MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Reunião com as Escolas Técnicas do SUS
Plano “VISA na Atenção Básica”
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
Implantação das Diretrizes Curriculares
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Educação Permanente em Saúde :
SÉCULO XX.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Coordenação Geral de Redes Públicas
DISTRITO FEDERAL.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Foco de Atuação: Atenção Básica
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Programa de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde Rio de Janeiro 30 de julho de 2007.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
Seminário Educação Profissional em Saúde - 29/04/2015
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Formação continuada ANO 2015
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação profissional em saúde. PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA NAS ESCOLAS TÉCNICAS EM SAÚDE NO ÂMBITO DO PROJETO PROFAE REUNIÃO RETSUS SANTA CATARINA, 04/2006

OBJETIVO GERAL Fomentar e incentivar a produção científica docente e discente sobre educação profissional em saúde por meio de financiamento de projetos de pesquisa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Fomentar e apoiar a elaboração e implementação de projetos de pesquisa e de sistematização de práticas de educação profissional voltada aos trabalhadores de nível técnico na área da saúde pelas Escolas Técnicas em Saúde; Incentivar a produção de conhecimentos sobre a educação profissional em saúde; Promover a articulação interinstitucional entre instituições de formação técnica, serviços de saúde, instâncias do controle social e gestão do SUS na produção de conhecimentos.

RESULTADOS ESPERADOS Fortalecer a articulação da formação técnica com o processo de trabalho em saúde, no plano teórico-prático. Sintonizar a educação profissional com as mudanças e desafios gerados no mundo do trabalho atual, contemplando a ampliação das possibilidades de atuação e melhorando a qualidade dos processos formativos a partir da reflexão crítica sobre a realidade locorregional; Estimular a articulação entre os diferentes níveis de formação e pós-graduação em saúde, com vistas à consolidação dos novos paradigmas em saúde.

OPERACIONALIZAÇÃO Divulgação na reunião da RETSUS no Acre; Disponibilização pelo MS, de assessoria às escolas interessadas em participar do processo de seleção de pesquisas; Publicação da Chamada de Seleção Pública; Oficinas com assessores coordenadas pela EPSJV; Avaliação dos Projetos de Pesquisa Não Objeção do BID; Publicação dos Resultados; Contratação Seminário de Pesquisa 25,26 de Maio

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Qualidade científica do projeto Apresenta clareza na definição do objeto Apresenta coerência teórica metodológica Utiliza literatura atualizada e pertinente ao tema Apresenta coerência entre objetivo e metodologia O tema da pesquisa é relevante para a área de educação profissional em saúde

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Qualidade pedagógica do Plano de integração da comunidade escolar com a prática de pesquisa Apresenta estratégias de formação dos docentes e discentes para a prática da pesquisa (reuniões de estudo, reuniões de discussão da pesquisa, etc). Demonstra as contribuições dos docentes e discentes para desenvolvimento do projeto. Demonstra estratégias de participação da comunidade escolar durante o processo de formulação do projeto.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Viabilidade da execução do Projeto Adequação do cronograma aos objetivos Adequação orçamentária para execução do projeto

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Possibilidade de desdobramentos para fins de avanços no desenvolvimento de pesquisas e/ ou nos processos pedagógicos e/ ou das práticas de saúde Apresenta meios de verificação do cumprimento das atividades e do alcance dos resultados esperados

PROJETOS SELECIONADOS NORDESTE 1. Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde “Dr. Manoel da Costa Souza” – Rio Grande do Norte “O TRABALHO COMO EIXO DA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE: O DESAFIO DE ARTICULAR TEORIA - PRÁTICA” 2. Escola de Formação Técnica em Saúde “Prof. Jorge Novis” – Bahia “A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO E NOS PROCESSOS DE TRABALHO DO TÉCNICO M SAÚDE: DESAFIOS DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGIO ORIENTADO PELA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO” 3.Escola Técnica de Saúde “Professora Valéria Hora” – Alagoas “ANÁLISE DA DEMANDA DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES NO CAMPO DA SAÚDE PÚBLICA NO ETADO DE ALAGOAS” 4. Escola Técnica de Saúde Pública de Pernambuco “PROBLEMATIZAÇÃO E ENSINO – SERVIÇO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: PERSPECTIVAS AVALIATIVAS NA ETESPPE” 5. Escola de Saúde Pública do Ceará “AVALIAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM/PROFAE PELOS EGRESSOS E SUPERVISORES NO ESTADO DO CEARÁ” 6. Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba “ETAPA FORMATIVA I DO CURSO TÉCNICO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES” 7. Escola Técnica do SUS do Estado do Maranhão “AVALIAÇÃO DS NECESSIDADES DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DE NÍVEL MÉDIO DO SUS DO ESTADO DO MARANHÃO”

PROJETOS SELECIONADOS NORTE Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha – Acre “A PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO PARA OS POVOS DA FLORESTA” 2. Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra – Amazonas “NECESSIDADE DE IDENTIFICAR E ANALISAR OS PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICO/AUXILIAR OFERECIDOS PELA ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENFERMEIRA SANITARISTA FRANCISCA SAAVEDRA”

PROJETOS SELECIONADOS CENTRO OESTE 1. Escola de Saúde Pública de Mato Grosso “PERFIL DOS TRABALHADORES DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE, VINCULADOS À SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO” 2. Centro de Educação Profissional de Saúde de Goiás “TÉCNICO DE HIGIENE DENTAL: UM NOVO OLHAR NA SUA FORMAÇÃO”

PROJETOS SELECIONADOS SUDESTE 1.Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros – Minas Gerais “O TÉCNICO NAS EQUIPES DE SAÚDE: DESVELANDO RELAÇÕES COM O PROFISSIONAL DE NÍVEL SUPERIOR PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE” 2.Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Araraquara – São Paulo “A AÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ALÉM DAS FRONTEIRAS DA UNIDADE DE SAÚDE” 3.Escola de Saúde Pública de Minas Gerais “INVESTIGANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E A CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO THD” 4.Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Vila Mariana – São Paulo “A REPERCUSSÃO DA FORMAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE O PROCESSO DE TRABALHO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO APÓS A CONCLUSÃO DA ETAPA I FORMATIVA.” 5.Escola Técnica do SUS da Prefeitura de São Paulo “ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA ESCOLA TÉCNICA DO SUS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO”

PROJETOS SELECIONADOS SUL 1.Escola de Formação em Saúde de Santa Catarina “A FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO” 2.Escola Técnica de Saúde de Blumenau “ANÁLISES DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS COMO FORMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS, RISCOS E AGRAVOS”