Planejamento Estratégico do Centro Cultural da Lapa APRESENTAÇÃO PRÉ-PROJETO FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS TURMA : GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Objetivos: Expandir projeto existente (varejo de objetos de arte e design) Usar espaço existente (hoje usado para fim residencial) Revitalizar área degradada Apresentar e produzir arte experimental Estimular sinergia entre as artes e profissionais Oferecer alternativa de entretenimento
Mercado Mercado de arte/entretenimento em expansão Mercado de turismo em expansão Área geográfica (Lapa) em processo de revitalização Poucas alternativas para arte experimental (Alto grau de concentração em arte “main stream”) Competição não predatória (maior numero de players fortifica aptidão do ponto com centro de produção e apresentação de arte alternativa.
Mercado Competidores Similares: Fundição Progresso (Lapa): Hospeda e apresenta grupos de arte alternativa de porte grande/médio (teatro, musica, circo, design/comercio). Ameaça: Concentração de publico Cooperação: Atração e publico, criação do ponto, revitalização da área. Novo projeto estadual prevê FP com função de captação de publico e distribui entre os diversos espaços culturais próximos. Tá na Rua (Lapa): Teatro mambembe Teatro Mem de Sá (Lapa): Bar com musica e Teatro Ameaça: Produto “main stream” com aspecto alternativo
Mercado Competidores Similares: Espaço Sérgio Porto (Humaitá): Centro cultural voltado para arte alternativa. Voltado para o publico “alternativo-chique”/zona sul Ameaça: Produto similar para publico similar. Nós do Morro (gratuito) Vidigal: Teatro Competidores não similares Bares da região Casas de Dança
SWOT Forças Profissionais conhecidos c/ projetos alternativos Área geográfica com publico cativo Projeto contempla variedade de opções culturais e de lazer Rede de contatos existente
SWOT Fraquezas Área degradada Acesso por escada Mercado restrito
SWOT Oportunidade Projeto estadual de revitalização da Lapa Mercado carente por produções alternativas Projeto existente de varejo de arte pode ajudar a direcionar publico
SWOT Ameaça Fundição Progresso polariza mercado Artistas não se interessarem Resistência do público Projeto da Lapa não se desenvolver
Suposições Crescimento da região Interesse de artistas Turismo Lapa não seja modismo Concorrência seja ancora e não predadora
Objetivo Expandir projeto existente (varejo de objetos de arte e design) Usar espaço existente (hoje usado para fim residencial) Revitalizar área degradada Apresentar e produzir arte experimental Estimular sinergia entre as artes e profissionais Oferecer alternativa de entretenimento
Metas Iniciar atividade de bar/cafeteria, musica, exposição e comercialização de artes plásticas no ano 1. Iniciar atividade de teatro no ano 2 subsidiado pelas atividades já existentes. Operar no break-even no ano 2 Cinema/estúdio de musica ano 3 c/ break-even
Estratégia Terceirização de partes do projeto Consultoria com profissionais envolvidos no projeto Bar/café para atrair e manter publico Se beneficiar de distrito cultural Perfil de shopping cultural para publico fazer varias atividades
Plano de Ação Reforma do espaço Abrir galeria e café Abrir espaço para apresentações musicais Desenvolver parceria com Fundição Progresso (divulgação da programação) Vernisage de artistas do negocio de varejo existente
Bibliografia Oliveira D.P.R. (1998). Planejamento Estratégico. Editora Atlas, SP; Contador J.C. (1990). Gestão de Operações, Edgard Blücher, SP; Donnelli e al. (1999). Princípios de Gestão Empresarial. McGraw-Hill, SP. Kwasnicka E. L. (1995). Introdução a Administração. Atlas, SP. Artigos de revista e jornais relativos a parte econômico-social da Lapa.
Plano de trabalho Período Atividade Mês 1 Contatos com o orientador; Leitura técnicas adicionais; Leituras específicas sobre a Lapa; Visitas a outros corredores culturais; Mês 2 Seleção do material e inicio da inclusão ao esboço da monografia; Mês 3 Consolidação da monografia (ver norma); Mostra ao orientador e envio à FGV.