Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
CURRÍCULO EM FOCO.
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O TRABALHO COM PROJETOS
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Quando falamos em aprender...
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
O papel do conteudista.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
Orientação Técnico-Pedagógica
Competências e Habilidades
Gerenciamento de Sala de Aula
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Habilidades e competências
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
Plano de Ensino Plano de aula
PLANEJAMENTO DE ENSINO
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS NIVELAMENTO 17/03
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo ORIENTAÇÃO TÉCNICA Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo

PLANO DE TRABALHO DA ESCOLA PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PLANO DA ESCOLA PLANO DE AULA JUSTIFICATIVA OBJETIVO DIAGNÓSTICO HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS POR TURMA. METODOLOGIA RECURSOS CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO ACOMPANHAMENTO DO GRUPO GESTOR DISCIPLINA OBJETIVO DURAÇÃO HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS POR ALUNO (PLANILHA) METODOLOGIA RECURSOS CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

PLANO DE AULA HABILIDADES A SER DESENVOLVIDA POR ALUNO Professor da classe indica o aluno para a recuperação paralela com o diagnóstico das habilidades a ser desenvolvidas pelos alunos. Professor de Recuperação paralela elabora o plano de aula com o objetivo de desenvolver as habilidades elencadas pelo professor da classe.

Competências, Habilidades e Conteúdos

L. A. Martins Garcia, em artigo publicado no site Educação e Ciência On-line, da Universidade de Brasília, define assim habilidade e competência: Habilidade: "o conceito de habilidade também varia de autor para autor. Em geral, as habilidades são consideradas como algo menos amplo do que as competências. Assim, a competência estaria constituída por várias habilidades. Entretanto, uma habilidade não “pertence” a determinada competência, uma vez que uma mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes. Uma pessoa, por exemplo, que tenha uma boa expressão verbal (considerando que isso seja uma habilidade) pode se utilizar dela para ser um bom professor, um radialista, um advogado, ou mesmo um demagogo. Em cada caso, essa habilidade estará compondo competências diferentes." Competência: "poderíamos dizer que uma competência permite mobilizar conhecimentos a fim de se enfrentar uma determinada situação. Destacamos aqui o termo mobilizar. A competência não é o uso estático de regrinhas aprendidas, mas uma capacidade de lançar mão dos mais variados recursos, de forma criativa e inovadora, no momento e do modo necessário. A competência abarca, portanto, um conjunto de coisas. Perrenoud fala de esquemas, em um sentido muito próprio. Seguindo a concepção piagetiana, o esquema é uma estrutura invariante de uma operação ou de uma ação. Não está, entretanto, condenado a uma repetição idêntica, mas pode sofrer acomodações, dependendo da situação."

Conteúdos conceituais/factuais: englobam fatos, conceitos, princípios ("O que se deve saber"). Conteúdos procedimentais: dizem respeito a técnicas e métodos ("O que se deve saber fazer"). Conteúdos atitudinais:: abrangem valores, atitudes e normas ("Como se deve ser").

Currículo do Estado de São Paulo

“É falso afirmar que as orientações visando o ensino para competências não se preocupam com os conteúdos a serem trabalhados. O que se busca é que esses conteúdos sejam relevantes, isto é, que tenham sentido para o sujeito, dentro de seu contexto. Vemos assim uma certa inversão entre o que a escola tradicional fazia, isto é, listava os conteúdos e depois ia buscar uma situação em que, possivelmente, eles pudessem ser aplicados. Muitas vezes inventava-se uma situação tão artificial que se tornava ridícula. A orientação no ensino para competências busca primeiramente estabelecer uma situação complexa a ser abordada e escolhe os conteúdos que precisam ser conhecidos para abordá-la.” (Moretto, 2001) V. Moretto é professor, doutorando em Didática pela Universidade Laval de Quebec/Canadá.

“Cabe observar preliminarmente que as competências não eliminam os conteúdos, pois não é possível desenvolvê-las no vazio. Elas apenas norteiam a seleção de conteúdos para que o professor tenha presente que o que importa na Educação Básica não é a quantidade de informações, mas a capacidade de lidar com elas, através de processos que impliquem sua apropriação e comunicação, e, principalmente, sua produção ou reconstrução, a fim de que sejam transpostas a situações novas.” (PCN – Ensino Médio)

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Aprendizagem significativa x aprendizagem mecânica A aprendizagem é o centro da atividade escolar. O professor é o profissional da aprendizagem. Que tipo de cidadão queremos formar? Que tipo de sociedade queremos alcançar? Que tipo de conhecimentos é necessário a essa sociedade?

Aprendizagem significativa Capacidade de compreensão do conteúdo. Utilização do conteúdo, quando necessário. Aprendizagem mecânica Capacidade de repetir o que aprendeu. Reprodução sem compreensão.