1º ADN – 2011.2 Professora: Neuma Maria Simões Alves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

BENCHMARKING.
Contexto da Informação
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Sistema de Informação Gerencial
Empreendedorismo AULA 5
Consultoria Empresarial
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
Administração Estratégica
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
GESTÃO DE PROJETOS 1 Conceitos Básicos.
Consultoria Etapas do processo de Consultoria
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
Gestão do Conhecimento na prática
O papel estratégico do e-commerce
Balanced Scorecard BSC
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Gestão da Inovação.
Inovação da Gestão.
Gestão da Inovação Inovação Estratégica Março 2010.
COMPETÊNCIAS VALORIZADAS PELO MERCADO DE TRABALHO
Estratégias do agronegócio
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
Nathália Alonso Raemy Rangel
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
FTAD Formação Técnica em Administração
Modelo de Excelência em Gestão
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Diagnóstico Empresarial
A importância do Planejamento Estratégico
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 Curso: Administração  Turma: 1º ADN –  Professora: Neuma Maria Simões Alves.
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Pós-Graduação em Saúde Coletiva UFMA 2008
Vira Tema: Quando Processo Vira Dinheiro Processo Produção & Resultados Quando Metas & Prazos.
Aula 5 Transição do Serviço 1º Período – Tecnologia de Redes João Paulo Siqueira Rocha
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
Unidade VIII Arquitetura Organizacional
CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Definindo o Gerenciamento de Projetos
Planejamento e estratégia
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Função Planejamento GUI I
Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Literatura Básica: Marketing para o Séc. XXI – Philip Kotler – Ediouro Marketing Estratégico – Francisco Gracioso.
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Biblioteconomia e Ciência da Informação Gestão de Processos para Geração de Produtos e Serviços de Informação Biblioteconomia e Ciência da Informação Gestão.
Disciplina: Controladoria
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Gestão de Pessoas.
Ciclo de Vida das Organizações
APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Gestão Econômica e Financeira PANORAMA SETOR EDUCACIONAL.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
Contabilidade Gerencial
Transcrição da apresentação:

1º ADN – Professora: Neuma Maria Simões Alves

 “Todas as organizações passam por uma série de etapas e processos de desenvolvimento ao longo de sua existência, também conhecido como o Ciclo de Vida Organizacional – CVO” (Albuquerque )

 No Brasil o nível de mortalidade é precoce. Cerca de 80% das empresas morrem antes de 1 ano e apenas 5% vão além dos 5 anos... 90% dos fracassos são ocasionados pela gestão. (Dalsasso, 2008)

 Como assegurar a longevidade das empresas ? 1. Recursos convencionais de gestão. 2. A análise empresarial 3. A análise do Ciclo de Vida 4. O diagnóstico das doenças estratégicas e outros.

 Longevidade significa a qualidade daquele que tem muita idade, ou uma expectativa de duração de vida, geralmente influenciada e pelos fatores do ambiente.  Empresas longevas já passaram por contratempos em alguma fase da sua vida, mas apresentaram incrível capacidade de recuperação, atribuída ao desempenho extraordinário de longo prazo.

1. Existência 2. Sobrevivência 3. Sucesso 4. Renovação 5. Declínio.

Cada estágio pressupõe dificuldades enfrentadas pelas organizações. Os problemas podem surgir tanto nos momentos de transição para cada fase quanto no seu desenvolvimento. Essas fases se assemelham aos organismos vivos e, como eles, estão sujeitos á mudança e aos fenômenos de crescimento, envelhecimento e morte.

 Marcado pelo inicio do desenvolvimento da organização.  Estruturas simples e centralizadas.  Um pouco dos indivíduos.  Tecnologia incipiente.  Poucos controles formais.  Sistemas de informações inadequados.

 Formaliza a estrutura.  Define meta com foco nos resultados.  Verifica metas de crescimento necessário.  Metas de competitividade a partir de decisões analíticas.  Tomada de decisão a partir de discussões gerenciais.

 Formalização e controle.  Diminui a inovação.  Cria estruturas políticas (política de contratação, de remuneração etc).  Melhora a eficiência.  Melhora a lucratividade.

 Necessidade de enxugamento na estrutura.  Necessidade do cliente colocada em primeoro plano.  As decisões voltam ao estilo de inovação e risco.

 A procura dos produtos diminui, em razão da gradual substituição por uma inovação.  As vendas caem.  Os lucros sofrem queda em direção ao ponto mínimo.  Necessidade de se reconstruir o Ciclo de Vida para a empresa não desaparecer.  Ou dinamiza ou a empresa morre.

 Observe o seu estilo de gestão.  46 % do sucesso ou fracasso empresarial é atribuído a habilidade de gestão.  As dinâmicas estratégicas estão na base da longevidade. “A falta de adaptação ao meio, a avaliação distorcida de cenários futuros, a baixa diversificação e a deficiência gerencial, são algumas das causas do declínio das organizações” (Rego)

 ADIZES, I. Os ciclos de vida das organizações:como e por que as empresas crescem e morrem e o que fazer a respeito. São Paulo Pioneira:  Revista de Gestão da USP – REGE-USP vol 17 n 3. SP. Set 2010.