GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO

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Transcrição da apresentação:

GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO

Sociedade da Informação e do Conhecimento A sociedade do conhecimento é a primeira sociedade humana onde o crescimento é potencialmente ilimitado. O Conhecimento difere de todos os outros meios de produção, uma vez que não pode ser herdado ou concedido. Ele tem que ser adquirido por cada indivíduo, e todos começam com a mesma e total ignorância. Peter Drucker

Vantagem competitiva baseada no Capital Intelectual .....A gestão do conhecimento está ligada à capacidade das empresas em utilizarem e combinarem as varias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competência e capacidade inovadoras. 3

.. Que se traduzem em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado. 4

Então precisamos de práticas gerenciais compatíveis com: o processo de criação e aprendizagem individual organizacionais; com a coordenação sistêmica de esforços de vários planos ( estratégico e operacional; normas formais e informais ) 5

PLANOS E DIMENSÕES 6

AS SETE DIMENSÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Dimensão – Alta administração – Visão e Estratégia Relaciona-se com os funcionários da organização que devem focalizar seus esforços de aprendizado, além das definições de metas que é desafiadoras. Dimensão – Cultura organizacional Voltada a inovação, experimentação, aprendizado continuo e comprometido com os resultados de longo prazo e com a otimização de todas a áreas da empresa que deve ser a preocupação fundamental da alta administração. (estratégico) 8

Dimensão – Politica de Recursos Humanos Dimensão – Estrutura Organizacional Práticas que as empresas (toda a empresa) estão adotando para superar os limites à inovação, ao aprendizado e à geração de novos conhecimentos imposto pelas estruturas tradicionais hierárquico-burrocráticas (trabalho em equipe multidisciplinar com alto grau de autonomia) . Dimensão – Politica de Recursos Humanos Melhorar a capacidade da empresa em atrair e manter pessoas com habilidade, comportamento e competência (processo seletivo) 9

Dimensão – Sistemas de Informação Os S.I. estão afetando os processos de geração e difusão do conhecimento nas empresas. Cada observar que os melhores sistemas e ferramentas de informação ainda dependem essencialmente dos indivíduo. Dimensão – Mensuração dos Resultados Avaliação do capital intelectual. Como medir o valor dos ativos representados pelo conhecimento organizacional, satisfação dos clientes, capacidade de inovaçào, cultura e clima organizacional. Dimensão – Empresa Necessidade de se engajarem em processos de aprendizado com ambientes e, em particular, por meio de alianças com outras empresas e do estreitamento do relacionamento com o cliente 10