PROFESSOR – EMERSON GÓES CONTROLADORIA PROFESSOR – EMERSON GÓES
CONTROLADORIA EMPRESA É uma unidade produtora que visa criar riquezas, transacionando em dois mercados, um fornecedor e outro consumidor FORNECEDOR EMPRESA CONSUMIDOR
CONTROLADORIA EMPRESA PODE SER CARACTEIRZADO POR: SETOR ECONÔMICO; QUANTIDADE DE SÓCIOS; POR FATURAMENTO/ TAMANHO;
PODE SER DIFERENCIADA EM 2 TIPOS DE SISTEMAS: CONTROLADORIA EMPRESA PODE SER DIFERENCIADA EM 2 TIPOS DE SISTEMAS: ABERTO FECHADO
CONTROLADORIA SISTEMA ABERTO É O SISTEMA MAIS ADEQUADO E UTILIZADO PELAS EMPRESAS SEJA ELA A SUA CARACTERÍSTICA, POIS O FLUXO DE INFORMAÇÕES OCORRE DENTRO E FORA DA EMPRESA, PROPORCIONANDO SINERGIA ENTRE ELAS.
CONTROLADORIA SISTEMA FECHADO SISTEMA NÃO ADEQUADO, MAIS AINDA UTILIZADO POR ALGUMAS EMPRESAS PRINCIPALMENTES “FAMILIARES”, POIS NÃO POSSUÍ TROCAS DE INFORMAÇÕES NO AMBIENTE EXTERNO.
“É O BEM ESTAR DA SOCIEDADE” CONTROLADORIA OBJETIVO DA EMPRESA “É O BEM ESTAR DA SOCIEDADE”
QUAL É A IDENTIDADE DE UMA EMPRESA? MISSÃO – VISÃO - VALORES CONTROLADORIA QUAL É A IDENTIDADE DE UMA EMPRESA? MISSÃO – VISÃO - VALORES
DEVE RESPONDER O “POR QUER” DA EMPRESA EXISTIR. CONTROLADORIA MISSÃO DA EMPRESA MISSÃO SIGNIFICA FINALIDADE, OBJETIVO OU PROPÓSITO BÁSICO E PERMANENTE DA EXISTÊNCIA DE UMA EMPRESA; ESTA SEMPRE LIGADA AO OFERECIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES DO CONSUMIDOR. DEVE RESPONDER O “POR QUER” DA EMPRESA EXISTIR.
CONTROLADORIA VISÃO DA EMPRESA É o sonho da organização. É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço. A visão é um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. Normalmente é um prazo longo (pelo menos, 5 anos).
CONTROLADORIA VALORES DA EMPRESA Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.
CONTROLADORIA EMPRESA: COCA – COLA MISSÃO REFRESCAR O MUNDO- em corpo, mente e espírito. INSPIRAR MOMENTOS DE OTIMISMO- através de nossas marcas e ações. CRIAR VALOR E FAZER A DIFERENÇA- onde estivermos, em tudo o que fizermos.
PLANETA-PESSOAS-PARCEIROS-PORTIFÓLIO-LUCRO CONTROLADORIA EMPRESA: COCA – COLA VISÃO A The Coca-Cola Company acredita que seu crescimento depende diretamente do desenvolvimento da sociedade em toda a sua totalidade e do uso sustentável dos recursos naturais. Para isso, estruturamos nosso Manifesto para o Crescimento sobre cinco pilares fundamentais. PLANETA-PESSOAS-PARCEIROS-PORTIFÓLIO-LUCRO
CONTROLADORIA CONT. VISÃO : COCA – COLA PLANETA - ser uma empresa socialmente responsável, que faça a diferença. PESSOAS- inspirar o melhor aos nossos funcionários para que gerem os melhores resultados. PARCEIROS- formar uma rede de parceiros vencedores e construir relacionamentos leais, para tornar-se a parceira global mais respeitada, a preferida e a de maior credibilidade. PORTIFÓLIO- dispor de um portfólio de marcas de bebidas que antecipe e satisfaça as necessidades das pessoas. LUCRO- maximizar o retorno dos acionistas, sem perder de vista suas responsabilidades locais e globais
CONTROLADORIA EMPRESA: COCA – COLA VALORES A The Coca-Cola Company tem como aspiração ser a empresa mais respeitada e admirada em todo o planeta. Para atingir esse objetivo, seguimos uma linha de atuação global orientada segundo rígidos códigos de conduta e sistemas de gestão estruturados a partir de um sólido conjunto de princípios e valores. LIDERANÇA-PAIXÃO-INTEGRIDADE-RESPONSABILIDADE-COLABORAÇÃO-INOVAÇÃO E QUALIDADE
CONTROLADORIA EMPRESA: AVON – BRASIL VISÃO "Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo."
CONTROLADORIA EMPRESA: AVON – BRASIL MISSÃO - Ser líder global em beleza - Ser a marca de escolha das mulheres - Ser líder em vendas diretas - Ser o melhor lugar para se trabalhar - Ser a maior Fundação para as mulheres - Ser a empresa mais admirada
Confiança, Respeito, Crença, Humildade, Integridade CONTROLADORIA EMPRESA: AVON – BRASIL VALORES Confiança, Respeito, Crença, Humildade, Integridade
MODELOS DE GESTÃO EMPRESARIAL CONTROLADORIA MODELOS DE GESTÃO EMPRESARIAL Gestão autoritária: a gestão e o processo decisório estão centralizados na alta administração da empresa, fazendo com que os Sistemas de Informação sejam precários, fechados e também autoritários. Os assuntos são discutidos e decididos na alta administração, sem a participação da respectiva unidade departamental destinatária, cabendo a esta o aceite e o cumprimento das determinações.
MODELOS DE GESTÃO EMPRESARIAL CONTROLADORIA MODELOS DE GESTÃO EMPRESARIAL Gestão democrática: a alta administração, a gestão e o processo decisório consultam e permitem a participação dos níveis inferiores, possibilitando também a delegação, fazendo com que os Sistemas de Informação, embora fechados, sejam facilitados para serem abertos. Os assuntos são discutidos com todos, mas normalmente a respectiva unidade departamental destinatária acaba executando as determinações. Nesse sentido, muitas vezes a gestão democrática é maquiada pela gestão autoritária.
MODELOS DE GESTÃO EMPRESARIAL CONTROLADORIA MODELOS DE GESTÃO EMPRESARIAL Gestão participativa: a alta administração, a gestão e o processo decisório estão descentralizados e permitem a delegação e o envolvimento de todos os níveis. Definindo políticas e controlando resultados, fazendo com que os Sistemas de Informação sejam totalmente abertos, transparentes e efetivos. Os assuntos são discutidos e decididos em conjunto com a efetiva participação da respectiva unidade departamental destinatária, cabendo a todos o aceite e o cumprimento das determinações.
MODELOS DE GESTÃO EMPRESARIAL CONTROLADORIA MODELOS DE GESTÃO EMPRESARIAL Gestão situacional: a alta administração, a gestão e o processo decisório requerem situações específicas para poder atuar de forma momentânea, muitas vezes, desvinculada das políticas e regras definidas. Os assuntos são discutidos e decididos naquele momento com ou sem a participação da respectiva unidade departamental destinatária, cabendo a esta ou , todos o aceite e o cumprimento das determinações.