IV Sapex FSA 2010: Os avanços da comunicação empresarial no mundo corporativo Profa. Dra. Kátia Aparecida Cruzes
Comunicação empresarial no mundo corporativo: desafios Globalização; Público mais exigente; Competitividade acirrada.
Comunicação verbal e corporal Desalinhamento entre expressão verbal e corporal gera desentendimento entre as pessoas.
Comunicação e falta de clareza Má qualidade da comunicação entre as partes envolvidas. Ex.: instruções podem tornar-se inadequadas entre o líder e o grupo de trabalho.
A qualidade da comunicação empresarial Espaço para esclarecer dúvidas; Clareza e objetividade do líder em relação aos subordinados; Reconhecimento do trabalho; Críticas: claras e construtivas.
Comunicação e língua Conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos, processos; Aproximação das necessidades diárias da empresa com o padrão formal da língua culta.
Investimentos para garantir a qualidade da comunicação empresarial Reuniões; Treinamentos; Eventos.
Comunicação empresarial e objetivos Reforçar a imagem da empresa: internamente: organização e seu pessoal; externamente: consumidores, clientes, fornecedores, acionistas etc.