CRITICAL LITERACY
Deize Costa Cardoso Mestranda em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de língua inglesa, Ensino Médio, Escola Estadual Maurício Murgel – B.H.
LETRAMENTO CRÍTICO: HISTÓRIA O termo LC foi desenvolvido pelos teóricos críticos sociais. Crenças: Acreditam que a escola e o governo perpetuam determinadas ideologias ao legitimar alguns conhecimentos e excluir outros. Objetivos: lutar contra as relações desiguais de poder que prevalecem e contra aqueles que escolhem que verdades devem ser privilegiadas.
LETRAMENTO CRÍTICO: BASE TEÓRICA: PAULO FREIRE: Educação tradicional: “conceito de educação bancária” – a instituição considera os alunos containers ou recipientes que serão preenchidos pelo professor. Paulo Freire propõe um sistema em que os estudantes tornam-se mais socialmente conscientes através da crítica as múltiplas formas de injustiças. O autor acredita que os alunos precisam ter a oportunidades de explorar e construir o seu conhecimento.
LETRAMENTO CRÍTICO - OBJETIVOS: Desmantelar as injustiças e desigualdades sociais promovidas por aqueles que geralmente escolhem qual verdade será privilegiada. Permitir que as pessoas leiam os textos de uma forma ativa e reflexiva a fim de interpretarem as mensagens através de um olhar crítico.
LETRAMENTO CRÍTICO – OBJETIVOS: Compreender as injustiças e desigualdades inseridas nas mensagens. Relacionar linguagem, poder, práticas sociais e acesso a bens e serviços. Avaliar quais conhecimentos estão sendo privilegiados nos textos. Desafiar os leitores a questionarem as relações de poder.
COMO O PROFESSOR PODE DESENVOLVER O LETRAMENTO CRÍTICO NOS ALUNOS? Criando experiências que ofereçam oportunidades aos estudantes de construírem ativamente seu conhecimento. Encorajando os alunos a olharem os textos de uma perspectiva diferente e recriá-los do ponto de vista de grupos marginalizados a fim de analisar as relações de poder e as desigualdades sociais promovidas pelos textos.
COMO O PROFESSOR PODE DESENVOLVER O LETRAMENTO CRÍTICO NOS ALUNOS? Desenvolvendo um diálogo com os alunos sobre suas necessidades e interesses. Mostrando aos alunos que os textos não são neutros uma vez que eles representam um meio pelo qual os indivíduos se comunicam usando códigos e convenções sociais. Reavaliando e redefinindo os processos pedagógicos de acordo com o desenvolvimento de aprendizagem.
Referência Bibliográfica COFFEY, H. Critical Literacy. 2008. Disponível em: < http://www.learnnc.org/lp/pages/4437>.