neste exemplo, considerando o total de refeições do dia, uma pessoa vai consumir. A) 17% em proteína, 68% em carboidrato e 15% em gordura. B) 22% em proteína, 73% em carboidrato e 5% em gordura. C) 17% em proteína, 56% em carboidrato e 27% em gordura. D) 22% em proteína, 56% em carboidrato e 22% em gordura. a b c d 16% 14% 59% 10%
Análise do desempenho dos alunos em Matemática por nível Atividade 2 Em grupo, elabore uma questão que atenda uma das habilidades do nível abaixo do básico; Na página 136 você entrará algumas orientações para elaborar uma questão.
Atividade 3 Leia e discuta em grupo os textos das páginas: 79, 95 e 114 do Relatório Pedagógico do Saresp 2008.
Considere as atuais séries de sua escola e contextualize a sua interpretação dos níveis. Quais competências/habilidades/conteúdos previstos são essenciais para que os alunos possam dar continuidade aos estudos (quais são os limites)? Como será especificamente verificado se os alunos apresentam o domínio das competências/habilidades/conteúdos previstos? O que será feito com os alunos que não conseguem aprender aquilo que foi previsto? Qual a proposta de recuperação da escola?
Os níveis de proficiência em Matemática Por meio desses níveis é possível fazer uma interpretação dos conhecimentos dos alunos e compreender os resultados da avaliação. A interpretação de cada ponto indica o que os alunos demonstram saber a partir do desempenho em cada item.
Análise: Quais as habilidades necessárias para que os alunos avancem de nível? Algumas habilidades de um nível para outro, estão próximas, tentar a possibilidade de aproveitar o gancho de informações para desenvolver essa habilidade para avançar.
Uma leitura comparativa entre os níveis de 4ª série EF
Uma leitura comparativa entre os níveis de 4ª série EF
Uma leitura comparativa entre os níveis de 4ª série EF
Uma leitura comparativa entre os níveis de 4ª série EF
Uma leitura comparativa entre os níveis de 6ª série EF
Uma leitura comparativa entre os níveis de 6ª série EF
Uma leitura comparativa entre os níveis de 6ª série EF
Uma leitura comparativa entre os níveis de 8ª série EF
Uma leitura comparativa entre os níveis de 8ª série EF
Uma leitura comparativa entre os níveis de 8ª série EF
Uma leitura comparativa entre os níveis de 8ª série EF
Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM
Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM
Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM
Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM
Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM
Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM
Outras considerações O relatório subsidiando as decisões no replanejamento. A proposta de questões de múltipla escolha aos alunos durante o processo de ensino/aprendizagem em Matemática e o desenvolvimento de raciocínio estratégico para seu enfrentamento. A postura investigativa nas aulas de Matemática – por parte do professor e por parte do aluno.