Resgate do I Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas e avanços Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil Manaus (AM), 24 de novembro de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
I SEMINÁRIO NACIONAL DE COOPERAÇÃO E INTEGRAÇÃO FISCAL DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES PARA INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES FISCAIS NO BRASIL Fortaleza, 09 de dezembro.
Planejamento Estratégico
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Perguntas para a Mesa Redonda III: Possibilidades e limitantes legais para a constituição e gestão de mosaicos de áreas protegidas.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SINAES: Concepções e Diretrizes
Orientações sobre as Conferências Municipais de Assistência Social
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Foco de Atuação: Atenção Básica
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Reunião para Formação do do Parque Estadual Fritz Plaumann
Gestão Territorial de Áreas Protegidas II Seminário Mosaico de Áreas Protegidas Manaus, 26 a 28 de Novembro 2008.
Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro
Gerência de Educação Profissional GEPRO
II Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Amazônia Meridional Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Psicologia e Segurança Pública
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Florestas Públicas e Mosaicos
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
Atuação dos agentes de Controle Social
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Plano Nacional de Cultura
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA - Campinas / SP Seminário Pró-Convivência Familiar e Comunitária Políticas Sociais: as.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Objetivo: Promover treinamentos, capacitações e ações de formação de recursos humanos, sempre alinhado com as necessidades das empresas do APL, atualizadas.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
O papel pedagógico do órgão gestor
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE ASSESSORIA DE POVOS TRADICIONAIS GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

Resgate do I Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas e avanços Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil Manaus (AM), 24 de novembro de 2008

O objetivo geral do seminário foi a definição de diretrizes para implementação de mosaicos de áreas protegidas no Amazonas, no âmbito do Programa ARPA. Os objetivos específicos do seminário foram: Conhecer experiências em curso de estabelecimento e gestão de mosaicos de áreas protegidas em diferentes regiões do país; Identificar potenciais mosaicos de unidades de conservação e outras áreas protegidas no Estado do Amazonas; Discutir conceitos sobre a gestão de mosaicos de áreas protegidas; Integrar técnicos de diferentes instituições ambientais, governamentais e não governamentais na ótica de gestão de mosaicos; Integrar as terras indígenas ao debate da gestão de mosaicos.

Suas vantagens: -Ações conjuntas -Gestão integrada -Otimização de recursos - Integração de infra-estrura... As desvantagens: -Dificuldades de relacionamento -Sobrecarga de ações -Pouco recurso financeiro Mosaicos...

Requisitos para formação de um mosaico de áreas protegidas a) Interesse em compor o mosaico b) Equipe local atuante c) Processos de implementação de unidade existente d) Identidade regional e) Insumos existentes f) Formato de corredor ecológico g) Processos governamentais e de cooperação técnica

Processo necessário para reconhecimento de um mosaico de áreas protegidas Definição da proposta de mosaico Mobilização Formalização do grupo de trabalho Oficina de construção de propostas Preparação dos documentos do processo de reconhecimento Apresentação da proposta para o reconhecimento

Mecanismos para apropriação institucional dos mosaicos no longo prazo a) Debater o conceito e estimular planejamento compartilhado b) Implementar os processos formais c) Estabelecer a gestão integrada d) Captar recursos para estimular ações compartilhadas e gestão integrada

Subsídios para formação do conselho gestor do mosaico a) Representatividade b) Competência c) Atribuições do conselho

Subsídios para construção de atividades no âmbito do mosaico a) Articulação institucional b) Participação comunitária c) Pesquisa d) Proteção

Definição legal de mosaicos, corredores e reserva da biosfera

Objetivos: Elaborar diretrizes para a gestão de mosaicos de áreas protegidas no âmbito do Programa ARPA Estimular a troca de conhecimento sobre conceitos e marco legal para a gestão de mosaicos de áreas protegidas no bioma Amazônia a partir de experiências em curso e de novas referências Estimular os grupos de trabalho de cada iniciativa em curso no bioma Amazônia

2009 – III Seminário