TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

Idalberto Chiavenato DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO NOVAS TENDÊNCIAS
O PAPEL DO ADMINISTRADOR
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
Teoria Neoclássica da Administração
Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
Capítulo 12 Liderança, poder e política
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
ABORDAGEM CONTINGENCIAL - DEFINIÇÕES
A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
Introdução à Teoria Geral da Administração
Abordagem Contingencial da Administração
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGOCIOS
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Administração de Recursos Humanos II
Disciplina: Recursos Humanos I
Teoria Geral da Administração
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Gestão e Organização Horizontal
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Teorias de enfermagem. Profª Simone Paixão.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
Estrutura Organizacional
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Profª Gislaine Rossetti Madureira Ferreira
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Gestão Com Pessoas.
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
As mudanças e transformações na função de RH
Bacharelado em Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Como Administrar na Sociedade Moderna
Variáveis Básicas do D.O.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ana Carolina Marini PLT 302 Capítulo 1.
Introdução à Administração
O Papel dos Recursos Humanos nas Organizações Modernas
Gestão de Pessoas II Unidade I - O Papel dos Recursos Humanos nas Organizações Modernas Prof.ª MS Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Abordagem Contingencial da Administração
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Gestão de Pessoas Gestão de recursos humanos é uma atividade executada pelo departamento de recursos humanos de uma empresa com a finalidade de escolher.
Gestão de Pessoas Gestão de recursos humanos é uma atividade executada pelo departamento de recursos humanos de uma empresa com a finalidade de escolher.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
Abordagem Sistêmica Teoria da Contingência O Caminho para a Contingência ( I ) Abordagens Prescritivas em Sistema Fechado Administração Científica de Taylor.
Transcrição da apresentação:

TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO DE PESSOAS É uma área sensível a influência do ambiente. É contingencial e situacional pois depende: Cultura existente em cada organização; Estrutura organizacional; Características do contexto ambiental; Negócio da organização; Estilo de gestão; Tecnologia e processos internos......

AS MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO. Era da Industrialização Clássica; Era da Industrialização Neoclássica; Era da Informação.

ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO CLÁSSICA Muitos níveis hierárquicos e coordenação centralizada; Departamentalização funcional para assegurar especialização; Padrões rígidos de comunicação e cargos definitivos e limitados; Pequena capacidade de processamento da informação; Cargos individuais especializados com tarefas simples e repetitivas; Ênfase na eficiência da produção, no método e na rotina; Adequado para ambiente estável e imutável e tecnologia fixa; Nenhuma capacidade para mudança e inovação.

ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO CLÁSSICA Desenho Mecanístico Modelo de Organograma Funcional

ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO NEOCLÁSSICA Desenho híbrido: estrutura funcional acoplada e estrutura de produtos/serviços; Coordenação descentralizada sob dupla subordinação: autoridade funcional e autoridade de projeto (produto/serviço); Padrões duplos de interação em cargos mutáveis e inovadores; Aumento da capacidade de processamento de informações; Cargos adequados para tarefas mais complexas e inovadoras; Ideal para ambiente e tecnologia mutáveis; Razoável capacidade para mudança e inovação.

ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO NEOCLÁSSICA Desenho Matricial Modelo de Organograma Matricial

ERA DA INFORMAÇÃO Ênfase em equipes autônomas e não mais em órgãos ou departamentos; Elevada interdependência entre as redes internas de equipes; Organização ágil, maleável, fluida, simples e inovadora; Intensa interação através de cargos autodefinidos e mutáveis; Cargos flexíveis e adequados a tarefas complexas e variadas; Capacidade expandida de processamento da informação;] Ênfase na mudança, na criatividade e na inovação; Ideal para ambiente mutável e dinâmico e tecnologia de ponta.

ERA DA INFORMAÇÃO Desenho Orgânico

Etapas da Gestão de Pessoas.

Industrialização Clássica Etapas da Gestão de Pessoas. Industrialização Clássica Departamento de Relações Industriais Pessoas como mão de obra

Industrialização Neoclássica Etapas da Gestão de Pessoas. Industrialização Neoclássica Administração de Recursos Humanos Pessoas como recursos

Pessoas como parceiros Etapas da Gestão de Pessoas. Era da Informação Gestão COM pessoas Pessoas como parceiros

DESAFIOS DAS ORGANIZAÇÕES DO FUTURO

As Preocupações das Organizações do Futuro Globalização: Implica em ter uma visão global do negócio para estar atento à concorrência. Pessoas: Implica em educar, treinar, motivar, liderar as pessoas que trabalham na organização, incentivar o empreendedorismo, oferecer uma cultura participativa e oportunidades de realização pessoal.

As Preocupações das Organizações do Futuro Cliente: Implica a capacidade de conquistar, manter e ampliar a clientela. Produtos e serviços: Implica a necessidade de diferenciar os produtos e serviços em qualidade e atendimento.

As Preocupações das Organizações do Futuro Conhecimento: Implica em captar a informação disponível e transformá-la em oportunidades.. Resultados: Implica na necessidade de traçar objetivos e buscar resultados, com redução de custos e aumento das receitas.

As Preocupações das Organizações do Futuro Tecnologia: Implica a necessidade de avaliar e atualizar a organização para acompanhar e aproveitar os progressos

Os Novos Papéis da área de RH

Os papéis de RH na construção de uma organização competitiva.

Definição de papéis de RH.