Educação a Distância – Soluções Educacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
  Ana Carolina Castelli da Silva
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
FUMEC GESTÃO DE ENSINO NA VIRTUALIDADE UNIVERSIDADE
Elisa Maria de Assis
Universidade de Aveiro
Instrumentos de Avaliação - MEC
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
O Aluno.
O Aluno a Distância.
Planejamento Educacional
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
EXPANSÃO E QUALIDADE: INTERNALIZAÇÃO DA GRADUAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS Profª. Vera L. G. Stivaletti – Pró-Reitora de Graduação – Universidade Metodista.
Formação profissional e EAD
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Escolhendo o nosso Futuro
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Objeto de Aprendizagem
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
CURRICULO +.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
GOVERNO FEDERAL - BRASIL
IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS 2013
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
CURRÍCULO REFERÊNCIA Prof. Araci Hack Catapan
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: O ESTADO DA ARTE DOS.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Práticas de EaD nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil: cenários, experiências e reflexões.
Método de Ensino.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Formação continuada ANO 2015
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM TRÊS ANOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DIEB GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL GEDUP.
Transcrição da apresentação:

Educação a Distância – Soluções Educacionais Construção de Projeto Pedagógico de Curso com base no desenvolvimento de competências em uma matriz curricular integrativa. Calebe da Costa Ferreira Lúcia Inês Kronemberger Andrade Vanessa Olmo Pombo

Matriz Curricular Integrativa Educação a Distância – Soluções Educacionais Matriz Curricular Integrativa O conhecimento não pode se limitar apenas a sala de aula É preciso buscar e implementar novas organizações curriculares Não pode estar restrita a um arranjo disciplinar metodologias ativas e tecnologias no processo de aprendizagem desenvolvimento de competências.

Educação a Distância – Soluções Educacionais ARTICULAÇÃO PPC PPI PDI

4. Definir a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão Educação a Distância – Soluções Educacionais Construção do PPC 2. Expressar clara e objetivamente a gestão acadêmica, pedagógica e administrativa do curso. 3 4 Articulação com o PDI e PPI. 1 2 3. Contemplar Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e a legislação da educação superior. 4. Definir a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão

DESAFIO Educação a Distância – Soluções Educacionais Análise do contexto educacional e da definição do perfil do egresso, tendo como foco o desenvolvimento das competências exigidas pelo mundo do trabalho, além das expressas nas DCNs. DESAFIO

Matriz Diferenciada Educação a Distância – Soluções Educacionais Conteúdos significativos: como meio para construção progressiva do perfil proposto Busca pela fonte nos referenciais existentes na teoria e prática profissional, buscadas Conhecimento do existente para se chegar ao desejado

Matriz por Competência Educação a Distância – Soluções Educacionais Matriz por Competência

1º Período 2º Período Integradora Certificação Intermediária Educação a Distância – Soluções Educacionais MODELAGEM 1º Período 2º Período Integradora Integradora Certificação Intermediária Competências/Habilidades Competências/Habilidades:

Obrigada!!!! EAD UNIGRANRIO – INTELIGÊNCIA CONECTADA SOLUÇÕES EDUCACIONAIS Vanessa Olmo Pombo Diretora da EAD - UNIGRANRIO vanessa.olmo@unigranrio.com.br